Para que serve a placa azul?

Perguntado por: sribeiro . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Placa Azul – Veículos de Representação Diplomática ou Consular. As placas azuis são mais raras e aqui no Brasil são utilizadas por Veículos de Representantes Diplomáticos, sendo assim uma categoria restrita a embaixadas e outras entidades de caráter internacional.

Caracteres em preto: veículo particular. Caracteres em azul: veículo oficial. Caracteres em vermelho: veículo para utilização comercial ou de aprendizagem. Caracteres em verde: veículo em experiência ou teste.

Placa branca com letras em preto: significa OFICIAIS. Esse tipo de placa é restrito aos veículos de propriedade estatal, seja da União, dos estados ou dos municípios. Usam essa placa membros do Exército, do Corpo de Bombeiros, Polícias, entre outros.

QUAIS OS TIPOS DE SINALIZAÇÃO EXISTENTES?

  • Sinalização de identificação de riscos;
  • Sinalização de Emergência;
  • Sinalização de Alerta;
  • Sinalização de Obrigação;
  • Sinalização de Proibição;
  • Sinalização de Conscientização.

Quais são as sinalizações de segurança no trabalho?

  1. Vermelho — Combate ao incêndio. ...
  2. Amarelo — Cuidado. ...
  3. Branco — Localização e circulação. ...
  4. Preto — Presença de combustíveis viscosos. ...
  5. Laranja — Atenção. ...
  6. Verde — Segurança. ...
  7. Púrpura — Presença de radiação.

As placas de indicação ou identificação foram desenvolvidas para identificar vias e locais de interesse, bem como orientar condutores quanto aos percursos, destinos e distâncias. As sinalizações, que são azuis, também podem indicar serviços na estrada.

Placa Azul: As placas azuis são específicas para veículos oficiais, como por exemplo, carros pertencentes ao Estado, sejam eles Municipais, Estaduais ou Federais.

Amarelo – são as chamadas placas de advertência. Elas avisam o motorista a respeito de perigos e riscos existentes na pista para os quais os condutores possam não estar preparados.

A placa preta surgiu para diferenciar os automóveis antigos, dando status de item de colecionador. A conquista da placa funciona como uma forma de valorização do bem que terá valor de revenda maior do que um modelo de mesmo ano que não esteja conservado ou com itens originais.

Há apenas duas situações nas quais os veículos podem usar a placa verde, conforme vimos no tópico acima. São elas: Automóveis para fabricantes e montadoras de veículos automotores ou pneumáticos, em período de testes. A placa verde é necessária para que eles possam circular nas vias públicas.

O que é a placa vermelha? A placa vermelha é obrigatória nos veículos de transporte público de aluguel, sejam para transporte de pessoas, seja para transporte de cargas. Ela está determinada pela Resolução 241 do Conselho Nacional de Trânsito — CONTRAN.

As placas de advertência, mais conhecidas como placas amarelas, marcam presença tanto em vias urbanas como em rodovias. O objetivo é alertar os motoristas em situações de obstáculos, bloqueios, desvios e outros fatores que pedem atenção para evitar acidentes.

Conforme o agente de fiscalização de trânsito do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Marcelo de Almeida, a faixa amarela pintada junto à guia da calçada indica que não é permitido estacionar naquele local, contudo, a proibição só vale se vier acompanhada da sinalização de regulamentação ...

A faixa junto à guia da calçada indica que é não é permitido estacionar no local. Essa faixa é um reforço para a placa de regulamentação ou outro fator proibitivo, como esquinas ou guia rebaixada.

Linha Simples Contínua – Amarela: essa faixa serve para separar pistas de sentido contrário e por se tratar de uma linha contínua, a ultrapassagem é proibida.

Continuar lendo O que é a placa azul?