Para que serve a raiz do sapé?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 10 votos

Chá de raiz de sapé – Me indicaram e aprovei demais!!! O chá tem efeito anestésico e auxilia muito no processo de erupção dos dentes.

Os tratamentos consistiram de cinco doses de calcário dolomítico (0, 1, 2, 4 e 6 t/ha), incorporado ao solo manualmente com auxílio de enxada, à profundidade de 20 cm, após gradagem das parcelas. Um tratamento extra, sem calcário e gradagem foi adotado.

O Cipó Mil-Homens, também conhecido como cipó-buta, papo-de-peru, jarrinha, aristolóquia ou buta, é um chá que possui muitas propriedades diuréticas, também auxilia a evitar a má digestão e os gases.

Em Angola é conhecida por sape-sape. Em Moçambique é conhecida como anona. Estamos falando da graviola, uma fruta originária das Antilhas (América Central) e que tem propriedades antidiuréticas, anti-inflamatórias, antirreumáticas, antiespasmódicas e anticancerígenas.

Distribuição: Nativa em toda a América Central e do Sul. Comum em campos abertos e na restinga. Situação em São Paulo: Encontra-se em terrenos beirando a marginal Pinheiros e beiras de estrada, além de terrenos baldios, indicando antigos campos, mas já não é muito abundante.

Logo atualmente, o sapê é desvantajoso tanto para o consumidor quanto no aspecto ambiental. Além de sua prática e rápida aplicação, por ser disposta em ripas (pentes de 2 metros); a mesma chega a durar aproximadamente de 10 à 15 anos, dependendo de sua correta aplicação e ambiente onde aplicada.

A denominação Sapé originou-se da existência de um tipo de capim abundante na região, conhecido pelos indígenas como eçape, o que alumia o caminho, o que dá claridade. Dele se serviam para fazer fachos de iluminar as travessias noturnas.

Para impedir que o mato volte a crescer, espalhe bastante sal grosso sobre as folhas e deixe-o sobre elas por longas horas. Renove a quantidade de sal todas as vezes que ele estiver acabando. O ingrediente permitirá que a planta pare de crescer.

Além disso, existem alguns manejos eficientes para a prevenção de plantas daninhas resistentes como: rotação de cultura; manejo, rotação e de herbicidas; utilização de cultivares competitivas; pouco espaçamento; uso de cobertura mortal e controle biológico.

A abútua serve para o tratamento de menstruação atrasada, cólicas menstruais, ácido úrico, problemas renais, anemia, artrite, congestões no fígado, dores de cabeça, febres, inflamações na bexiga, problemas digestivos e úlceras.

Indicações: ´colica, estômago, rim, fígado, coração, febre, raiz contra picada de cobra. Parte utilizada: raiz. Contra indicações: tóxica. Usar sob orientação médica, não deve ser usada durante a gravidez.

Sobre a abútua
Esta planta medicinal faz parte da família Menispermaceae e também pode ser conhecida pelos nomes de abútua-verdadeira, baga da praia, batata brava, butiá, bútua, jaboticaba de cipó, orelha de onça, parreira brava, parreira silvestre, uva da serra, uva do mato e uva silvestre.

Dentre as plantas mais citadas para tratar afecções bucais destaca-se a aroeira, barbatimão, quixaba, romã, caju roxo, tanchagem e juá, todas devido as suas propriedades anti-inflamatórias, exceto o juá que seria clareador dental e o barbatimão por exibir adicionalmente ação cicatrizante.

Contraindicações do chá de graviola
Quem possui qualquer tipo de doença bucal, como aftas ou caxumba (que é uma infecção nas glândulas salivares), por exemplo, também deve evitar a fruta – pois, como ela possui acidez, pode causar dor.