Para que serve à Tanajura?

Perguntado por: emorais8 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Um dos insetos comestíveis mais comuns no Nordeste é a formiga tanajura. A iguaria é típica das áreas rurais, e cai ao vento em períodos chuvosos. Para muitos, tem gosto que lembra o camarão. É servida torrada, também é ingrediente de farofa e pode ser consumida como se fosse amendoim.

Elas aparecem no período chuvoso e simbolizam produtividade na agricultora. É na época de chuva que elas saem dos formigueiros para acasalar, e os caçadores aproveitam para pegá-las. Somente a fêmea serve para a culinária.

É um forma de a espécie evitar a consanguinidade. Sem as asas, elas caem na terra e cavam os buracos para depositar os ovos — acrescentou o especialista.

Para saborear a tanajura é preciso ligar antes, para confirmar se tem. Preço: R$ 10,00, o copinho pequeno. Não aceita cartão.

Chefs de cozinha como Alex Atala e Renato Callefi, estudiosos em alimentação alternativa e entomologistas, todos falam sobre o gosto de erva-doce da tanajura e destacam a textura crocante que estoura na boca como se fosse pipoca.

Geralmente, as tanajuras costumam aparecer com maior frequência em outubro, novembro e dezembro. No entanto, em virtude das chuvas fracas registradas na região recentemente, intercalando o calor e o frio do fim dos meses de março e começo de abril, o inseto começou a aparecer em algumas cidades.

Conta com cerca de duzentas espécies, nativas do Novo Mundo e abundantes na região neotropical. Elas cortam pedaços de folhas, que carregam para os ninhos a fim de criar os fungos que constituem o seu alimento exclusivo.

As tanajuras, na verdade, são as formigas fêmeas das saúvas. E na classificação biológica, as saúvas são do gênero “Atta”, sendo as formigas-cortadeiras encontradas em muitas regiões do Brasil.

Formigas morrem debaixo de água
A verdade é que as formigas são insetos terrestres e, portanto, morrem se estiverem muito tempo debaixo de água. Quando chove, as formigas buscam refúgio nos seus ninhos e esperam que a chuva pare, protegidas sob os túneis dos seus formigueiros.

Os ovos bem cuidados dão origem a formigas aladas, as fêmeas (tanajuras); os ovos mal cuidados dão origem a machos (bitus). No voo nupcial, macho e fêmea acasalam. O macho (bitu) morre. A fêmea volta ao chão, arranca suas asas e funda um novo formigueiro.

A época em que elas aparecem varia, mas no sudeste é agora, com as primeiras chuvas entre primavera e verão, e a safra é efêmera. Em poucos minutos elas estarão sob a terra fundando nova colônia. Há quem só coma içás cruas direto da boca do formigueiro, antes da revoada de acasalamento – dizem que o sabor é diferente.

Apesar do tamanho amedrontador, as Tanajuras não causam ameaça alguma. No entanto, mesmo sem presença de veneno, a picada deste inseto pode ser dolorida, por isso, é importante evitar o contato para não causar possíveis desconfortos.

Em situações de alagamento, as formigas procedem a uma ação orquestrada que protege a maior parte da colônia. Elas se juntam, enroscando patas com patas, ou patas com mandíbulas, formando uma pequena "balsa". As larvas e as pupas sempre ficam embaixo, formando a base da embarcação.

Comer formiga faz bem para a visão? A tradicional afirmação muito ouvida na infância é um MITO. Não existe nenhuma comprovação científica de que se alimentar de formigas traz algum benefício para os olhos.

Por mais que as formigas pareçam um ser inofensivo devido ao seu tamanho e, na maioria dos casos, em sua incapacidade de ferir e atacar, a verdade é você JAMAIS deveria comer um alimento com formigas ou um pedaço de qualquer coisa por onde elas tenham passado.

No comércio de rua de Taubaté, a iguaria custa R$ 20 por uma porção de cerca de 100 gramas. Por causa do preço, ganhou o apelido de 'caviar do Vale'. Para os içás chegarem até as feiras, os catadores tiveram muito trabalho e levaram muita ferroada.

A supercolônia ocupa uma faixa de 6 mil quilômetros que começa no noroeste da Espanha, desce até Portugal, entra na Espanha novamente pelo sudoeste e se estende pelo litoral até o norte da Itália, passando também pela França.

- Sabão em pó e/ou detergente
Essas substâncias tiram a proteção do corpo da formiga e ela morre.

As formigas nunca dormem. Elas trabalham por turnos e, para poder descansar, apenas diminuem o seu metabolismo, entrando assim num estado de latência.

Formigas que não picam, mas mordem (subfamília Formicinae)
Embora não consigam inocular o ferrão, esse ambiente se especializou na síntese e liberação de ácido fórmico. É um excelente método de defesa para escapar de predadores.

Içá ou Tanajura, é como se chama a fêmea alada da formiga saúva. Essa espécie é uma fêmea virgem que depois do acasalamento, funda sua nova casa.