Para que serve a tabela dinâmica?

Perguntado por: nbrito . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Uma Tabela Dinâmica é uma ferramenta poderosa para calcular, resumir e analisar os dados que lhe permitem ver comparações, padrões e tendências nos dados.

O Excel é um software de planilhas eletrônicas. Ou seja, é um programa que utiliza tabelas para realizar cálculos ou apresentar dados.

Os Gráficos Dinâmicos fornecem representações gráficas dos dados nas Tabelas Dinâmicas associadas. Os Gráficos Dinâmicos também são interativos. Quando você cria um Gráfico Dinâmico, o Painel do Filtro do Gráfico Dinâmico é exibido.

Os gráficos são representações que facilitam a análise de dados, os quais costumam ser dispostos em tabelas quando se realiza pesquisas estatísticas. Eles trazem muito mais praticidade, principalmente quando os dados não são discretos, ou seja, quando são números consideravelmente grandes.

As tabelas são elaboradas com o propósito de sistematizar informações (numéricas e em forma de texto), que devem ser apresentadas de forma clara e precisa, para facilitar a leitura e a compreensão dos dados.

Como Exibir Lista de Campos da Tabela Dinâmica no Excel

  1. Primeiramente selecione qualquer parte da tabela dinâmica;
  2. Logo em seguida, clique a guia chamada “Analisar” ;
  3. Escolha o botão chamado “Mostrar”;
  4. Posteriormente, escolha a opção “Lista de Campos”, veja:

Clique em qualquer lugar na Tabela Dinâmica. Na guia Tabela Dinâmica , clique em Mostrar Detalhes. Clique com o botão direito do mouse no campo na área de valores na Tabela Dinâmica e depois clique em Exibir Detalhes.

Agrupar dados
Na tabela dinâmica, clique com o botão direito do mouse em um valor e selecione Agrupar. Na caixa Agrupamento caixa, marque as caixas de seleção Começando em e Terminando em e edite os valores, se necessário.

Nesta lição vamos apresentar os conceitos de colunas, linhas,células e célula ativa em uma planilha do Excel.

É uma maneira mais fácil e rápida de filtrar informações e até mais intuitiva para quem não sabe nada de Excel, assim qualquer um pode utilizar para fazer a análise de dados. Essa parte é muito importante e vai te ajudar bastante, pois é uma automação Excel, ou seja, é como se tivéssemos fórmulas automáticas.

Os gráficos dinâmicos são parecidos com os gráficos normais. A única diferença é que eles mostram os dados de uma tabela dinâmica. Para estes casos você também poderá escolher o tipo, o desenho e o estilo que melhor representa os seus dados.

Criar um gráfico de uma Tabela Dinâmica

  1. Selecione uma célula na tabela.
  2. Selecione Ferramentas de Tabela Dinâmica > Analisar > Gráfico Dinâmico.
  3. Selecione um gráfico.
  4. Selecione OK.

Para isso, clique sobre o botão direito em cada uma das segmentações e clique sobre a opção “Conexões de Relatório”. Em seguida, selecione as tabelas dinâmicas que fazem parte do dashboard. Pronto!

A Lista de Campos tem uma seção de campos na qual você escolhe os campos que deseja mostrar na sua Tabela Dinâmica e a seção Áreas (na parte inferior) na qual você pode organizar esses campos da maneira que desejar.

Clique em Análise > Atualizar ou pressione Alt+F5. Dica: Você também pode atualizar a Tabela Dinâmica clicando com o botão direito do mouse na Tabela Dinâmica e selecionando Atualizar.

Classificar dados em uma tabela

  1. Selecione uma célula nos dados.
  2. Selecione Página Inicial > Classificar e Filtrar. Ou, selecione Classificação de > Dados.
  3. Escolha uma opção: Classificar de A a Z: classifica a coluna selecionada em ordem crescente.

Toda tabela deve ter indicadores de linha, inscritos nas colunas indicadoras, para indicar, complementarmente ao título, o conteúdo das linhas.

Portanto, saber construir, ler e interpretar gráficos e tabelas é uma habilidade fundamental para compreender o mundo de forma crítica, a fim de conseguir tirar conclusões próprias e até mesmo fazer previsões sobre determinados assuntos e informações.