Para que serve a regulagem do relé falta de fase?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 16 de maio de 2023
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O relé falta de fase é um equipamento fundamental para sistemas trifásicos, pois garante que a carga do motor esteja sempre alimentada pelas três fases, de forma a evitar a destruição total do motor ou equipamento nele aplicado.

Assimetria modular: É um desequilíbrio acentuado dos valores de tensão entre fases; cada fase apresenta um valor de tensão. Ocorre quando há desbalanceamento das cargas entre as fases. Assimetria angular: É uma defasagem diferente de 120° entre si em um sistema trifásico.

Se o motor não estiver em operação e ocorra a falta de fase ele não dará partida, porém se ele já estiver em movimento o torque será reduzido podendo parar ou continuar com baixa velocidade.

Quando ocorre uma falta de fase, o relé de proteção desliga o contator responsável por alimentar o motor elétrico antes que ocorram danos irreparáveis. Os relés de proteção contra falta de fase são muito baratos, e por isso tentem a reduzir o custo total de instalação/manutenção dos equipamentos.

O valor da tensão aplicada ao motor, que inicialmente será fornecida através do autotransformador dependerá do valor da derivação de saída (TAP) desse autotransformador. Geralmente esse ajuste no TAP é feito para o valor de 80%, ou o de 65%.

Seqüência de fase: A ordem pela qual as tensões passam por máximo.

Os diodos são ligados invertidos em paralelo com as bobinas de relés, solenóides ou motores de passo para proteger os componentes de acionamento como, por exemplo, os transistores ou SCRs.

O relé monitor de tensão se trata de um produto capaz de identificar os níveis de tensão presentes em uma variedade de equipamentos, de forma ágil, segura, prática e altamente eficiente, de modo a realizar uma configuração automática, de forma a evitar os índices de sobretensão e possíveis falhas técnicas.

A falta de fase é geralmente ocasionada pela interrupção de um fusível, contator com contatos interrompidos, falta de fase na linha de alimentação ou mal contato provocado por conexões danificadas e inadequadas.

A assimetria modular (AM) é o desequilíbrio dos níveis de tensão entre as fases, ou seja, é o desvio que cada fase apresenta em termos de amplitude com relação à média das tensões nas três fases.

O Relé Sequência de Fase e Falta de Fase CCA é um relé eletrônico para proteção de sistemas trifásicos que necessitem da sequência correta das fases, como na partida de motores restringindo a rotação sempre para o mesmo sentido. Atuando simultaneamente com a proteção por falta de fase.

Porém, se invertermos a fase S com a fase T teremos a inversão do sentido de rotação do motor. Nesse caso o motor passa a girar no sentido ante horário. Como é feita a inversão do sentido de motores trifásico.

Já na Europa, a nomenclatura adotada para a mesma função é a R-S-T. O grande ponto aqui é que essa sequência indica o sentido de rotação dos fasores do sistema trifásico em função do tempo, sendo definido como sentido horário internacionalmente.

Uma baixa resistência indica que o motor está contaminado ou contém umidade. Testes periódicos de resistência de isolação, se incluídos no programa de manutenção de rotina, podem ajudar a detectar problemas de isolamento, antes que eles causem falhas.

Os relés de falta de fase JPF-1, DPF-1, DPX-6, DPX-7, DPX-118 e MPF-1 foram desenvolvidos pela Digimec para proteção de equipamentos elétricos trifásicos que não podem operar quando faltar uma das fases de alimentação.

Antes de entrar em pânico, primeiramente abra o quadro de luz e confira se todos os disjuntores estão no modo “on”. Caso não esteja, para restabelecer a energia imediatamente, basta religar sua chave.

- Falha do esmalte de isolação do fio; - Falha do verniz de impregnação; - Contaminação interna do motor; - Rápidas oscilações na tensão de alimentação. - Falha do material isolante; - Contaminação interna do motor; - Degradação do material isolante por ressecamento devido o motor operar com alta temperatura.

Botão de rearme: É através deste botão azul que é possível selecionar o modo de rearme do relé (A = automático/ H = manual) e rearmar o relé de forma manual após a sua atuação. Indicador de atuação: É através desse pino verde que é possível observar visualmente que o relé atuou.

O que causa desarmamento do relé térmico
Travamento do rotor. Curto-circuito entre as bobinas (rolamento interno) Curto-circuito entre bobina e carcaça do motor. Quando aumenta a corrente além das correntes nominais do motor elétrico.

Mas, o que foi fabricado para absorver calor através de pequenas bobinas, são os relés corretamente chamados de auxiliares. Eles esquentam para que o resto do circuito trabalhe sem excessos de calorias.