Para que serve a puxada fechada?

Perguntado por: abelem . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

A puxada fechada é um exercício que pode auxiliar bastante no treino de costas. Porém, é preciso executá-la e inseri-la corretamente no treino para assim poder ter melhores resultados.

A puxada recruta vários músculos importantes das costas, ombros e braços. Os músculos latissimus dorsi, ou dorsais, são “os músculos das asas” que você vê em alguém com as costas definidas — e que muitas mulheres também gostam de trabalhar para dar a impressão de uma cintura mais fina — são os mais trabalhados.

Puxada Frontal Aberta, puxada de dorsais ou pulley frente é um exercício que como o nome mesmo diz trabalha os músculos dorsais, a região das costas. Os músculos envolvidos são latíssimo do dorso, deltóide posterior, trapézio inferior e rombóides.

A remada baixa é um exercício com o objetivo de trabalhar os músculos dorsais, no entanto, outros músculos, como os flexores do cotovelo, têm participação significativa. A variação do exercício ocorre apenas na posição do antebraço, podendo ser supinada, neutra e pronada.

Um crossover com acessório de aderência larga é equivalente à máquina de puxada alta, portanto, use qualquer um dos dois. Os joelhos devem ficar em um ângulo de 90 graus com os pés no chão. Se não conseguir fazer isso, ajuste a máquina.

As puxadas no pulley, estão entre os exercícios mais populares realizados na academia. As pegadas podem variar, assim como o acessório usado. O movimento realizado, nas puxadas, é a adução das escápulas (aproximação das escápulas) e o objetivo principal é trabalhar a musculatura dorsal (costas).

Se no início do movimento as palmas da sua mão estão viradas para frente ou para baixo, você está utilizando uma pegada pronada durante a execução do exercício. Caso as palmas da sua mão estejam viradas para você ou para cima no início do movimento, o exercício está sendo feito com pegada supinada.

A remada curvada serve para o desenvolvimento muscular harmônico e é um dos poucos exercícios de costas que utiliza o peso livre. Devido à posição curvada, o movimento ativa o dorso, trapézio (porção média e inferior), romboides, deltoide, bíceps braquial, serrátil, entre outros músculos.

Pulley Costas (puxada atrás da cabeça)
Apesar de amplamente usado na academia, esse exercício exige que o seu ombro trabalhe numa posição de grande instabilidade (abdução com rotação externa), isso pode lesionar os tendões e as estruturas da articulação podendo comprometer a saude do seu ombro por um bom tempo.

O pulley frente (ou puxador frente) é um exercício para costas muito parecido com a barra-fixa, mas com características únicas que poderão ser usadas a seu favor para obter mais hipertrofia. Barra fixa, sem dúvidas, é a puxada vertical mais eficiente para treinar costas.

5- Remada alta
A biomecânica mais uma vez predispõe o ombro a uma posição de pinçamentos tendíneos na articulação. Aliás, existem testes de pinçamentos realizados por fisioterapeutas que exigem exatamente essa posição, pois provoca possíveis pinçamentos.

A rosca alternada é um exercício único para construir massa muscular no bíceps, pois permite que cada braço trabalhe de forma individual e um de cada vez.

A remada cavalinho é um exercício composto que recruta todos os músculos das costas (1), principalmente dorsal, trapézio e romboides. Os deltoides posteriores e bíceps funcionarão como auxiliares do movimento. Abdômen, glúteos, lombar e posteriores das pernas serão os estabilizadores.

Os exercícios de remada irão trabalhar mais a espessura da dorsal, e trabalham um determinado ângulo da musculatura, de frente para trás. Já a puxada tem o movimento de cima para baixo, sendo ótima para aprimorar a largura da dorsal.

Os diversos tipos de agachamento são ótimos para ativar o glúteo e a gaiola auxilia na execução. “Para que o exercício seja efetivo, é bacana variar. Levantamento terra, agachamento búlgaro e frontal com barra, por exemplo, podem integrar o treino”, sugere Diego Villalobo.

Face pull é um exercício “multi” funcional e serve tanto como construtor de massa muscular, mas também como um ótimo movimento para fortalecer ombros e melhorar a postura.No que tange a hipertrofia, face pull é um ótimo exercício para treinar a cabeça posterior do deltoide, a cabeça que menos recebe atenção e ...

Algumas opções de exercícios para fazer um treino de bíceps em casa são:

  1. Flexão de braço. ...
  2. Flexão de braço inclinada. ...
  3. Rosca martelo. ...
  4. Rosca direta. ...
  5. Rosca direta sentado. ...
  6. Prancha de antebraço.

As pegadas mais fechadas tendem a enfatizar o latissimo do dorso. Já as pegadas mais abertas priorizam, além do latissimo dorsal, também os músculos menores – como redondos, romboides e trapézio.