Para que serve a planta Cabeça-de-nego?

Perguntado por: acarvalho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

O chá feito com a casca de Cabeça de Negro demonstrou ter atividade sobre o músculo liso do intestino e da bexiga, causando seu relaxamento. Assim, este chá pode ser usado durante crises de cólicas abdominais e diarreia como antiespasmódico, assim como em casos de infecção urinária, para tentar diminuir o desconforto.

Fruto em cacho, redondo, 2 cm, preto coberto de saliências. Duas a quatro sementes por fruto, de 1 cm. Sua polpa se parece um pouco com a da jabuticaba, adocicada (apenas com o fruto bem maduro) e com um odor de anis.

Informações e Benefícios: A Mutamba é uma planta comum nos países da América Central e do Sul, como Brasil, México ou Argentina, sendo usada popularmente no tratamento de vários problemas de saúde como cólicas abdominais, diabetes, dores gastrintestinais e queda de cabelo.

O chá é uma bebida que traz inúmeros benefícios para a saúde porque contém água e ervas com propriedades medicinais que podem ser úteis para prevenir e ajudar a tratar diversas doenças como gripe, dor de garganta ou excesso de gases, por exemplo.

As folhas e sementes do araticunzeiro são utilizadas para conter a diarreia, induzir a menstruação, além de serem usadas no tratamento de úlceras, cólicas, câncer de pele e reumatismo.

A maria-preta é uma árvore heliófila, que tolera sombreamento de intensidade leve quando jovem.

Picão grande, canela de urubu, erva de urubu (Blainvillea latifolia) Planta invasora bastante freqüente em lavouras anuais, pomares e terrenos baldios. É infestante de lavouras de café. Em lavouras de porte baixo, cresce acima da cultura.

Você já ouviu falar na planta chapéu de couro? Seu nome científico é Echinodorus grandiflorus, mas existem vários outros nomes pelos quais ela é conhecida também. Alguns deles são erva do brejo, erva do pântano, aguapé, chá de campanha, chá do brejo e chá mineiro.

O extrato da casca do araticum, uma fruta comum do cerrado, ajuda a diminuir os danos causados pelo estresse oxidativo das células, problema que ocorre quando há, no interior do organismo, excesso das chamadas “espécies reativas”.

Maria preta é planta pouco exigente com o solo. A natureza dá ao ser humano tudo aquilo que ele precisa consumir. Porém, alguns de seus frutos e produtos devem ser consumidos com muita cautela, assim como a Maria preta.

Nativo do planalto central brasileiro, o araticum pode ser encontrado nas áreas de Cerradão, Cerrado, Cerrado Denso, Cerrado Ralo e Campo Rupestre. Sua distribuição ocorre no Distrito Federal e nos Estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí e Tocantins.

As cascas da Mutamba têm sabor adocicado e é rica em mucilagens, promovendo a cicatrização de ferimentos, sem ressecá-los. Seu uso interno tradicionalmente é indicado para tratar casos de elefantíase, além de outras moléstias cutâneas.

Características: A arvore de 5 a 10 m de altura com tronco 30 a 50 cm de diâmetro, com casca fissurada no sentido vertical, com coloração branca e acinzentada.

Aprenda como usar o óleo de mutamba nos cabelos, pele, cílios e unhas: Cabelos: Aplique o óleo no cabelo seco, deixe agir por 30 minutos e depois lave o cabelo com shampoo e condicionador. Você pode usar uma, duas ou três vezes na semana.

chá verde

O chá verde, também chamado de Camellia sinensis, ajuda no combate à gordura no fígado devido as suas propriedades antioxidantes. Além disso, a mistura é capaz de reduzir o colesterol ruim e os triglicerídeos que se acumulam fígado.

O hábito de tomar o conhecido chá da noite costuma ser uma alternativa bastante utilizada por quem busca ter uma boa noite de sono. Além disso, o consumo da bebida em horários noturnos pode ajudar a combater a ansiedade e insônia, dois males muito comuns nos dias de hoje.

O uso do orégano ou da bebida feita a partir da erva por hipertensos, segundo a profissional, pode contribuir positivamente para o tratamento da doença, pois a planta pode reduzir o consumo de sal diariamente nas refeições.

Entre as inúmeras funções e benefícios para a saúde, o destaque fica com a redução efetiva do colesterol, prevenção de doenças cardíacas, diabetes, infecções e pressão alta, por exemplo. O consumo do chá com a folha de graviola também ajuda no equilíbrio do sistema digestivo.

Suas folhas possuem as mesmas fontes nutricionais que a polpa. Você pode utilizá-las para preparar um chá, ajudando no tratamento e prevenção de artrite, problemas no aparelho digestivo, hipertensão, entre outros. Porém, a sua ingestão é contraindicada às grávidas devido aos efeitos na pressão arterial.

Consumo do araticum
Além do consumo in natura, também é muito consumida no formato de sucos, doces e sorvetes. Além disso, pode ser consumida com bebidas alcoólicas, em formato de biscoito, chás e uma infinidade de opções. Isso faz com que, com uma só fruta, seja possível criar vários pratos e para muitas ocasiões.

É utilizada como emoliente, sedativo e narcótico. Sob a forma de decoto é empregado em loções e no tratamento das metrites, vaginites e ainda contra as moléstias da pele.