Para que serve a rapadura preta?

Perguntado por: lmorgado . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

- As vitaminas do complexo B contidas na cana-de-açúcar ajudam no crescimento do esqueleto e do tecido conjuntivo. - A rapadura preta cura anemia e fortalece os ossos. É bom para gestantes e mulheres que estão amamentando.

Tanto que a rapadura é classificada no grupo dos doces e sobremesas à base de açúcar, que devem ser evitados pelas pessoas que sofrem com a diabetes.

O ideal para não engordar é consumir uma porção pequena, em torno de 30 g. E uma boa dica é comer rapadura logo após uma grande refeição, como o almoço, pois é mais fácil controlar a vontade de comer porções maiores desse doce.

É importante lembrar que, apesar de ser mais saudável, a rapadura não deve ser consumida em excesso, pois pode aumentar o risco de problemas como ganho de peso, triglicerídeos, colesterol e glicemia elevados. Ela também não deve ser consumida por pessoas com diabetes, colesterol alto e doenças renais.

Benefícios da rapadura
Ela contém até 100 vezes mais cálcio, até 26 vezes mais ferro e muito mais potássio, magnésio e vitamina A que os outros adoçantes. A nutricionista lembra que o alimento é muito recomendado para a prevenção de anemias e da osteoporose.

Outro detalhe que ela deixa bastante nítido é o fato de as pessoas geralmente não saberem qual é a diferença entre a rapadura branca e a preta. "Muita gente considera a preta a 'oficial' e a branca com mais açúcar. Mas a verdade é que a primeira fica com essa cor porque não retiramos a borra do caldo da cana.

A rapadura é o doce feito a partir do caldo concentrado da cana-de-açúcar e, ao contrário do açúcar branco, é rica em nutrientes como cálcio, magnésio, ferro e potássio.

A rapadura é um prato muito presente no nordeste brasileiro e que é consumido de diferentes formas e jeitos. Ela pode ser servida sozinha, como uma sobremesa, ou junto com outro doce, como o famoso pé-de-moleque, por exemplo. O bom disso tudo é que as receitas de e com rapadura são todas muito simples e variadas.

Para consumir a rapadura sem engordar, pode-se comer esse doce logo após uma grande refeição, como almoço e jantar. Isso porque as proteínas, as leguminosas e os vegetais presentes nessas refeições diminuem a carga glicêmica da refeição, equilibrando a glicemia, controlando o apetite e evitando o ganho de peso.

Açúcar. Açúcar deve ser evitado, para que o fígado tenha um bom funcionamento. O órgão faz a conversão de carboidratos ingeridos em excesso em gordura, que se armazena no próprio órgão, podendo originar uma doença hepática gordurosa.

A rapadura pode ser utilizada para substituir o açúcar refinado, tanto na culinária quanto no uso de sucos, chás, dentre outros alimentos. Por ser considerado um produto natural sua utilização é imensamente mais saudável que o uso de açucares refinados.

Conforme a nutricionista, o diabético deve cortar de sua dieta o açúcar (substituir por adoçantes), mel, melado, caldo de cana, rapadura; carboidratos de alto índice glicêmico e pobres em fibras, refrigerantes, balas, biscoitos doces, farinha branca, bebidas alcoólicas, café, fumo e consumo excessivo de sal também são ...

A rapadura é fabricada a partir da fervura do caldo de cana, e em seguida, é moldada e seca. Sua fabricação iniciou-se no século XVI nas Ilhas Canárias, território espanhol. No mesmo século, teve início a produção no Brasil, nos primeiros engenhos de cana-de-açúcar, servindo de alimento para os escravos.

Ao contrário do que muitos pensam, o açúcar mascavo não é a rapadura ralada. Ele também é produzido a partir do melado de cana, que deve ser batido até a secagem. Assim como a rapadura e o melado de cana, o açúcar mascavo não passa por refinamento, conservando todos os nutrientes da cana-de-açúcar.

Rapadura. Em relação ao açúcar, quanto mais escuro for mais próximo do seu estado bruto ele estará, e a rapadura é o açúcar da cana sem nenhum tipo de refinamento. Para a sua produção, o caldo de cana é fervido até se transformar em uma barra sólida.

  • Chocolate amargo. É composto de pelo menos 70% de cacau, que é fonte de triptofano, aminoácido precursor de neurotransmissores responsáveis por regular o apetite. ...
  • Frutas acompanhadas de fibras. ...
  • Sorvete caseiro. ...
  • Picolé de frutas sem açúcar. ...
  • Pera.

Apesar da alta concentração calórica, a rapadura tem mais benefícios que o açúcar branco. Sua produção artesanal lhe confere mais nutrientes, sendo rica em minerais como potássio, cálcio, magnésio, ferro entre outros e vitaminas A, B1, B12, E e mais algumas.

No caso das anemias carenciais, a deficiência de ferro e de ácido fólico deve ter na sua reposição uma dieta mais rica em carnes vermelhas, vegetais – folhas verdes, beterraba, alimentos de milho, feijão, cereais e frutas ricas em vitamina C, que ajudam na absorção do ferro.

Figo, uva passa, pêssego e damasco seco farão a diferença em sua alimentação. As frutas secas possuem diversos nutrientes e a cada 100g, podem ter em média 2,5mg de ferro.

Ele diz fazer a melhor rapadura do Brasil! Esse é o íconico Manoel Pezinho, morador da zona. rural de Iraquara, na Chapada Diamantina, Bahia.

Por causa da adição de sabores, a validade do produto é menor, 90 dias. Já a rapadura tradicional pode durar até um ano.