Para que serve a planta cataia?

Perguntado por: adias . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

A cataia é uma planta bastante conhecida nos dois faxinais amostrados, pois possui um amplo efeito medicinal, sendo usada para o pulmão, nevralgia, curar a gripe, abrir o apetite, como depurativo, garrotilho, sinusite, dor de estômago, fraqueza, aliviar os sintomas da menopausa, fazer suar, vermífogo e cicatrizante.

Primeiramente, a cataia é uma planta nativa da Mata Atlântica, em especial nas regiões montanhosas e costeiras do Vale do Ribeira. Mais ainda, pertence à família das mirtáceas, como as goiabas e pitangas. No geral, possui uma copa arredondada característica, que chega a ter 20 metros.

de 7 a 9 folhas

Modo de uso: usar de 7 a 9 folhas de cataia em um litro de cachaça de boa procedência. Deixar em maceração por 28 dias, melhor preparar no pico da lua nova e usar a partir da próxima lua nova.

A cataia é uma planta bastante conhecida nos dois faxinais amostrados, pois possui um amplo efeito medicinal, sendo usada para o pulmão, nevralgia, curar a gripe, abrir o apetite, como depurativo, garrotilho, sinusite, dor de estômago, fraqueza, aliviar os sintomas da menopausa, fazer suar, vermífogo e cicatrizante.

Unindo a folha e a cachaça, nasceu a Cataia, que sua infusão é capaz de transformar a pinga em um líquido de cor amarelada e sabor agradável, lembrando louro, pimenta do reino, mate e cravo.

Infusão ou chá de cataia
Infusão – Coloque água fervente (a quantidade que desejar) por cima das cascas, abafar e deixar por cerca de 15 minutos. Depois, coe e beba. Chá – Cozinhe as cascas com um pouco de água por, em média, dez minutos.

Os frutos de D. brasiliensis são múltiplos, livres, constituídos por cinco frutíolos, bagas, indeiscentes e polispérmicos. As sementes são reniformes e têm grande quantidade de endosperma, e apresentam dormência por imaturidade embrionária.

Hoje há um bom número de pessoas preparando a cataia por conta própria e é possível encontrar algumas garrafas com rótulos das cidades paulistas de Cananeia e Ilha Comprida. Mas quem quiser experimentar a legítima cataia engarrafada em Superagui pode procurar por Edna Aparecida Santana, nora do seu Muniz.

Além do consumo social, a cachaça também é consumida como remédio popular na produção de garrafadas, raizadas e tinturas. A cachaça é uma bebida que agrada a maior parte dos pernambucanos das mais diferentes regiões e classes sociais, seja ela uma cachaça industrializada ou produzida artesanalmente.

A Erva de Bicho contém propriedades anti-inflamatórias, adstringentes, analgésicas, vermicidas, sedativas, descongestionantes, estimulantes, cicatrizantes e diuréticas que auxiliam no tratamento de úlceras, artrite, diarreia, febre, erisipela, blenorragia, melhora a circulação, ajuda na boa digestão e desinflama os ...

Estudos demonstraram sua eficiência em dezenas de doenças: é anti-diarréica, antiinflamatória, antimicrobiana, anti-espasmódica, anti-diabética, diurética, vermífuga (flores e sementes).

Coloque 1 colher de chá de planta desidratada (melissa) no fundo de uma xícara, ponha depois a água fervente e deixe em infusão por 10 a 15 minutos. Tome a mistura morna. Adoce à vontade. Importante: para usar de forma prolongada, procure orientação especializada.

A planta melissa, mais conhecida como erva-cidreira, é uma planta herbácea da mesma família da hortelã, da menta e do boldo. É nativa de países da África, Europa e Ásia, conhecida e apreciada por todo o mundo.

VERDADE. É consenso médico e científico que bebidas fermentadas, como a cerveja e o vinho, são mais saudáveis que as destiladas, como a cachaça, o whisky e a caipirinha.

Para cortar o efeito mais rápido você deve levar a pessoa a tomar um banho gelado, ingerir alguma bebida doce com refrigerante ou água com açúcar e se possível fazer com que ela se deite e descanse.

Conforme a tradição, o banho com cachaça serve para evitar que a madeira se deteriore ao longo dos anos ou seja alvo dos cupins. Coincidência ou não, o fato é que essa é a única peça sacra da Matriz de Nossa Senhora de Nazareth ainda não atacada pelos insetos ou destruída pela ação do tempo.

Quem não deve usar
A erva-de-bicho não deve ser usada por crianças, mulheres em amamentação ou grávidas, pois pode provocar aborto. Além disso, essa planta também não deve ser usada por pessoas que tenham alergia à erva de bicho, problemas nos rins ou no fígado.

Possui propriedade diurética, depurativa, cicatrizante, analgésica, auxiliar do emagrecimento, além de ser eficaz no controle da hipertensão arterial, na eliminação dos cálculos na bexiga, tratamento e prevenção de doenças do coração, hemofilia, gota e doenças urinárias.