Para que serve a ressonância magnética do abdome?

Perguntado por: oassuncao . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 20 votos

A ressonância magnética do abdome total é realizada para avaliar: Órgãos do abdome: fígado, trato biliar, rins, baço, intestino, pâncreas e glândulas adrenais. Órgãos da pelve como bexiga e órgãos reprodutivos, como o útero e ovários nas mulheres e a próstata nos homens. Vasos sanguíneos (angiografia por RM).

O ultrassom de abdômen total (ultrassonografia abdominal total) é um exame de imagem que utiliza sons de alta frequência (ultrassons) para gerar imagens detalhadas de órgãos e estruturas de todo o abdômen.

O resultado da ressonância magnética fica pronto em, no máximo, 3 a 7 dias.

A finalidade do ultrassom do abdome total é avaliar e verificar os órgãos internos, como fígado, vesícula biliar, baço, pâncreas, rins, intestino, bexiga, aorta, veia cava inferior e adrenais.

- Necessário jejum de 4 horas, inclusive de água. - Caso tenha o hábito de tomar algum tipo de calmante, sedativo ou relaxante, poderá tomá-lo 1 hora antes do exame, na dosagem em que está habituado.

- aplicar 1 bisnaga de Phosfoenema® ou Fleetenema® por via retal, antes de vir ao Fleury (no máximo duas horas antes). O uso desta medicação tem como objetivo estimular a evacuação do conteúdo residual do reto. ESTA PARTE DO PREPARO É MUITO IMPORTANTE PARA MELHORAR A QUALIDADE DO SEU EXAME.

A tomografia abdominal tem inúmeras indicações, como lesões no abdômen, suspeita de tumores, de apendicite, diverticulite ou mesmo de infecção ou inflamação abdominal. Quando a suspeita é de um trauma no abdômen, os médicos buscam por líquidos ou hemorragias dentro ou fora dos órgãos.

- É obrigatório trazer pedido médico. - Trazer exames anteriores da região a ser examinada. - Jejum absoluto de 4 horas, inclusive água. - Não suspender medicação desde que ingerida com menos de 1/4 de copo de água.

Uma ressonância magnética pode ser feita em todas as partes do corpo e, independentemente da área, é aconselhável que o paciente esteja há três horas sem ingerir alimentos ou líquidos antes do exame. A exceção fica por conta do exame de colangioressonância, cujo jejum deve ser de, no mínimo, oito horas.

Eles podem incluir: hemograma; teste de urina; ultrassonografia abdominal, tomografia computadorizada do abdômen e ressonância magnética do abdômen.

Nessas situações são solicitadas a ecografia, tomografia ou ressonância de abdome. A hérnia é identificada pela presença de um abaulamento (bolinha) em algum ponto do abdome, que se intensifica com a prática de exercícios físicos e reduz com o repouso.

A investigação laboratorial, se indicada, pode consistir de: hemograma, amilase, dosagem de bilirrubinas, urina rotina, dosagem de eletrólitos e uréia/creatinina, além de outros exames na presença de comorbidades.

A ressonância magnética é altamente eficiente para diagnosticar esclerose múltipla, tumores no cérebro e na glândula pituitária, infecções no cérebro e nas articulações, infecções na medula espinhal, lesões nos ombros, tendinite, derrame em estágio inicial, ligamentos rompidos no pulso, joelho e tornozelo.

Presença de implantes metálicos: pino, prótese, DIU, etc.; Uso de implantes eletrônicos: marcapasso ou implante coclear; Suspeita de gravidez.

Como é feita a sedação para ressonância magnética? A forma mais utilizada é a anestesia geral, que mantém o paciente inconsciente. A RM com sedação só pode ser conduzida em ambientes com estrutura para monitoramento durante o exame, atendimento a emergências e um anestesista responsável.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.