Para que serve a ride?

Perguntado por: dramos . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

RIDE é a abreviação da chamada “Região Integrada de Desenvolvimento”, comumente criada para promoção de projetos que visem à dinamização econômica e provisão de infraestrutura necessárias ao desenvolvimento em escala regional.

Como informado, um dos principais objetivos, com a instituição da RIDE, é pro- mover o desenvolvimento econômico da região. Neste sentido, a própria lei complementar autoriza o Poder Executivo a instituir um Programa Especial de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal.

A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF) é uma região integrada de desenvolvimento econômico, criada pela Lei Complementar n.º 94, de 19 de fevereiro de 1998, e regulamentada pelo Decreto n.º 7.469, de 04 de maio de 2011, para efeitos de articulação da ação administrativa da União, ...

3º Consideram-se de interesse da RIDE os serviços públicos comuns ao Distrito Federal e aos Municípios que a integram, especialmente aqueles relacionados às áreas de infra-estrutura e de geração de empregos. Art.

A RIDE é constituída pelo Distrito Federal, pelos municípios de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do ...

Os municípios incluídos são Campos Belos, Colinas do Sul, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, Teresina de Goiás, Buritinópolis, Damianópolis, Divinópolis de Goiás, Guarani de Goiás, Iaciara, Mambaí, Posse, São Domingos, Sitio d'Abadia, Uruaçu e Jaraguá.

Mais dez municípios brasileiros — 9 de Goiás e 1 de Minas Gerais — passaram a compor a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride). Agora, ela é composta por 32 cidades.

  • Cavalcante. Campinaçu. Minaçu. Palmeirópolis. ...
  • Alvorada do Norte. Sítio D' Abadia. Sítio D' Abadia. Formoso. ...
  • Alexânia. Abadiânia. Anápolis. Petrolina. ...
  • Águas Lindas. Cocalzinho de Goiás. Cidade. ...
  • Mimoso de Goiás. Buritis. Arinos. ...
  • Proposta de novos municípios para. integrarem a RIDE DF e ENTORNO - Goiás. (PLC 102 /2015 - Complementar)

A Ride do DF e Entorno
Diante da necessidade de organização e planejamento integrado da região que se configurou com a transferência da Capital para o hoje território do Distrito Federal, foi instituída pela Lei Complementar nº 94/1998, a Ride/DF, com base na Constituição Federal, artigos 21, 43 e 48.

O termo ride é geralmente utilizado para indicar que você está se deslocando em cima de algo. Por exemplo, você pode dizer “I ride a horse/bike/motorbike/scooter/moped”. Porém, também pode falar “ride in/on a bus/train”, e “ride in a taxi/cab”.

A primeira Ride estabelecida foi a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno.

A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) abrange uma grande quantidade de municípios do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais. Esses municípios integram uma área de planejamento e geração de políticas públicas comuns a eles, a fim de propiciar o desenvolvimento da sua população.

A decisão de criar a RIDE foi tomada pelo governo do general João Figueiredo, o último do regime militar instaurado em 1964.

Esse é, de fato, o caso das três RIDE atualmente existentes no Brasil: a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE- DF), a Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina (RIDE Teresina) e a Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Polo Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) ( ...

Criada pela Lei Complementar 94/1998, a Ride é atualmente composta pelo próprio Distrito Federal e pelos municípios goianos de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre ...

Águas Lindas de Goiás

Essa é a rotina dos moradores da maior cidade do Entorno, Águas Lindas de Goiás, segundo a moradora e estudante Beatriz Christina de Farias. O município goiano cresceu 41,59% na última década e tem hoje uma população de 225 mil habitantes. "A vida de quem mora em Águas Lindas é voltada para o DF.

O Distrito Federal é dividido em 35 regiões administrativas, cujos limites físicos definem a jurisdição da ação governamental para fins de descentralização administrativa e coordenação dos serviços públicos.

Região metropolitana pode ser definida como uma área em que muitos municípios se interligam física, política, cultural e economicamente. Vale notar que a mera proximidade de cidades não caracteriza uma região metropolitana.