Para que serve a posição proclive?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

O decúbito Proclive, ainda é utilizado para reduzir a pressão pulmonar em processos longos, assim como, evita a aspiração de secreções, por exemplo.

Posição utilizada especialmente para observação ou cirurgia ginecológica. Consiste em colocar o indivíduo em decúbito dorsal com a bacia mais elevada do que os ombros e a cabeça.

A posição de Trendelenburg é uma variação da posição de decúbito dorsal onde a parte superior do dorso é abaixada e os membros inferiores são elevados. Mantém as alças intestinais na parte superior da cavidade abdominal. Posição utilizada para cirurgias de órgãos pélvicos e laparotomia de abdome inferior.

Posição Supina
Para um melhor posicionamento do paciente e, certamente, mais anatômico, as pernas e os braços são suavemente afastados do corpo, que deve estar muito bem alinhado. As pernas não devem estar flexionadas, tampouco devem estar cruzadas.

Na radiologia, a posição de Fowler é um posicionamento em que o paciente é colocado em decúbito dorsal com a cabeça mais alta que os pés.

A posição pode ser usada para aumentar a função respiratória em pacientes com sobrepeso e obesidade, aliviando a pressão na cabeça. Dito isto, há riscos de hipotensão e redução do fluxo sanguíneo para o cérebro, pescoço e área genital.

Posição ginecológica (ou de litotomia) É utilizada para o acesso aos órgãos pélvicos e geni tais. O paciente é colocado em posição dorsal; a seção dos pés da mesa cirúrgica é abaixada completamente, e os membros inferiores são elevados e abduzidos em perneiras metálicas, para haver exposição da região perineal.

Segundo a jornalista, a posição litotômica “é também conhecida como posição ginecológica ou posição do frango assado: a paciente fica em decúbito dorsal, com as pernas afastadas e erguidas em estribos, enquanto o médico examina a área, sentado em um banquinho”.

Na posição supina ou decúbito dorsal, o paciente fica deitado de costas com a cabeça e os ombros ligeiramente elevados. É uma das posições mais assumidas pelos pacientes hospitalizados.

POSIÇÃO SUPINA COM A CABEÇA INCLINADA PARA BAIXO EM AO MENOS 45 GRAUS.

Decúbito lateral (esquerdo ou direito)
Este procedimento, é ideal para facilitar a coleta de exames e aumentar o conforto do paciente, aliviando a pressão nas costas e amenizando o surgimento de escaras nessa região.

Posição de Trendelenburg reversa ou proclive: nesse posicionamento o paciente é colocado na posição dor- sal de maneira que a cabeça fique em um nível mais elevado que os pés. Destacam-se como áreas potenciais de pressão: regiões occipital, escapular, sacrococcígea e dos calcâneos.

Como é a posição decúbito dorsal? A posição decúbito dorsal coloca o paciente deitado sobre as costas, com a cabeça levemente acima do nível dos pés, braços e pernas estendidos.

O decúbito ventral ou posição prona acontece quando o corpo está deitado em uma superfície, mas com a face e a região do abdômen voltada para baixo. Em termos populares, é o mesmo que dizer que a pessoa está deitada “de barriga para baixo” ou “de bruços”.

Posição dorso sacral / litotômica
Esta é a posição de escolha para cirurgias urológicas e ginecológicas, pois a pélvis fica livre, além de garantir uma maior superfície de suporte para a panturrilha e apoio ao joelho.

Quais os posicionamentos cirúrgicos?

  • Posição supina;
  • Posição prona;
  • Posição lateral;
  • Posição dorso sacral/posição litotômica;
  • Posição genucubital/posição sobre cotovelos e joelhos;
  • Posição de cadeira de praia.

8 técnicas de relaxamento para ansiedade

  1. Bolinha anti-stress. A bolinha anti-stress é realmente uma alternativa eficaz para quem deseja relaxar antes de se submeter a uma cirurgia. ...
  2. Aconselhamento profissional. ...
  3. Massagem. ...
  4. Acupuntura. ...
  5. Respiração. ...
  6. Meditação. ...
  7. Ioga. ...
  8. Ouvir música ou ler.