Para que serve a planta chamada Cabelo de Nego?

Perguntado por: lvargas6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Cabeça de negro A Mutamba, também conhecida por mutamba-preta, cabeça-de-negro, guaxima-macho, periquiteira, chico-magro, envireira ou pau-de-bicho, é uma planta medicinal comum nos países da América Central e do Sul, como Brasil, México ou Argentina, sendo usada popularmente no tratamento de vários problemas de saúde ...

Age contra a queda de cabelo, sendo muito usado para combate à calvície e como indutor do crescimento capilar. Conhecido como um alisante natural, seu uso proporciona disciplina aos cabelos, reduz volume e elimina o frizz sem deixar um liso estático, mas com muito movimento e brilho.

A Planta arame é usada na decoração de jardins como forração; entre vãos de pedras e escadarias; junto a postes e colunas como trepadeira; em vasos e jardineiras como planta pendente.

As árvores maiores atingem dimensões próximas de 30 m de altura e 60 cm de DAP (diâmetro à altura do peito, medido a 1,30 m do solo), na idade adulta. Tronco: reto a levemente tortuoso, curto, freqüentemente ramificado a baixa altura. Fuste com até 12 m de comprimento. Ramificação: é dicotômica.

As cascas da Mutamba têm sabor adocicado e é rica em mucilagens, promovendo a cicatrização de ferimentos, sem ressecá-los. Seu uso interno tradicionalmente é indicado para tratar casos de elefantíase, além de outras moléstias cutâneas.

O chá é uma bebida que traz inúmeros benefícios para a saúde porque contém água e ervas com propriedades medicinais que podem ser úteis para prevenir e ajudar a tratar diversas doenças como gripe, dor de garganta ou excesso de gases, por exemplo.

O decocto e o infuso preparados a partir da casca de barbatimão têm sido utilizados na medicina popular para o tratamento de distúrbios gastrointestinais, cicatrização de feridas, como anti-inflamatório, antimicrobiano e antioxidante.

A forma mais popular de usar a Mutamba é usar a casca para preparar chás caseiros. Colocar as cascas secas da planta numa panela com 1 litro de água fervente, deixando ferver a mistura por mais 10 minutos, em fogo médio. Passado esse tempo, deve-se tampar e deixar repousar durante 10 a 15 minutos. Coar antes de beber.

Os frutos, de cor escura, são comestíveis e têm sabor adocicado, mas é na casca que se concentram os principais princípios ativos da mutamba.

A mutamba é uma planta medicinal da espécie Guazuma ulmifolia indicada popularmente para auxiliar no tratamento de cólicas abdominais, diabetes, dores gastrintestinais e queda de cabelo, por exemplo.

O aranto é uma planta com propriedades medicinais, como antioxidante e analgésico

  • Protege a saúde bucal. 2.2.
  • Alivia a rinite. 2.3.
  • Combate úlceras. 2.4.
  • Protege o sistema reprodutor feminino. 2.5.
  • Combate a dor nas costas. 2.6.
  • Trata queimaduras solares. 2.7.
  • Combate doenças do ouvido, nariz e garganta. 2.8.

De acordo com uma crença, seria possível utilizar a planta aranto contra o câncer, ou seja, como tratamento oncológico. Pertencente ao grupo das suculentas, ela pode sim ser manuseada para alguns fins medicinais. Porém, não há evidência científica da sua ação contra tumores.

Modo de usar: Diluir 10 gotas de extrato de aveloz em 100 ml de água. Recomenda-se repetir esse procedimento 3x ao dia, tendo melhor resultado quando ingerido fora das refeições. Não encostar a cânula na boca.

Trata-se do Mussambê, conhecido cientificamente como Tarenaya spinosa. Com resultado de pesquisa, foi possível descobrir que a espécie pode ajudar no tratamento de enfermidades como candidíase, doenças de chagas e leishmaniose.

O chá das folhas e flores é tônico digestivo. O sumo das folhas é usado em otite supurada e lavagem de feridas. O chá da raiz, bem como o lambedor, serve para tosse, asma e bronquite.

É utilizada no fabrico de tábuas em geral, caixotes, varas de cerca, lenha e carvão. As folhas e a entrecasca em fervura ou infusões são usadas como hemos- tático, sudorífero e calmante. O infuso, xarope e fervura da raiz têm ação efi- ciente contra tosse e coqueluche.

A Guazuma ulmifolia, popularmente conhecida como mutamba, é uma planta imponente, que pode atingir cerca de 30 metros de altura. Nativa das Américas do Sul e Central, a árvore de mutamba é facilmente encontrada no México e no Brasil, especialmente na Amazônia.

A mutamba pertence à família Malvaceae usada de forma medicinal com propriedades adstringentes, depurativas, cicatrizantes, antissépticas, sudoríferas e desobstruentes do fígado.