Para que serve a Pepaconha?

Perguntado por: aantunes2 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Seu uso previne quadros tóxicos, auxiliando no seu tratamento e prevenção de diferentes tipos de intoxicações.

Usos tradicionais (Fonte Dataplamt): Abortivo, Combate o bócio, Diaforética, Diurético, Doenças do fígado, Doenças do fígado, Febres biliosas, Febrífuga, Feridas, Hidropsia, Prisão de ventre, Purgativo, Substitui o café, Sudorífico, Tônico, Uso medicinal, Vermífugo.

Das cascas do cumaru, são feitas balas que são muito apreciadas por crianças e adultos, mas que são remédios para sinusite. A casca da árvore da Amburana e as sementes também são utilizadas na produção de medicamentos populares destinados ao tratamento de afecções pulmonares, tosses, asma, bronquite e coqueluche.

O chá de alfavaca pode eliminar toxinas e combater processos inflamatórios, pela alta concentração de flavanoides. Na presença de sintomas de gripes e resfriados, tosse e dor de garganta, o chá de alfavaca é um excelente expectorante das vias aéreas superiores, auxiliando na eliminação de mucos e secreções.

Uso medicinal
As raspas secas da batata, em forma de garrafada ou em pó, são usadas como purgante, depurativo do sangue e para tratar má digestão. As raspas na forma de doces são usadas para tratar crianças com vermes.

Leguminosa que ocorre no Norte e Nordeste do Brasil é nutritiva e recomendada para complementar nutrição animal no Semiárido. Ela pode alimentar rebanhos caprinos, ovinos, bovinos, equinos e muares.

Trata-se do Mussambê, conhecido cientificamente como Tarenaya spinosa. Com resultado de pesquisa, foi possível descobrir que a espécie pode ajudar no tratamento de enfermidades como candidíase, doenças de chagas e leishmaniose. O vegetal é encontrada na Caantiga, floresta localizada no Nordeste.

Cuidados com o chá de fedegoso
O fedegoso pode provocar efeitos colaterais como aborto e intoxicação renal, ao ser consumido em excesso, e a planta é contraindicada para crianças, mulheres que estejam grávidas e mulheres que se encontrem no período do aleitamento.

O fedegoso não deve ser usado por gestantes, uma vez que pode provocar contrações uterinas, e causar aborto. Além disso, essa planta medicinal não deve ser usada por lactantes, crianças ou pessoas que possuem pressão baixa.

O fedegoso é um arbusto que apresenta flores amarelas na época de floração. Contudo, torna-se uma planta invasora poderosa quando cresce em meio aos cultivares. É bastante resistente e compete pelos nutrientes do solo.

Coloque o cumaru e a água em uma panela e leve ao fogo para ferver. Assim que a água começar a ferver, deixe cozinhar por 5 a 10 minutos. Em seguida, desligue o fogo, espere esfriar um pouco e coe antes de tomar.

Como consumir
Para fazer o chá, basta ferver as sementes por cerca de 5 minutos e deixar esfriar com a panela tampada. Mas o consumo exige cuidados: no início, beba apenas de 1 a 2 colheres de sopa três vezes ao dia e observe a tolerância do seu organismo.

Além de sobremesas e pratos salgados, o cumaru pode ser consumido na forma de chá. Para isso, a parte utilizada da planta é a casca.

A folha de alfavaca é rica em ômega-3, um ácido graxo excelente para a saúde cardiovascular. Popularmente conhecido como uma “gordura boa”, o ômega-3 ajuda a controlar o nível de colesterol do corpo e a prevenir doenças ligadas à saúde do coração, como a hipertensão (pressão arterial elevada).

Preparação: Aqueça uma xícara de água numa panela e desligue o lume após ferver. Adicione duas colheres de sopa de alfavaca. Deixe a mistura tapada até arrefecer e depois bata tudo numa liquidificadora. Por fim, passe a pasta do chá no couro cabeludo, deixe por 10 minutos e depois lave normalmente.

Alfavaca ou manjericão doce
É conhecida também como manjericão doce por ter menos amargor que o basílico italiano. Tem folhas médias, pontiagudas e serrilhadas, seu sabor é marcante com notas do cravo-da-índia e toque cítrico. A rugosidade das folhas lembra as de hortelã.

A planta possui efeitos colaterais muito comuns como náuseas, dores espasmódicas e gastroenterite. Quando ingerida em grandes quantidades, o procedimento de esvaziamento gástrico por meio de soda nasogástrica em sifonagem, além do tratamento sintomático deverá ser feito.