Para que serve a resina de Angico?

Perguntado por: abarbosa4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Já a goma dissolvida – resina de angico – pode ser usada para tratamento de doenças respiratórias como tosse, bronquite e asma.

Ferva a água e acrescente as cascas despedaçadas, deixando ferver por mais 5 minutos. Após esse tempo, retire do fogo, abafe e aguarde mais 5 minutos. Por fim, coe a mistura. Adoçar é opcional.

A resina é uma substância utilizada para fabricar produtos e plásticos. Ela pode ser do tipo natural, quando formada em árvores, ou também pode ser produzida de forma sintética por meio de fontes não renováveis. A resina é um material não cristalino, insolúvel em água e viscoso.

Resina do Angico que tem propriedades medicinais. Entre outras propriedades, esta planta é considerada como um excelente agente adstringente, depurativo e hemostático. Além de tantos efeitos benéficos, está planta também possui como ação medicinal o combate a problemas de ordem intestinal, como é o caso da diarreia.

É lubrificante, cicatrizante, fortificante, anestésico, expectorante e antibiótico. Uso Interno: impureza do Sangue, intestino, bronquite, asma, tuberculose, gripe, tosse, auxilia no tratamento do câncer( interno ou externo), alergias.

Modo de fazer:
Para preparar esse chá de casca de angico, ferva a água, acrescente as cascas despedaçadas, deixe ferver por 5 minutos. Retire do fogo, abafe e aguarde mais 5 minutos. Coe para usar. Adoçar é opcional.

Complementado com as ervas de poder, seu uso traz energia, força e limpeza profunda. Utilizado em rituais de Jurema e Catimbó, na umbanda seu uso frequentemente está ligado aos caboclos e pretos velhos em seus trabalhos espirituais.

A resina do Jatobá é usada como incenso e defumações de limpeza espiritual e é utilizada nos rituais xamânicos Latinos americanos. Suas sementes é rica em cálcio, ferro, fósforo, potássio e magnésio. Sua ingestão pode ajudar no problema de conjuntivite.

Esta espécie possui alta durabilidade natural e resistência mecânica média. Apesar de ser madeira pesada, sua refratibilidade é média. Comportamento Durante a Secagem: A madeira de Angico-vermelho é classificada como de secagem lenta e difícil, passível de empenamentos e rachaduras.

Entre suas Principais propriedades se encontram suas ações:Tônica; Fungicida; Vermífuga; Estimulante; Estomáquica; Hemostática. Os benefícios do Pau Para Tudo incluem a ação contra alterações do apetite, dificuldades digestivas, dispepsia, infestações provocadas por vermes.

Paredes e pisos com pedra sabão aplicadas também se beneficiam com o uso da Resina Multiuso, isso porque a base dá um acabamento muito mais bonito e interessante para a área, dando brilho e um toque mais sofisticado e de “casa bem cuidada”.

A resina epóxi pode ser aplicada sobre outros revestimentos como pisos cerâmicos, porcelanatos, pedras, ardósia ou diretamente sobre o contrapiso. Uma característica interessante da resina epóxi é que ela é auto nivelante.

A resina é matéria-prima bem útil para a indústria. Ela vira terebintina e breu, que depois são usados na fabricação de cosméticos, pneus, tinta, goma de mascar e muitos outros produtos.

O angico e seus derivados é totalmente contraindicado para crianças (absolutamente proibido para os menores de 6 anos), grávidas, lactantes e idosos ou todos aqueles que sofram de diarréia crônica.

Podendo ser usada na construção civil e naval, em dormentes, telhados, assoalhos, marcenaria, carpintaria, além de produzir lenha e carvão de boa qualidade. Como muitas das espécies da flora brasileira, o angico também possui valor medicinal.

A garrafada desta coleção é constituída por uma combinação de plantas medicinais e indicada para inflamação, câncer, mioma, cistos e regular a menstruação. Em seu rótulo o modo de uso informa a dosagem para adultos de um cálice após o café da manhã e outro após o jantar.