Para que serve a vara na Bíblia?

Perguntado por: egeraldes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

No Novo Testamento, o termo “vara” (rhabdos) se refere à autoridade dos salvos (Ap 2.27) e de Cristo (Ap 19.15). Por seu valor como instrumento de autoridade, Miqueias 6.9 recomenda: “ouvi a vara (matteh) e quem a ordenou”. As primeiras referências à vara na Bíblia Hebraica evocam a ideia de instrumento mágico.

A vara era um instrumento de uso comum nos tempos bíblicos. Era parte dos apetrechos básicos de um homem do campo ou viajante. Mas, seu uso era imprescindível principalmente aos pastores de ovelhas. A vara, também chamada de bordão ou cajado, era multifuncional.

Um dos fatores também a ser levado em conta com uso desse termo vara é que a correção (a disciplina) não é algo agradável, algumas vezes pode ser até doloroso, mas extremamente necessário para uma boa educação. A vara é um símbolo de castigo (Provérbios 22:15).

A vara tem sua origem na fasces da Roma Antiga. Fasces era uma espécie de bastão utilizado para abrir caminho na multidão para dar passagem aos magistrados. Com o tempo passou a ser uma insígnia do juiz, o que fazia com que a população o reconhecesse e o respeitasse como autoridade.

Nesse sentido, a vara era o principal instrumento de proteção. Já a palavra “cajado” traduz um vocábulo hebraico que significa “apoio” ou “suporte” e se refere ao cajado usado pelo pastor como auxílio para caminhar e também como instrumento para orientar as ovelhas.

A vara é um pedaço de pau curto, era uma arma de defesa ou disciplina, que simboliza a força, o poder e autoridade de Deus. 2. O cajado é uma vara longa, tendo um gancho numa das extremidades que serve para trazer a ovelha para perto do pastor, para guiá-la no caminho certo, ou para removê-la de uma situação de perigo.

Esse salmo foi escrito há cerca de 3.000 anos, mas soa tão novo que parece ter sido escrito em nossa época. Davi chama Deus de pastor e, assim, O traz para a esfera existencial.

A vara de Arão significava um símbolo de advertência em Israel contra os rebeldes. O contexto envolvendo a vara de Arão que floresceu fala do episódio da rebelião suscitada em Israel contra a liderança de Moisés e o sacerdócio de Arão (Números 16; 17).

4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

A vara de Arão que floresceu é um sinal do poder de Deus para fazer o impossível. As amêndoas maduras e as flores que apareceram na vara de Arão eram um milagre que mostrava que Deus tem poder para agir na natureza.

O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga. Assim diz a sabedoria do Provérbios 13.24 (Almeida Corrigida Fiel).

O primeiro é “instruir os filhos no conhecimento de sua Palavra”, como está escrito: “Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles” (Provérbios 22.6 – Nova Versão Internacional).

O que são varas?

  • Vara da Infância e Juventude;
  • Vara do Trabalho;
  • Vara da Fazenda Pública;
  • Vara Cível;
  • Vara da família;
  • Vara criminal.

Após, os autos do processo retornam à Vara de origem, onde tem início uma nova fase: a execução. Nessa fase são elaborados os cálculos, para que se pague o que é devido à parte vencedora.

Vara era uma unidade de medida de comprimento antiga, utilizada em vários países até à introdução do sistema métrico. Foi utilizada no Império Romano, chamada Pertica, valia 10 pés de comprimento, equivalente a 2,96 metros aproximadamente.

Saiba mais sobre nós. Moisés é encarregado de levar a palavra do Senhor a Faraó — O Senhor multiplicará os sinais e maravilhas no Egito — A vara de Aarão se transforma em serpente — O rio se torna em sangue — Os magos imitam os milagres de Moisés e Aarão.