Para que serve a sinvastatina?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.4 / 5 8 votos

A Sinvastatina diminui a produção de colesterol no fígado, sendo altamente eficaz para reduzir as concentrações plasmáticas do colesterol total. Ela pertence à classe dos medicamentos denominados inibidores da hidroximetilglutaril-coenzima A (HMG-CoA) redutase.

Sinvastatina é indicada para reduzir os riscos à saúde decorrentes das doenças cardiovasculares. essenciais, tal como o coração; Reduz a necessidade de hospitalização por dor no peito (conhecida como angina).

Pacientes que tomam um tipo particular, sinvastatina, junto a outros medicamentos usados para reduzir a pressão elevada, estão propensas a sofrer problemas musculares, doenças nos pulmões e danos nos rins.

distúrbios digestivos (dor abdominal, constipação, flatulência, indigestão, diarreia, náusea, vômitos); erupção cutânea, coceira, queda de cabelo; fraqueza; problemas para dormir (muito raro);

Um dos fatores que mais influenciam no aparecimento de lesão muscular pelas estatinas é a associação com outras drogas. A sinvastatina e a lovastatina são as estatinas que mais sofrem interação medicamentosa capaz de provocar miopatia.

Quem tem gordura no fígado pode tomar Sinvastatina? A gordura no fígado (condição chamada de “esteatose hepática”) não impede o uso de Sinvastatina, e o remédio também não irá piorar a doença. De fato, o medicamento não é contraindicado para pessoas com doença hepática crônica estável.

Diminuir o uso de óleo, evitar o consumo de alimentos gordurosos, frituras e alimentos ricos em colesterol, principalmente os de origem animal, como por exemplo: leites e derivados integrais, ovo, bacon, frios e embutidos (mortadela, presunto, salame, salsicha, linguiça, etc.), miúdos (fígado, coração, moela) e camarão ...

não ingerir bebida alcoólica. Alerta: há um risco maior de dano muscular em paciente tomando as doses mais altas de Sinvastatina (80 mg) quando comparado com as doses menores; isso pode ser também verdadeiro para outras estatinas.

Quem tem colesterol pode comer ovo cozido todos os dias? Pode sim! O ovo é um alimento nutritivo, fonte de colina, proteína, boa gordura e demais nutrientes, sem contraindicações, exceto para quem tem alergia ao mesmo. Sendo assim, até mesmo pessoas com alterações no colesterol podem consumir ovos.

Perda de apetite; Dor no abdome superior; Urina escura; Amarelamento da pele ou da parte branca dos olhos.

Sinvastatina é administrado por via oral em dose única diária à noite. Ajustes de dose, se necessários, devem ser feitos em intervalos não inferiores a 4 semanas.

No entanto, deve-se levar em consideração que algumas pessoas sentem tonturas depois de tomar sinvastatina. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

A Food and Drug Administration (FDA) disse que os médicos devem ser cautelosos ao prescrever sinvastatina para pacientes que já tomem amiodarona, um medicamento para arritmia cardíaca. O perigo é maior para pacientes que tomem mais de 20 miligramas por dia dos medicamentos para colesterol, disse a agência.

Geralmente, as alterações nos níveis sanguíneos de colesterol ocorrem após 2-3 meses do uso regular da medicação. Vale ressaltar, que não é uma medicação isenta de riscos, por isso, só deve ser usada conforme orientação médica.

A Rosuvastatina e a Atorvastatina são as duas estatinas mais potentes, com maior capacidade de redução dos níveis do colesterol LDL. Sinvastatina, Pravastatina e Pitavastatina têm potência intermediária, enquanto a Fluvastatina e Lovastatina são as estatinas menos potentes.

Os valores considerados normais devem ser estar em torno de 200mg/dL; Ligeiramente altos quando estão entre 200 e 239 mg/dL e altos quando estão acima de 240 mg/dL.

Caso ela esteja sendo usada para tratamento do colesterol LDL alto, pode melhorar também a quantidade de gordura no fígado.

O Inclisiran é o mais novo remédio para colesterol. De administração injetável, esse medicamento promete reduzir o colesterol a partir de uma interferência de RNA capaz de aumentar a capacidade do fígado de eliminar o “colesterol ruim”.

O colesterol alto é responsável pelo aparecimento de doenças cardiovasculares, hepáticas e outras complicações de saúde, como obesidade e diabetes. Além de serem causadas por hábitos alimentares irregulares, essas patologias também podem ser adquiridas através da hereditariedade.

Sinvastatina 20mg Genérico Cimed 30 Comprimidos atua reduzindo os níveis no sangue de colesterol total, LDL (colesterol ruim) e gorduras triglicérides. Age também elevando os níveis do HDL (colesterol bom). Uso adulto, para quem não consegue controlar seus níveis de colesterol apenas com dieta.