Para que serve a prednisolona?

Perguntado por: bporto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Prednisolona é indicado como agente anti-inflamatório e imunossupressor em patologias cujos mecanismos fisiopatológicos envolvam processos inflamatórios e/ou autoimunes; para o tratamento de condições endócrinas; e em composição de esquemas terapêuticos em algumas neoplasias.

Prednisona serve para dor de garganta? Alguns médicos utilizam uma dose única de prednisona 60 mg nos adultos e 3,6 mg/kg nas crianças (ou dose equivalente de qualquer outro corticosteroide) para acelerar o tempo de cura das faringites ou amigdalites.

Fraqueza muscular, miopatia corticosteroide, perda de massa muscular; agravamento dos sintomas de miastenia gravis; osteoporose; fraturas por compressão vertebral; necrose asséptica da cabeça do fêmur e do úmero; fratura patológica de ossos longos; ruptura de tendão.

O que acontece se tomar prednisona à noite? O uso do medicamento na parte da noite pode ocasionar insônia, por isso, deve ser evitado.

A diferença está na forma biológica delas. A Prednisona depois de ingerida, ou seja engolida, precisa passar para o fígado para ser transformada em PrednisoLONA, para poder ser ativa e então funcionar! A PrednisoLONA, que é a forma ativa, depois de ingerida não precisa passar pelo fígado!

Como se usa

  1. Uso oral – Doses. • doses em termos de prednisolona.
  2. Adultos. 2,5 a 15 mg, 2 a 4 vezes por dia.
  3. Crianças. 0,14 a 2 mg por kg de peso corporal por dia ou 4 a 6 mg por metro quadrado de superfície corporal por dia, em doses divididas.

Dosagem de prednisona
A dose inicial de prednisona para adultos pode variar de 5mg a 60mg diários, dependendo da doença em tratamento. Caso a doença não melhore após um certo tempo, procure seu médico.

Dentre todos os anti-inflamatórios, o mais estudado para a dor de garganta é o Ibuprofeno.

Essa medicação é um corticoide, potente anti-inflamatório e antialérgico. Usamos em alguns casos em que também ocorre a tosse, como a asma e a laringite, mas nos resfriados não ajuda!

Prednisolona começa a agir em aproximadamente 1 a 2 horas após a administração.

A prednisolona não pode ser usada por pessoas que sejam alérgicas (ou tenham conhecimento de que alguém da família tenha tido reação semelhante) ao seu princípio ativo ou a qualquer outro medicamento da mesma classe, bem como a algum componente de sua fórmula.

Corticoides, como a prednisona, podem dar um alívio importante e são vendidos sem prescrição médica.

O corticoide é uma classe de medicamentos de ação anti-inflamatória e imunossupressora. Isto é, trata-se de uma substância usada para suprimir os mecanismos de defesa do corpo, procedimento necessário para realizar transplantes e enxertos, por exemplo.

Em geral, nós reumatologistas orientamos os pacientes a tomarem o corticoide, a exemplo da prednisona, no período da manhã, principalmente diante do uso crônico dessa medicação em algumas doenças. Isso ocorre porque no corpo humano a liberação do cortisol sofre alterações ao longo do dia.

COMO TOMAR Prednisona? É aconselhada a ingestão de um comprimido diariamente, pela manhã, com a ajuda de um copo d'gua para facilitar.

Ambos os fármacos têm as mesmas indicações e posologias.
Mas, alguns pacientes com disfunção hepática podem ter mais vantagens com a prednisolona, já que não requer biotransformação hepática. Porém, como os medicamentos não são bioequivalentes e intercambiáveis, é necessária a prescrição médica para a mudança.

A dose média inicial de prednisolona para crianças é de 1mg/kg/dia, o que corresponde a 2 gotas/kg/dia, podendo ser tomada em dose única ou ser dividida em até 4 doses. A dose máxima de Prelone é de 80mg por dia.