Para que serve a pomada de sulfadiazina de prata?

Perguntado por: ldias . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Sulfadiazina Prata Creme 1% Genérico Prati Donaduzzi 50g é um agente cicatrizante e antimicrobiano tópico na terapia de queimaduras, feridas cirúrgicas, úlceras e escaras infectadas.

A atividade antimicrobiana da Sulfadiazina de Prata é mediada pela reação do íon prata com o DNA microbiano, o que impede a replicação bacteriana. Além disto, age sobre a membrana e parede celulares, promovendo o enfraquecimento destas, com consequente rompimento da célula por efeito da pressão osmótica2,3,4.

Costuma-se utilizá-la no tratamento de queimaduras de segundo e terceiro grau. Geralmente, as queimaduras superficiais não necessitam de tratamento tópico antimicrobiano, porém, quando a queimadura superficial é mais extensa, o uso da sulfadiazina pode ser realizado para evitar colonização da área.

Pomadas cicatrizantes mais conhecidas

  1. 1 – Hipoglós. As pomadas que contêm zinco são excelentes pomadas cicatrizantes para ferimentos como cortes e escoriações, além de serem ótimas para assaduras e irritações na pele. ...
  2. 2 – Kelo-Cote. ...
  3. 3 – Nebacetin. ...
  4. 4 – Bepantol. ...
  5. 5 – Aloe vera.

Concluiu-se que a sulfadiazina de prata tem açao antimicrobiana, mas nao favorece o tempo de cicatrizaçao; enquanto a Aloe vera possui efeitos positivos na cicatrizaçao de feridas de segunda intençao, reduzindo seu tempo final e, portanto, sendo recomendada para o tratamento de queimaduras.

A sulfadiazina de prata trata de feridas principalmente aquelas com grande potencial de infecção e risco de evolução para infecção generalizada: queimaduras, úlceras de perna, escaras de decúbito e feridas cirúrgicas.

A sulfadiazina de prata é um agente cicatrizante e antimicrobiano tópico na terapia de queimaduras, feridas cirúrgicas, úlceras e escaras infectadas. Previne infecções nos cateterismos vasculares. A ação inicia-se no momento da aplicação.

3x de R$5,52 i Valor em 3x sem juros para compras com parcela mínima de R$ 50,00. *Consulte os juros aplicados em sua compra na escolha da forma de pagamento.

Reações adversas
Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): Há relatos de argiria, descoloração da pele ou de mucosas secundária à deposição do metal prata, após a utilização tópica de creme de sulfadiazina de prata por longos períodos.

Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): há relatos de argiria, descoloração da pele ou mucosas secundária à deposição do metal prata, após a utilização tópica de creme de sulfadiazina de prata por longos períodos.

Dermazine® deve ser evitado em gestantes a termo, recém-natos até um mês e prematuros. Categoria “B” de risco na gravidez. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

A Sulfadiazina de prata é um fármaco resultante da união de dois agentes (Nitrato de Prata e Ácido Sulfadiazídico). O curativo com aplicação do medicamento auxilia, alivia a dor e acelera o processo de cicatrização.

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

Alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:

  1. Lavar a ferida. ...
  2. Fazer um curativo. ...
  3. Resfriar a pele. ...
  4. Aplicar calor na ferida por 15 minutos. ...
  5. Manter a ferida elevada. ...
  6. Consumir ômega 3 e vitaminas A, C e E.

Para os médicos, qualquer ferida que não cicatriza em um prazo de 4 a 6 semanas deve ser tratada com mais atenção. Se o ferimento atinge o estágio crônico, ou seja, se a dificuldade de cicatrização é maior do que este período, passa a ser chamada de úlcera.

Princípio Ativo: sulfadiazina

ReferênciaPrincípio AtivoSimilar Equivalente
SuladrinsulfadiazinaFurp-Sulfadiazina
SuladrinsulfadiazinaSulfazina

O Mepilex border Ag® apresentou resultado igualmente positivo como substituto da sulfadiazina em queimadura, com a vantagem de ser autoadesivo e com boa capacidade de absorçao, nao necessitando de curativo secundário, o que pode ser interessante em relaçao ao custo e maior praticidade.

Aplicar uma vez ao dia. Pode ser aplicado duas vezes ao dia no caso de lesões muito exsudativas (úmidas) ou a critério médico. O excesso do produto pode ser retirado com uma compressa de gaze ou algodão. Utilizar sulfadiazina de prata até a cicatrização da ferida.

Após a lavagem, o ideal é aplicar uma gaze com pomada de sulfadiazina de prata a 1% e enfaixar o local delicadamente com ataduras. Vale ressaltar que para as queimaduras de segundo grau com mais de um palmo, indica-se visitar um médico para que o curativo seja feito corretamente.

Significado de Sulfadiazina
substantivo feminino [Farmácia] Derivado sintético da sulfanilamida, empregado no tratamento da pneumonia, meningite, infecções intestinais e outras, mediante injeções ou preparados ministrados por via oral.

A resposta é não, infelizmente.