Para que serve a titulação?

Perguntado por: epimenta . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4 / 5 15 votos

A titulação é um procedimento laboratorial utilizado para determinar a concentração em quantidade de matéria (ou concentração em mol/L) de uma solução que contém um ácido ou uma base. Durante a titulação, sempre ocorre uma mistura de soluções contendo solutos diferentes com ocorrência de reação química.

BRANCO: é uma matriz com quantidades imensuráveis ou negligenciáveis do componente de interesse. Causam mudança de cor próximo ao ponto de equivalência. Respondem a certas propriedades da solução que muda de características durante a titulação. Ex: Medida de pH, condutividade, potencial, corrente, temperatura, etc.

Esse método é feito colocando-se para reagir uma solução a qual se sabe a concentração, que é denominada de titulante, com a solução a qual não se sabe a concentração, que é denominada de titulado. Uma dessas soluções é uma base, enquanto a outra é um ácido.

As vantagens da titulação potenciométrica

  • Fim dos indicadores. Químicos frequentemente usam indicadores que apresentam uma mudança marcante de cor quando a reação da titulação se completa. ...
  • Automação. ...
  • Detecção de múltiplos analitos.

Tipos de titulação

  • Titulação ácido-base.
  • Titulação por complexação.
  • Titulação por redução-oxidação (redox)
  • Titulação por precipitação.

Os equipamentos obrigatórios em uma titulação são uma bureta e um erlenmeyer. As soluções envolvidas são uma básica, uma ácida e um indicador ácido-base. Procedimento: Após medir a quantidade de solução problema essa é titulada pela solução padrão de concentração conhecida, que se encontra na bureta.

A curva de titulação de uma base fraca com ácido fraco mostra que o ponto estequiométrico é muito pouco claro, sendo assim difícil determiná-lo.

Este método requer que uma titulação em branco seja feita para que se possa corrigir o erro cometido na detecção do ponto final 1. O valor da prova em branco obtido deve ser subtraído do valor da titulação propriamente dita.

A titulação, também conhecida como titulometria, é um método realizado em laboratório e pode determinar a concentração de uma solução. A titulação é um método realizado em laboratório.

Lewis foi o primeiro cientista a descrever os princípios fundamentais da titulação: introdução do uso de indicadores visuais, instrumentos de medidas mais precisos e determinação da concentração da espécie de interesse de uma amostra através da reação com um padrão.

A forma de comprovação dos títulos ainda é tema que move o Judiciário. Em regra, a titulação é comprovada por meio da apresentação do diploma do curso realizado. Em determinadas situações, porém, é preciso considerar outras formas de apresentação.

A diferença entre o ponto final e o ponto de equivalência é o que chamamos de erro da titulação. Normalmente o erro da titulação pode ser estimado por uma titulação em branco, ou seja, a execução do mesmo procedimento sem a presença do analito.

Titulante: reagente ou solução, cuja concentração é conhecida. Titulado: composto ou solução, cuja concentração é desconhecida.

Titulação acadêmica ou Escolaridade é o nível de educação concluído por um profissional ou estudante. Exemplo: Doutorado. Ensino Fundamental.

A titulação potenciométrica é um meio útil de caracterização de um ácido. O pH de uma solução é medido em função da quantidade de titulante adicionado. A mudança de pH é pequena até ao ponto final onde existe um ponto de mudança. A força de um ácido ou base determina o ponto de mudança.

A Rede de Formação Acadêmica/Titulação apresenta os dados referentes a “Formação acadêmica/titulação”, tal como registrado nos Currículo Lattes dos docentes, relacionando informações de “Graduação”, “Mestrado” e “Doutorado”.

Os métodos titulométricos são procedimentos quantitativos baseados na medida da quantidade de um regente de concentração conhecida que é consumida pelo analito. Envolve a medida de volume de uma solução de concentração conhecida necessária para reagir essencial e completamente com o analito.

Na determinar do ponto final da titulação deverá ser usado um indicador que apresente mudança de cor, zona de transição, próximo ao pH do ponto de equivalência. Indicadores que apresentem mudança de cor na região de variação brusca do pH da curva de titulação possibilitam a determinação do ponto final.

Vantagens e Desvantagens da Titulação
A volumetria é um método muito mais rápido que a análise gravimétrica, é mais fácil de ser instalado em campo e laboratório e viável economicamente. Possui como desvantagens ser um método menos preciso que a análise gravimétrica.

A reação de precipitação deve se- guir as seguintes condições: (a) a reação deve ser de estequiometria conhecida, (b) deve processar-se praticamente de forma quantitativa no ponto de equivalência, (c) completar-se em um tempo relativa- mente curto e (d) oferecer condições para uma conveniente sinaliza- ção do ponto ...