Para que serve a tomada do alternador?

Perguntado por: olopes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
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O alternador serve para fornecer energia elétrica para o veículo, disponibilizando essa eletricidade para equipamentos do carro, incluindo a bateria, assim como para funções essenciais, como ignição, por exemplo.

O funcionamento geral do regulador funciona com uma variação de 10% a 15% de carga superior à carga de saída. Essa porcentagem resulta em uma média de voltagem ideal do alternador, que fica entre aproximadamente 13,5 e 14,5 volts.

A voltagem de saída do alternador é controlada pelo regulador de voltagem (que também é chamado de regulador de tensão). Dessa forma, ele atua ajustando a tensão para uma voltagem aceita pela bateria. O ajuste é feito em uma ordem de 10% a 15% da tensão nominal da bateria, o que significa entre 13,5 e 14,5 volts.

O problema mais comum é a sobrecarga por excesso de consumo, onde a potência instalada é maior que a capacidade útil do alternador, ou seja, é o desgaste provocado pelo excesso de componentes elétricos no veículo.

Quando um alternador começa a falhar, a bateria começa a perder a energia, pois o alternador é responsável por mantê-la carregada. Ser capaz de diagnosticar se o problema está na bateria descarregada ou no alternador é relativamente fácil.

o alternador capta parte da energia mecânica enviada pelo motor e a converte em elétrica, enviando para o ponto (B); (B) é o sistema elétrico do veículo, que recebe a eletricidade do alternador, recarregando a bateria e contribuindo para o funcionamento dos dispositivos eletrônicos e digitais do automóvel.

- “L” é a saída da lâmpada do painel, nos veículos diesel esse terminal também é utilizado para acionar relés como do ar condicionado ou inibidor do motor de partida. - “P” é um sinal digital da rotação do alternador.

Os ALTERNADORES que existem no mercado só conseguem CARREGAR baterias quando mantidos a no mínimo 1800 rpm, velocidade muito alta para se alcançar com uma BIKE. (mesmo usando multiplicadores de velocidade).

200.000 km

Comumente a durabilidade de um alternador é de 200.000 km, porém existe a possibilidade do componente apresentar falha antes desse ponto. Em caso de falha, nem sempre será necessário a troca completa do componente, porém vale ressaltar que sua revisão é essencial, principalmente para evitar qualquer falha.

Geralmente, ela acende devido a um defeito no sistema elétrico que está fazendo com que a bateria não seja carregada, e nesse caso o motivo é a correia responsável pelo alternador. A luz também acende sempre que o sistema elétrico não carrega a bateria em uma tensão específica.

Ou seja, quanto maior forem os amperes da peça, maior será a sua potência, assim a bateria terá mais energia para suprir a necessidade do veículo. Desta forma, também isso inclui o motor de partida e o Start Stop.

Em condições normais, a ferramenta vai indicar até 13 V e, com a oscilação de rotação, entre 13 e 14,5 V. É sinal de que o alternador está em boas condições; se a voltagem não passar de 13 V ou estiver abaixo disso, então realmente há um defeito no alternador e ele não está carregando a bateria como deveria.

Folgas na correia, geralmente a Poly-V, ocasionam mau funcionamento do alternador. Caso esteja folgada, vá até o tensor de correia, solta a porca que o segura na posição e puxe-o até que a correia esteja bem tensionada. Veja qual o estado da correia. Se ela estiver rachada ou trincada, será necessário sua substituição.

Hoje em dia, os alternadores são de 60 amperes e as baterias de 60 ou 70 amperes. O que determina a potência do alternador é a quantidade de energia usada para manter a parte elétrica de seu carro.

Principais sintomas de problema no alternador
luz da bateria acesa no painel quando o carro já estiver ligado: além de indicar alguma situação na bateria, esta luz também irá alertar para algum problema no alternador. dificuldade em dar a partida no motor: o alternador também pode provocar esse sintoma.

Agora vamos conhecer as causas mais comuns que danificam o alternador, são elas: Sobrecarga por excesso de consumo , ou seja, o uso de lâmpadas de alta potência, equipamentos de som e acessórios. Baterias com defeito são incapazes de fornecer energia, se tornando uma “peso” para o alternador.