Para que serve a vela azul na macumba?

Perguntado por: onovaes2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

O azul-claro tem a finalidade de inspirar carisma e harmonia familiar, atrai paz e equilíbrio e devem sempre ser usadas para atrair tranqüilidade, uma situação favorável ou a concórdia entre as pessoas, pois, esta vela provoca mudança brusca na mente das pessoas.

Vela Ogum Branca e Vermelha Abre Caminho Vela Zé Pilintra.

Azul – Uma cor que transparece tranquilidade e paz, acender todas as vezes que for pedir por isso. Lilás – Para pedir sobre mudanças na vida acenda a vela lilás. Laranja – Essa vela deve ser acesa quando estamos orando ao anjo pedindo energia, força e vigor.

Por isso, uns dizem que Ogum é azul e outros dizem que é vermelho. Ou uns dizem que Xangô é vermelho e outros dizem que é marrom. Os Oguns individualizados assumem a cor vermelha, na Umbanda, porque o próprio astral aceitou essa classificação que fixaria a sua identificação e facilitaria seu entendimento.

Iemanjá

Iemanjá, por exemplo, é representada pelo azul, mas também pelo verde do mar soteropolitano, além do branco, que são as espumas salgadas.

Acredita-se que cada momento pede uma cor diferente, sendo a vela azul fundamental na harmonia, equilíbrio e estabilidade da casa. Independente do significado das velas, elas podem fazer parte dos momentos de relaxamento da sua vida, seja num banho de banheira ou num momento de reflexão ao fim do dia.

Significado da vela azul – Além de trazer tranquilidade, a cor azul é ótima para atrair prosperidade e abrir caminhos no campo profissional. Sempre que precisar tomar uma decisão com relação ao trabalho, ou se quiser um emprego novo, acenda esta vela e faça seu pedido com coração aberto.

As velas para Pombagiras e Exús podem ser toda vermelha, toda preta, bicolor preta e vermelha ou toda branca.

Quando a vela queima por inteiro: seu pedido foi plenamente aceito. Quando a vela forma uma espécie de escada ao lado: indica que seu pedido está se concretizando.

Na umbanda, Seu Zé Pilintra vem na linha das almas ou dos baianos e se manifesta como os pretos-velhos, de traje branco simples e chapéu de palha, mas não dispensa o lenço vermelho.

Por isso, oferendas com farofa, linguiça, sardinha, abóbora e outros alimentos sempre são muito bem-vindas. Além disso, por causa de seu lado boêmio, uma cerveja bem gelada cai muito bem e agrada bastante a entidade. Nesse cenário, velas, cigarros, jogos e moedas também satisfazem Zé Pilintra.

Nunca se esqueça de colocar 2 copos com água ao lado de uma vela quando esta for para Anjos, Orixás, Santos... O da direita lhe dará energias positivas e o da esquerda levará suas energias negativas.

Quando você quiser realizar um desejo, acenda uma vela branca sobre um pires em oferecimento a Santo Expedito. Quando o seu objetivo for alcançado, bata o pé direito três vezes, repetindo o nome do santo a cada batida, e acenda outra vela branca, também sobre o pires, em agradecimento.

Vela branca
Por representar a pureza e a espiritualidade, é sempre positiva e ajuda a aumentar a energia de qualquer ritual, sendo especialmente indicada para obter maior proteção espiritual, defender-se de energias negativas, fortalecer a energia pessoal, atrair a paz e manter a harmonia.

As cores predominantes que representam a entidade, usadas em oferendas e trabalhos, são vermelho e preto.

Banho e vela para Omolu
Entretanto, caso prefira, pode fazer um sozinho em casa. Confira uma receita que pode ser feita antes de acender uma vela bicolor preta e branca.

É uma cor ligada a Oxóssi; Azul: Ligada à nobreza e à maturidade, a cor azul representa harmonia e serenidade. Traz calma e descanso E também pode estar ligada à depressão.

Muitos acham que Iemanjá é apenas o azul do mar (e do peixe), mas não é apenas isto. O candomblé é natureza e, por conta disso, leva as cores dos elementos sagrados de cada um. Iemanjá, por exemplo, é representada pelo azul, mas também pelo verde do mar soteropolitano, além do branco, que são as espumas salgadas.

Ogum xoroquê, um Ogum muito quente, que tem fundamento com exú, vai vestir azul celeste e um azul muito escuro, quase preto, e pode trazer alguns detalhes em vermelho, mas sempre como base o azul e o verde escuro.

ÒSUN IJÍMU ou Ijimú, é outro tipo de Oxun velha. Veste-se de azul claro ou cor de rosa. Leva abèbé e alfange, tem ligação com as Iyamís, é responsável por todos os Otás dos rios.