Para que serve a quetiapina?

Perguntado por: erosa . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

A quetiapina pode ajudar a reduzir a ansiedade e a irritabilidade dos pacientes. Além disso, sua ação pode potencializar o efeito de antidepressivos e ajudar a dar um ânimo ao paciente. No entanto, o hemifumarato de quetiapina deve ser utilizado com cautela e em combinação com os fármacos certos.

Como vimos acima, a quetiapina tem vários nomes e usos, mas a principal ação que vamos falar agora é a de antagonista da dopamina. A dopamina é uma substância vital que age no cérebro. Ela atua em algumas vias vitais para o controle da nossa noção do real e do humor, mas, também, dos movimentos.

O Seroquel pode ser tomado durante o dia ou apenas a noite? Sim, o seroquel (quetiapina) pode ser utilizado em qualquer horário. De forma geral, como ele pode causar sonolência nas primeiras semanas de uso, recomendamos inicialmente o horário noturno.

É importante que a quetiapina seja usada de acordo com a orientação médica, uma vez que pode causar alguns efeitos colaterais, como dificuldade para falar ou se movimentar, tontura, boca seca ou alterações do humor, sendo importante comunicar ao médico os efeitos sentidos.

Bom dia, isso varia de paciente para paciente. Alguns tem sono já na primeira meia-hora, alguns levam mais de uma hora para ter sono com a medicação.

Apesar da quetiapina ser considerada como um antipsicótico, ela tem demonstrado excelentes respostas nos sintomas ansiosos e depressivos. A fluoxetina é um antidepressivo e o Clonazepam é um ansiolítico, muito usado em situações emergenciais e por um período de tempo mais breve.

O aumento de peso é um efeito colateral comum sim, em média, em 10% dos pacientes. Esse aumento de peso é mais evidente no início do tratamento. A causa está relacionada ao aumento do apetite e a astenia, então, uma dieta bem elaborada e atividades físicas regulares resolvem esse problema facilmente.

O medicamento quetiapina quetiapina quetiapina é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) para o tratamento de: Esquizofrenia (CID10: F20. 0, F20.

Tomo Rivotril e o médico indicou também hemifumarato de quetiapina posso misturar esses dois remédios? Ambas as medicações são sedativas, isto é, tendem a dar sonolência e aumentar o tempo de reação a estímulos, mas não existe contra-indicação absoluta em se usar a associação.

A quetiapina tem um grande inconveniente de favorecer ganho de peso, mas é um excelente antipsicótico. No entanto, não deve ser por isso o motivo de evitar seu uso, pois deve-se ser associado a ela a prática de exercício físico e dieta hipocalórica, porque ela salva vidas quando bem indicada.

Os antidepressivos são fármacos eficazes para o tratamento de transtornos depressivos, e seus efeitos se tornam melhores quando associados à Terapia Cognitivo-Comportamental. Já os antipsicóticos atuam com efeitos sedativos e psicomotores em casos de psicoses.

A quetiapina, grosso modo, é uma medicação segura e não causaria prejuízo em longo prazo na dose informada. Contudo, como qualquer medicação antipsicótica, em doses maiores, com má indicação terapêutica e com uso irregular, pode causar em uso prolongado um quadro neurológico chamado discinesia tardia.

R$ 210,05Ativar Desconto Lab.

A quetiapina, como todos fármacos, tem uma curva de efeito, com início, meio e fim. A quetiapina regular atinge o estágio estável em oito horas. A quetiapnina XR em 12 horas. A posologia é escolhida de acordo com a meta de pico plasmático ( concentração máxima da substância no segue após a ingestão) desejada.

Mudanças bruscas e incompreensíveis no humor
As mudanças no humor são as mais características do transtorno e podem ocorrer com frequência ou não, variando na intensidade e nos episódios. Por isso, essas mudanças são extremas e bruscas, sem motivo aparente ou justificável.

É importante ressaltar: a quetiapina não é indicada em bula para tratar diretamente a insônia. O que acontece é que a sonolência é um dos efeitos colaterais mais frequentes, fazendo com que o medicamento seja utilizado em doses baixas para induzir o sono em alguns casos.

A fruta toranja (em inglês, grapefruit) bloqueia a enzima que metaboliza a quetiapina, elevando os níveis da mesma no sangue, trazendo risco de intoxicação. A ingesta de bebida alcoólica reduz os efeitos terapêuticos da quetiapina e intensifica os efeitos colaterais desse medicamento.

As reações adversas a medicamentos (ADRs) mais comumente relatadas com o Hemifumarato de Quetiapina (>10%) são: sonolência, tontura, boca seca, sintomas de abstinência por descontinuação, elevação nos níveis séricos de triglicérides, elevação no colesterol total (predominantemente no LDL) redução do colesterol HDL, ...