Para que serve a tradição religiosa?

Perguntado por: rsalazar4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

A Tradição Religiosa se constitui transmitindo, oral ou escrita, a riqueza cultural religiosa que uma geração herdou das anteriores: as experiências sagradas experimentadas pelos antepassados perenizando-as.

Recursos religiosos para uma vida ética
Ao longo dos séculos, as tradições religiosas ensinaram e inculcaram valores éticos em seus fiéis. Há quem sustente que é através da vida religiosa que as crianças aprendem o valor da vida.

A força ética das religiões pode contribuir para a formação de uma cultura de paz e tolerância entre os seres humanos. O Ensino Religioso, como disciplina escolar, pode promover o respeito entre as pessoas, fomentando a convivência harmoniosa entre pessoas que possuem convicções religiosas diferenciadas.

As FESTAS RELIGIOSAS são manifestações culturais que estimulam a sociedade, a transmitir conhecimentos por meio das diferentes tradições, crenças, valores com o objetivo de fortalecer o sentimento de pertencimento de cada ser como sendo único em seu grupo, compartilhando as mesmas convicções religiosas.

Resultado de anos de pesquisas, Unidade reúne 64 princípios comuns a diferentes tradições religiosas - "Ama o teu próximo", "Honra teu pai e tua mãe", "Fala a verdade", "É melhor dar do que receber", "Não julgues", "Colhemos aquilo que semeamos", "Deus é amor", entre muitos outros.

As tradições têm, portanto, papel fundamental em nossas vidas: elas colaboram para que tenhamos consciência coletiva da nossa história, das nossas raízes, e despertam em nós interesse por viver dentro de nossa cultura.

São elas: Hierarquias; • Cerimônias, rituais e festividades; • Culto às divindades ou forças naturais; • Doutrina de livros sagrados ou ensinamentos orais; • Símbolos que são reverenciados.

Muitas religiões contribuem para a humanização das sociedades humanas quando buscam ajudar as pessoas a serem felizes e solidárias umas com as outras, bem como, quando promovem a defesa da vida, do bem comum, da justiça, da paz, da fraternidade e do respeito entre todos os povos.

Elas exprimem a cultura e a tradição dos povos. Com características semelhantes, como manifestações do canto, da dança, da música e da fé, esses eventos na sua origem têm influência africana e de tradição católica ibérica.

Os eventos abrangem ações de comemorações, festividades, divulgação, capacitação, troca de informações, promoção, integração, educação, entre outras. Tem como finalidade atrair a atenção do público, como também da imprensa, utilizando meios de comunicação na divulgação.

Concluiu-se que a atitude religiosa é uma forma de encontro de sentido de vida bem como um elemento de prevenção do vazio existencial e do desespero existencial. Palavras-chave: Sentido de vida, Atitude, Religião, Religiosidade.

São ocasiões em que se homenageiam santos, personalidades, fundadores ou mestres de diversas tradições religiosas, em datas específicas, transmitindo conhecimentos por meio das crenças e das manifestações culturais.

A religião surgiu em algum momento entre os períodos Paleolítico e Neolítico, assim que os primeiros grupos humanos tornaram-se sedentários. As primeiras manifestações religiosas relacionavam-se com os fenômenos da natureza, ou seja, os fenômenos naturais eram entendidos como uma manifestação divina.

Estes princípios são regras de conduta ou preceitos religiosos que possuem a função de apontar um caminho ou uma forma de conduzir a vida de forma justa e feliz.

Por meio do patrimônio histórico cultural podemos conhecer a história e tudo que a envolve. Por exemplo, a arte, as tradições, os saberes de determinado povo. Preservar e valorizar os elementos culturais de um povo é manter viva a sua identidade. Trata-se, portanto, de um ato de construção da cidadania.

Preservando as identidades e tradições
Além de trazer conforto, fornece confiança, sentido à vida e felicidade. Nesse aspecto pertencer a uma identidade cultural é fundamental. Mas mais do que isso, é essa junção entre pessoas que cria o presente, o futuro e perpetua o passado.