Para que serve a regra dos dois segundos?

Perguntado por: osanches . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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Existe uma regra simples – a regra dos dois segundos – que pode ajudar você a manter a distância segura do veículo à frente: 1. Escolha um ponto fixo à margem da via; 2. Quando o veículo que vai à sua frente passar pelo ponto fixo, comece a contar; 3. Conte dois segundos pausadamente.

DISTÂNCIA DE SEGURANÇA
Segundo o Código da Estrada (Artº 18º) “os condutores devem guardar dos outros veículos uma distância suficiente que lhes permita parar em segurança no caso de travagem ou imobilização súbita”. Também a distância lateral deve ser a suficiente para evitar acidentes (colisões).

A recomendação feita por especialistas aos condutores é de que se mantenha uma distância de pelo menos três segundos da condução que está a sua frente, mas como calcular isso? A fórmula é simples: um carro de afastamento para cada 20 km/h.

Existem 60 segundos em cada minuto, então converter segundos para minutos é muito simples: basta dividir o número por 60!

Como evitar:

  1. Verifique a calibragem dos pneus mensalmente. A calibragem dos pneus abaixo de 30% do recomendado aumenta muito o risco de aquaplanagem.
  2. Verifique o desgaste dos pneus e a profundidade da banda de rodagem mensalmente. ...
  3. Reduza a velocidade ao se aproximar de grandes poças ou de água parada.

A regra dos cinco segundos, também conhecida como regra dos três segundos, é um conceito da cultura ocidental de higiene alimentar, o qual postula que há uma margem de tempo em que é seguro pegar comida ou talheres após descarte ou queda.

Uma dica é a chamada regra dos 2 segundos: escolha um ponto fixo à beira da via ou da estrada e comece a contar pausadamente quando o veículo da frente passar por ele, até que você chegue nesse ponto. Se esse tempo for de 2 segundos ou mais, a distância é segura.

Ainda conforme a especialista, um automóvel a 80 km/h, com pneus e freios em bom estado, em asfalto seco, leva aproximadamente 50 metros para parar. Já uma motocicleta de porte médio, a 80 km/h, com pneus e freios em bom estado, em asfalto seco, leva aproximadamente 60 metros para parar.

Em palavras simples, o tempo de frenagem é o tempo que leva para um veículo parar depois de pisar no pedal do freio.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) primeiro é preciso ligar o pisca-alerta, em seguida colocar o triângulo a pelo menos 30 metros de distância, que equivale a aproximadamente 30 passos largos da traseira do veículo.

PARADA – imobilização do veículo com a finalidade e pelo tempo estritamente necessário para efetuar embarque ou desembarque de passageiros. ESTACIONAMENTO – imobilização de veículos por tempo superior ao necessário para embarque ou desembarque de passageiros.

“A segurança no trânsito no Brasil é apoiada em três pilares: engenharia, educação e esforço legal, que engloba fiscalização e legislação.

Existem dois tipos de direção defensiva: a preventiva e a corretiva. Na preventiva, o motorista pode antecipar riscos. O condutor dirige com atenção, avaliando suas condições físicas e mentais, assim como a via pela qual está trafegando. Consciente, ele trafega de acordo com a realidade apresentada.

Décimo de segundo: Equivale a 0,1s (Um segundo dividido por 10); Centésimo de segundo: Equivale a 0,01s (Um segundo dividido por 100); Milésimo de segundo: Equivale a 0,001s (Um segundo dividido por 1000).

1' corresponde a 60 segundos. 5' corresponde a 300 segundos. 1 grau corresponde a 3600 segundos.

Se 1 segundo = 30,87 metros, transformando metros para centímetros, teremos que 1 segundo = 3.086,67 cm.
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Como calcular a precisão de uma Coordenada Geográfica.

ARCONMMetros
1 minuto11.852
1 segundo0,01730,87

De forma semelhante à aquaplanagem, na derrapagem, os pneus perdem aderência com o solo. Porém, nesse fenômeno, eles não flutuam sobre água, mas escorregam sobre a pista (ao invés de rolar). Como na aquaplanagem, na derrapagem, o motorista, por instinto, tende a acionar os freios, na tentativa de conter a ação.

O recomendável é não passar dos 80 km/h. Abaixo dessa velocidade é quase impossível ocorrer aquaplanagem, mesmo que a sinalização da via indique velocidade superior.

Os sulcos do pneu são canais localizados no sentido tangencial da banda de rodagem e sua função principal é escoar a água para evitar aquaplanagem.

Cada equipe, após o controle da bola, possui 24 segundos de posse de bola para arremessá-la à cesta adversária. Desses 24 segundos, apenas 8 segundos podem ser executados no campo de defesa. A equipe não pode regressar com a bola ao campo de defesa após ter cruzado a linha do meio da quadra.