Para que serve a tornozeleira na perna?

Perguntado por: rramos . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

Por garantir a estabilidade da articulação, a tornozeleira ortopédica ajuda a evitar lesões, tanto para as pessoas que já estão com o tornozelo enfraquecido como aquelas que não apresentam nenhum problema. Afinal, ela mantém a regularidade e coordenação dos movimentos, evitando também a sobrecarga.

Mas também pode encontrar as mais robustas, com correntes mais grossas, contas coloridas ou pingentes maiores. Também é importante destacar que as tornozeleiras podem ser usadas em qualquer pé, direito ou esquerdo, e em muitos casos, as pessoas optam por usar uma em cada pé.

O Conselho Nacional de Justiça recomenda, na mesma norma, que a determinação do uso da tornozeleira eletrônica para pessoas em cumprimento de pena seja revista a cada 180 dias, podendo ser prorrogada por igual período.

O Projeto de Lei 6011/19 proíbe presos com tornozeleira eletrônica de se afastarem do limite territorial previamente estabelecido e de deixarem de manter o equipamento com carga suficiente.

O preço médio de Tornozeleira Esportiva / Ortopédica depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar Tornozeleira Esportiva / Ortopédica por valores entre R$ 14,00 e R$ 353,99.

Normalmente, as tornozeleiras são do tipo ajustáveis, isto é, de tamanho único, mas de qualquer forma, existem também as que são do padrão tradicional, ou seja, P, M, G e GG.

Também muito confortável, pode ser utilizado com qualquer tipo de calçado esportivo.

Para proteção do local, você pode usar uma tornozeleira ou enfaixamento quando voltar à prática de esportes, lembrando-se apenas de não apertar muito o tornozelo para não atrapalhar a circulação.

O produto pode ser utilizado preferencialmente sobre uma meia. Neste caso, cuide com as dobras que podem se formar na meia, a fim de evitar pontos de atrito e consequente lesões na pele.

Versículo 18: “Os ornamentos dos pés”. Tornozeleiras (ou seja, joias semelhantes a pulseiras, mas usadas no tornozelo).

O ideal é que sempre ao fazer esta medida dar uma margem de folga na medida de circunferência do seu tornozelo. Aconselhamos que adicione pelo menos 1 centímetros à mais na medida exata que foi tirada com a fita métrica ao redor do seu tornozelo.

Cada tornozeleira possui “área de inclusão” pré-definidas, ou seja, regiões a que seus detentores podem ir. Isso é programado conforme o tipo de pena que receberam. Alguns não podem sair de casa. Outros podem ir ao trabalho e voltar até um determinado horário.

Se a tornozeleira estiver com a luz piscando na cor verde : A comunicação está normal e não há violação. Se a tornozeleira piscar a cor vermelha: A tornozeleira irá vibrar e emitir bip a cada 5 minutos até que se coloque na tomada.

As normas, conforme informa o subsecretário de Administração Prisional, Murilo Oliveira, variam caso a caso, mas, de forma geral, a hora limite para retornar para casa é 19h e o trajeto que o preso será autorizado a percorrer, em casos específicos, pode se restringir da residência ao trabalho.

O QUE ACONTECE SE REMOVER A TORNOZELEIRA ELETRÔNICA? Caso a violação seja comprovada, como quebrar ou remover a tornozeleira, o sistema de monitoramento vai sinalizar e o setor responsável pelo monitoramento será acionado.

Para saber mais sobre o uso das tornozeleiras eletrônicas, o Fantástico foi a Curitiba, onde dez presos da operação Lava Jato vivem, atualmente, em casa e sob a vigilância da Justiça. Todos são obrigados a usar a tornozeleira eletrônica 24 horas por dia. Não tiram para dormir e nem para tomar banho.