Para que serve a vela roxa?

Perguntado por: dfernandes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Vela lilás, violeta ou roxo: cor da espiritualidade. Tem a força da transmutação, conseguindo transformar o negativo em positivo. Quando precisar se proteger de algo ou quando perceber alguma negatividade, estas cores auxiliam para que as pessoas se livrem de diversos tipos de vícios: cigarro, álcool e drogas.

Orixás : Oxum, Iemanjá e Nanã ( as Iabás/ Iyabás). Cores: Amarelo, Azul claro e Lilás ou Roxo.

Sábado é dia de velas escuras, como roxas ou pretas. As velas de cores escurecidas são ideais para afastar mal olhado, energias negativas e pedir proteção. A vela roxa está mais ligada à proteção, ajuda na purificação do ser e é a vela símbolo de proteção dos missionários e imigrantes.

Vela roxa: é a vela da espiritualidade, ideal para se proteger e transformar tudo o que há de negativo, em positivo. Vela branca: atrai boas energias, por isso é comumente usada para qualquer pedido positivo. Também atrai pureza, amor e firma o anjo da guarda. Vela azul: é a vela da prosperidade e tranquilidade.

A vela de 7 dias Roxa é feita para preces, mandingas, rezas, trabalhos, magias, simpatias, benzimento, descarrego, orações, despacho e para quando acabar a luz. (só não serve para fazer o mal).

Significado da vela violeta ou roxa – O violeta é a cor da espiritualidade e esta vela serve para limpar as energias de um lugar ou pessoa. Você também pode usá-la quando alguém não estiver agindo corretamente. Com ela você pode transmutar o comportamento da pessoa assim como a vibração de um lugar específico.

O que significa a Cor Roxa:
Estimula o contacto com o lado espiritual, proporcionando a purificação do corpo e da mente, e a libertação de medos e outras inquietações. É a cor da transformação. O ambiente roxo é misterioso e místico, sendo a cor apropriada para um local de meditação.

Leticia explica que o seu fio de contas é branco é roxo para representar seu orixá, Nanã.

Vela púrpura/ lilás
Cor ligada à espiritualidade, é utilizada para rituais que se relacionem com a elevação, a intuição, ou que visem acalmar, promover a paz, a tranquilidade e a harmonia.

Nunca se esqueça de colocar 2 copos com água ao lado de uma vela quando esta for para Anjos, Orixás, Santos... O da direita lhe dará energias positivas e o da esquerda levará suas energias negativas.

laranja

Acenda a vela e concentre-se na abertura dos seus caminhos, sucesso, prosperidade… Caso queira, coloque também uma vela na cor laranja e observe que você estará concentrado em novas oportunidades, empreendimentos, mudanças de planos, encorajamento, ambição, criatividade, otimismo - e imagine conseguindo o seu sucesso.

As velas para Pombagiras e Exús podem ser toda vermelha, toda preta, bicolor preta e vermelha ou toda branca.

vela branca

Se puder, mantenha sempre acesa a vela branca de 7 dias para o seu anjo da guarda, ao lado de um copo d'água, no seu altar.

Quarta-feira - Vela amarela
Acenda a vela e, olhando fixamente para a chama, faça uma oração de sua preferência para o seu anjo da guarda, pedindo proteção e alegria.

Enquanto a vela branca pode ser utilizada para promover paz e harmonia, tonalidades pretas ou vermelhas podem oferecer proteção e paixão, respectivamente. Acender velas em rituais de espiritualidade ou magia é uma prática que atravessa milênios.

“A gente não pode esquecer que é um produto tóxico. Então, o ideal é colocar a vela sempre em um ambiente bem ventilado”, conta. Por ser tóxica, é preciso sempre estar atento ao lugar onde a vela será acesa. É claro que, com muito vento, a vela se apaga.

Quando a vela queima por inteiro: seu pedido foi plenamente aceito. Quando a vela forma uma espécie de escada ao lado: indica que seu pedido está se concretizando.

Sete Encruzilhadas – Esse é um dos tipos de Pombagira mais conhecidos. Suas cores são vermelho, preto, maravilha e roxo.

A Pombagira está sempre gargalhando para afastar o mal e espantar espíritos ruins. Gosta de oferendas relacionadas ao feminino, como batom, perfume, lenços e champanhe, fuma e bebe muito e seu vestuário é predominantemente vermelho e preto. Está sempre com uma mão na cintura e a outra segurando a barra da saia.