Para que serve a risperidona?

Perguntado por: umata . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO? Risperidona é um medicamento usado para tratar as assim chamadas psicoses (por exemplo, esquizofrenia).

Risperidona é indicada para o tratamento de curto prazo para a mania aguda ou episódios mistos associados com transtorno bipolar I. Risperidona é indicada, por até 12 semanas para o tratamento de transtornos de agitação, em pacientes com demência do tipo Alzheimer moderada a grave.

A risperidona funciona afetando mensageiros químicos no cérebro (neurotransmissores) como a dopamina. Não cura sua condição, mas pode ajudar a manter seus sintomas sob controle. A risperidona não funciona imediatamente. Pode levar vários dias ou até meses para que alguns sintomas melhorem.

A Risperidona tem efeito sedativo dentro de 1 a 2horas da tomada, em média, até no máximo 4horas. Abraço!

O efeito terapêutico da risperidona (diminuição de delírios e alucinações, por exemplo) começa a acontecer em torno de 3 semanas. Até lá, é comum os pacientes apresentarem efeitos colaterais de adaptação do organismo à medicação (por exemplo, sedação).

O uso contínuo da risperidona não impede à pessoa de trabalhar, pode labutar normalmente. Quanto aos seus colaterais também não limitam o trabalho, em pessoas mais sensitivas, quando incomodam os efeitos idiossincráticos, pode-se usar outro remédio para combatê-lo e que também não prejudicam seu afazer do dia a dia.

A Risperidona é uma medicação aprovada para o tratamento de uma ampla gama de situações clínicas. Possui reações adversas, dentre as mais comuns estão sonolência, aumento do apetite e ganho de peso. Converse com seu médico alternativas para o tratamento, sempre associando exercícios físicos e uma dieta balanceada.

Não se conhece o mecanismo pelo qual as medicações do grupo da risperidona (antipsicóticos "atípicos" ) levam ao aumento de peso, mas o risco realmente existe. Deve-se adequar à dieta à nova realidade, de você estar tomando a medicação.

Risperidona também pode causar o que é chamado de “anormalidades metabólicas”, incluindo um aumento do açúcar no sangue, lipídios e triglicérides que aumentam o risco de diabetes e doenças cardíacas na vida adulta. Estes são mais comuns em crianças com sobrepeso ou obesas.

Comprimidos Revestidos brancos, oblongos e sulcados contém 1 mg de Risperidona. Tomar o medicamento 2 vezes ao dia, pela manhã e à noite, com as refeições ou entre elas, com uma boa quantidade de água, conforme orientação médica.

Esquidon 2mg, caixa com 30 comprimidos revestidos.

Depende. O clonazepam é uma medicação para ajudar a dormir, epilepsia, relaxar, pernas inquietas e outras indicações. Já a risperidona é um antipsicótico que ser para esquizofrenia, psicose, alucinações, delírios e que também auxilia no sono.

Foram estudados 205 pacientes com idades entre quatro e 19 anos, tratados com quatro antipsicóticos -os princípios ativos são olanzapina, quetiapina, risperidona ou aripiprazol- durante 12 semanas. Após 10,8 semanas de tratamento, as drogas tinham levado a ganhos de peso entre 4,4 kg e 8,5 kg.

R$ 18,71.

Você pode ter uma recidiva do quadro que te levou a buscar tratamento. E pode sentir sintomas desagradáveis de síndrome de retirada. espero ter te ajudado!

Os efeitos colaterais mais comuns a longo prazo da risperidona são: ganho de peso, diminuição da libido e aumento da prolactina. Os efeitos benéficos do uso a longo prazo da risperidona são controle dos sintomas que você tem. Sugiro que converse com seu psiquiatra para melhor orientação sobre a risperidona e seu caso.