Para que serve a vagem do Juca?

Perguntado por: odias . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Algumas das propriedades terapêuticas das vagens de jucá têm sido descritas e inclui o tratamento de feridas e contusões, alívio de tosse crônica e asma. Além disso, algumas pesquisas demonstram que o jucá possui ação ulcerogênica e antiinflamatória, e também propriedades analgésicas.

Na região amazônica, a planta já é utilizada na confecção de sabonetes íntimos por causa da sua ação antisséptica. Só cabe um aviso: o jucá in natura não deve ser empregado direto na pele ou em qualquer mucosa. Faltam estudos sobre a sua segurança nesse sentido.

Suas propriedades diuréticas permitiram sua aplicação como medicamento em outros países, além de estar presente em cosméticos. De acordo com os dados obtidos na pesquisa, a junça é uma importante fonte de calorias, com 347 Kcal para cada 100g, sendo recomendada para dietas de ganho de peso.

Não foram encontrados efeitos colaterais associados ao uso do jucá. Entretanto, deve-se tomar cuidado com a quantidade e evitar exagero, pois ele pode provocar efeitos tóxicos. Então, utilize no máximo duas ou três xícaras do chá, e suspenda o uso caso comece a sentir algum sintoma diferente.

O fruto é uma espécie de vagem, muito dura e marrom, que contém poucas sementes. Ocorrência Natural:Piauí, Alagoas, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro, na floresta pluvial atlântica e caatinga.

Para fazermos um chá por infusão, coloca-se um pouco de água quente (que quase entrou em fervura) em um recipiente com as ervas e folhas escolhidas, podendo ser na própria xícara ou no bule. Após, tapa-se por alguns minutos para que os princípios ativos dos “ingredientes” liberem-se na água.

Entre suas Principais propriedades se encontram suas ações:Tônica; Fungicida; Vermífuga; Estimulante; Estomáquica; Hemostática. Os benefícios do Pau Para Tudo incluem a ação contra alterações do apetite, dificuldades digestivas, dispepsia, infestações provocadas por vermes.

As plantas medicinais indicadas para cicatrização de feridas, com comprovadas ações são Anacardium occidentale L. (cajueiro), Caesalpinia ferrea Mart. (pau-ferro), Casearia sylvestris Sw. (guaçatonga), Schinus terebinthifolia Raddi (aroeira), Stryphnodendrom adstrigens (Mart.)

Babosa. Também conhecida como Aloe Vera, a planta é repleta de benefícios para a beleza. Sua composição inclui aminoácidos e enzimas capazes de nutrir e acalmar a pele danificada, além de antioxidantes e polissacarídeos responsáveis por reduzir a aparência das manchas e estimular o surgimento de novas células.

  1. Filtro solar é aliado no tratamento contra as rugas no rosto. ...
  2. Identificar o tipo de ruga é fundamental para definir o melhor tratamento. ...
  3. Botox é opção para acabar com as rugas dinâmicas. ...
  4. Preenchimento com ácido hialurônico é alternativa para rugas profundas. ...
  5. Creme para rugas, peelings químicos e lasers estimulam o colágeno.

O pó de sua casca é usado como chá pela medicina tradicional da região e para o tratamento de problemas no fígado ou no estômago. Industrializado, o extrato da casca entra na composição de diversas marcas de sabonete íntimo, por conta de propriedades antissépticas. Sabia-se que o jucá tem propriedades terapêuticas.

É rica em sais minerais tais como ferro, magnésio, potássio, zinco e fósforo. O uso da planta ajuda na melhora do funcionamento do sistema cardiovascular, na formação de músculos e estimulam o libido.

Propriedades Terapêuticas da Junça
A planta possui uma variedade de propriedades terapêuticas tais como adstringente, afrodisíaca, anti-helmíntica, anti-histamínica, anti-inflamatória, antipirética, carminativa, diaforética, diurética, estimulantes, vermífuga e estomáquica.

Conhecido por ser um capim "invasor" por ocupar o espaço de outras plantas, o tiririca também tem funções importantes. "Propriedades anti-inflamatórias e antidiarreicas, especialmente a raiz", destaca Maciel.

Pode comer jaca menstruada? Sim, você pode comer jaca menstruada. A ideia de evitar comer jaca durante o período menstrual é mito! A não ser que você seja alérgica à fruta, pode consumi-la sem medo.

A Sucupira é popularmente utilizada no combate ao excesso de ácido úrico do corpo, amigdalite, artrite, asma, blenorragia, cistos ovarianos e no útero, debilidade orgânica, dermatoses, diabetes, dor de garganta, dores espasmódicas, feridas, hemorragias, inflamações, reumatismo, sífilis e vermes.

BENEFÍCIOS DA CASCA DE COPAÍBA
É antinflamatório e cicatrizante de feridas, principalmente das vias urinárias e pulmonares. Conforme a tradição popular é usada como poderoso cicatrizante, e também na sífilis, bronquite, cistite, tosse, urticária, dermatoses.

A casca do cajueiro também é usada, popularmente, para se fazer um chá para tratar problemas como tosse, catarro e fraqueza. Além de diabetes, proteger o coração e reduzir os triglicérides. Também é um excelente antisséptico, bactericida e bastante efetivo para tratar cáries dentárias.

Kit com 2 extratos em gotas de 100 ml cada frasco , para tomar. Tintura fitoterápica de junco japonês ou junkinho. Esta tintura é para ser ingerida em gotas para o auxilio no tratamento de síndrome do pânico,depressão,toc,fobia social e extrema ansiedade.

A pata de vaca pode ser usada para ajudar a reduzir o inchaço, diminuindo a retenção de líquidos em todo o corpo devido às suas propriedades diuréticas, que aumentam a eliminação de urina. Além disso, devido ao aumento da eliminação de água pelo corpo, a pata de vaca pode ajudar a controlar a pressão alta.