Para que serve a próstata do homem?

Perguntado por: eapolinario5 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 18 votos

A principal função da próstata é a produção do líquido que compõe o esperma ou sémen. Deste composto, fazem ainda parte secreções provenientes de outras estruturas do sistema reprodutor, como as vesículas seminais e os testículos.

Isso não acontece graças à próstata: na ejaculação, a parte superior dela fica apertada e comprime a saída da bexiga, impedindo que o líquido amarelo escape nesse momento.

A causa exata do aumento da próstata ainda é desconhecida. Fatores relacionados ao envelhecimento e aos próprios testículos podem desempenhar um papel no crescimento dessa glândula. O crescimento natural da próstata ocorre na maioria dos homens conforme eles vão envelhecendo.

A cirurgia da próstata – a prostatectomia radical – é indicada quando o paciente é diagnosticado com um câncer nessa glândula. Segundo dados do Ministério da Saúde, sabe-se que o câncer de próstata é a segunda causa de mortalidade masculina, perdendo apenas para o câncer de pele.

O desenvolvimento do câncer de próstata pode estar ligado ao aumento das taxas de determinados hormônios. Níveis elevados de andrógenos (hormônios masculinos, como a testosterona) promovem o crescimento celular da próstata e podem contribuir para o risco de câncer de próstata em alguns homens.

A cirurgia de retirada da próstata é um procedimento bem conhecido no tratamento do câncer de próstata, o segundo tipo mais comum na população masculina (atrás apenas do câncer de pele não melanoma).

Tem mais depois da publicidade ;) A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que apresenta tamanho aproximado de uma noz, pesa cerca de 20 gramas e está localizada na região abaixo da bexiga e em frente ao reto.

A função da próstata é produzir e armazenar o líquido prostático, que junto com o líquido seminal produzido pelas vesículas seminais e os espermatozoides produzidos nos testículos, formam o sêmen.

Quando não é possível manter os principais nervos da região, a retirada da próstata causa impotência pelo próprio ato cirúrgico. Em muitos casos, a disfunção erétil após cirurgia é temporária, podendo levar até 2 anos para a recuperação completa.

Incapacidade de reter a urina; Disfunção eréctil; Jacto/fluxo urinário fraco ou intermitente; Dor na região lombar, pélvica, rectal, inguinal, testículos ou coxas.

Três horas ou mais por semana de prática vigorosa de ciclismo, tênis, corrida ou natação parecem melhorar o prognóstico entre tais pacientes, constatou a equipe de pesquisadores.

Noctúria (vontade de urinar durante a noite); Dor no abdómen e inguinal (“virilha”); Dor/desconforto no pénis, testículos e zona do períneo (entre o escroto e o recto); Ejaculação precoce ou dolorosa.

Um estudo clínico, conduzido pelo urologista Harin Padma-Nathan, da Universidade da Califórnia, apontou a possibilidade de prevenção e cura de problemas de ereção.

Após um mês, o homem pode retomar suas atividades de rotina, como trabalhar e dirigir. Caminhadas estão liberadas, mas tarefas que demandem maior esforço, como segurar netos no colo, jogar bola ou levantamento de peso na academia, só podem ser realizadas 90 dias depois do procedimento cirúrgico.