Para que serve a tinta do jenipapo?

Perguntado por: amoraes4 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

"Jenipapo significa na língua tupi guarani 'fruta que dá tinta', pois é dessas frutas verdes que os índios extraem um tinta preta, que serve para a pintura corporal e de utensílios", explica.

Segundo ela, a tinta é extraída do jenipapo verde coado para retirar a massa. Depois disso, o líquido é misturado com o carvão. O procedimento leva aproximadamente uma hora. O desenho é colocado no corpo com um espinho.

O jenipapo, fruta bastante apreciada pelos indígenas, é retirado verde e seu líquido é extraído. Em contato com a pele se transforma em uma tinta preta.

Da polpa do fruto verde do jenipapo se extrai um líquido que a princípio parece água, mas que em contato com o ar se oxida e vira uma tinta entre azul escura e preta.

Na medicina caseira, o jenipapo apresenta diversos benefícios. De seu tronco, é possível fazer um chá indicado para tratar de úlceras e faringite. As folhas têm propriedades contra diarreia e sífilis. As frutas, por sua vez, podem ser usadas para tratar anemia, icterícia, asma e problemas do fígado e baço.

A pintura corporal indígena tem grande importância e seu significado é muito amplo, podendo ir da simples expressão de beleza e erotismo à indicação de preparação para a guerra ou, até mesmo, como uma das formas de aplacar a ira dos demônios.

Faça um esfoliante com açúcar para remover a tinta e hidratar a pele. Molhe suas mãos e a área afetada e despeje uma colher de açúcar por cima. Esfregue na pele com cuidado, para deixá-la limpa e macia.

Em primeiro lugar esse fruto é muito rico em vitaminas B1, B2, B3, B5 e C. Ele também possui uma boa quantidade de fibras, o que significa que é o alimento ideal para quem sofre com prisão de ventre. Inclusive, é muitas vezes utilizado como laxante, tamanha a sua eficácia no trato intestinal.

O jenipapo é utilizado, com maior frequência, na produção de suco, feito com a polpa de frutas maduras. Pode ser cozido com açúcar para produzir compotas doces, xaropes e uma bebida refrigerante típica. O jenipapo tem poucas calorias e é fonte de vitaminas do complexo B, além de fibras, minerais e antioxidantes.

Com odor forte, polpa suculenta e sabor adocicado, o jenipapo pode ser consumido ao natural ou usado no preparo de compotas, doces, sucos, licores, bolos ou xaropes, por exemplo.

Reconhecida como forma de arte, a pintura corporal serve tanto para enfeitar o corpo como para protegê-lo contra o sol, os insetos e os espíritos maus. Cada tribo e cada família desenvolve padrões de pintura fiéis ao seu modo de ser.

O primeiro passo da pintura corporal consiste em aplicar uma base de óleo branca nos locais do corpo que vão ser pintados e já criando a forma do desenho. Depois disso, o contorno é feito e depois o preenchimento.

Como fazer
Em um recipiente, coloque 25 mililitros de cola branca, a mesma medida de água e 12,5 gramas (ou uma colher de sopa bem cheia) de urucum. Para conseguir tons mais escuros ou mais claros, ponha mais ou menos corante.

O jenipapo é fonte de corante azul, cuja obtenção é possível tanto com uso de água quanto de solução aquosa de etanol a 50 e 95% como solvente. Uma coloração mais intensa e escura é observada nas soluções com etanol. A extração é afetada tanto pelo pH da solução solvente utilizada quanto pela temperatura empregada.

Com base nos resultados, conclui-se que o jenipapo é um fruto com baixas concentrações de lipídios, proteínas e ferro, porém, o mesmo apresenta-se biodisponível, tendo recuperado a hemoglobina de ratos anêmicos.