Para que serve a SIA?

Perguntado por: lmuniz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

O SIA é o sistema que permite aos gestores municipais e estaduais o processamento das informações de atendimento ambulatorial registrados nos aplicativos de captação do atendimento ambulatorial (APAC, BPA e RAAS) pelos prestadores públicos e privados contratados/conveniados pelo SUS.

Para acompanhamento em tempo real acesse: http://datasus.saude.gov.br/emtemporeal e clique sobre o evento. Utilize somente o Internet Explorer).

SISTEMAS AMBULATORIAIS
APAC- Autorização de Procedimento Ambulatorial (Alta complexidade/custo): utilizado pelos estabelecimentos de saúde onde ocorre o atendimento ao paciente para digitar os dados ambulatoriais de forma individualizada e que exige autorização do gestor.

O SIM proporciona a produção de estatísticas de mortalidade e a construção dos principais indicadores de saúde. A análise dessas informações permite estudos não apenas do ponto de vista estatístico e epidemiológico, mas também sócio-demográfico.

O SIAB - Sistema de Informações de Atenção Básica produz relatórios que auxiliam as próprias equipes, as unidades básicas de saúde às quais estão ligadas e os gestores municipais a acompanharem o trabalho e avaliam a qualidade dos Programas de Saúde da Família.

A cantora Sia revelou, durante uma participação no programa Rod has a Podcast, na última sexta-feira (26), que recebeu o diagnóstico tardio de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O CMD substituirá os principais sistemas de informação da atenção à saúde do país: Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA), Sistema de Informação Hospitalar (SIH) e Comunicação de Informação Hospitalar e Ambulatorial (CIHA), bem como seus subsistemas de coleta e apoio.

O faturamento BPA (Boletim de Produção Ambulatorial), consiste de BPA-I “individualizado” que identifica com mais detalhes os dados “paciente x profissional” que realizou o tratamento/procedimento, sendo às vezes de maior valor/custo e o BPA-C “consolidado”, que contém somente dados “procedimento x profissional” em sua ...

No Brasil, o modelo de assistência à saúde é composto por três sistemas: o sistema público, que é o Sistema Único de Saúde (SUS); o sistema de saúde suplementar, de atenção médica supletiva, que são os planos e seguros privados; e o sistema de desembolso direto, em que se paga diretamente ao prestador de serviço.

Localize o Instalador do SIA/SUS no site <http://sia.datasus.gov.br> e clique na opção SIA/SUS. Será aberta a janela Arquivos para Download, onde se encontram os arquivos: Instalador do sistema, as Versões e o Banco Dados do SIA/SUS.

1. Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) disponível na página da internet <http://cnes.datasus.gov.br>. 2. Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS (Sigtap) disponível na página da internet <http://sigtap.datasus.gov.br>.

O SIA/SUS é o sistema de processamento, alimentado pelos aplicativos de captação da produção ambulatorial BPA e Apac, que necessita dos sistemas bases: Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), que contêm a relação de todos os estabelecimentos e profissionais de saúde, e o Sistema de Gerenciamento da ...

Permitir a importação e exportação de dados. BPA-Mag e APAC-Mag: são aplicativos de captação do atendimento ambulatorial que permitem ao prestador de serviço vinculado ao SUS, registrar o atendimento realizado no estabelecimento de saúde, em regime ambulatorial.

O modelo de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) é descentralizado. Ou seja, Governo Federal (União), Estados e Municípios dividem a responsabilidade de forma integrada, garantindo o atendimento de saúde gratuito a qualquer cidadão através da parceria entre os três poderes.

O Sistema de Informação em Saúde pode ser fundamental para a tomada de decisões de centros de saúde. Isso porque ele conta com informações relevantes sobre as demais instituições e situações públicas, auxiliando no entendimento das condições dos pacientes e ajudando o gestor a gerenciar sua clínica ou hospital.

As principais modalidades de indicadores de saúde são: Mortalidade / sobrevivência • Morbidade / gravidade / incapacidade • Nutrição / crescimento e desenvolvimento • Aspectos demográficos • Condições socioeconômicas • Saúde ambiental • Serviços de saúde.

A Atenção Primária em Saúde abrange “a promoção, a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação, de acordo com o perfil epidemiológico e as necessidades de saúde apresentadas pela população de um território“.

O SIAB foi desenvolvido como instrumento gerencial dos Sistemas Locais de Saúde e incorporou em sua formulação conceitos como território, problema e responsabilidade sanitária, completamente inserido no contexto de reorganização do SUS no país, o que fez com que assumisse características distintas dos demais sistemas ...

Uma vez processados os dados, são produzidos os relatórios de indicadores do SIAB. São eles: Consolidado de famílias cadastradas – apresenta os indicadores demográficos e sociossanitários por microárea, área, segmento territorial, zona (urbana/rural), município, estado e região.

Continuar lendo Para que serve o SIA?