Para que serve a passada com halteres?

Perguntado por: tsantos . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Melhora o equilíbrio; Fortalece músculos da coxa e glúteos; Desenvolve força de maneira unilateral.

O agachamento búlgaro é uma forma de passada estacionária feita com o pé de trás elevado, o que aumenta a quantidade de carga colocada na perna da frente. Este é um dos melhores exercícios para construir massa muscular de forma unilateral (uma perna de cada vez).

O exercício Passada, que também é conhecido como Avanço, é um exercício que visa a solicitação muscular de coxas e glúteos, entretanto, devido às suas variações pode ser utilizado a fim de atingir objetivos distintos.

Logo, o afundo pode ser considerado mais eficaz do que a passada quando o assunto é hipertrofia muscular. Vamos explicar melhor tendo como exemplo e referência a perna que fica flexionada no movimento do exercício. No afundo, a perna que está flexionada permanece sob constante contração, até que entre em fadiga.

O stiff é um exercício multiarticular (ou seja, que envolve mais de uma articulação e grupo muscular) aliado para trabalhar o core, além do posterior (parte de trás) de coxas e o bumbum.

“O agachamento sumô é um exercício que recruta de maneira bastante eficaz os músculos da parte de trás da coxa e também glúteos. Pode ser uma opção muito boa no treino de membros inferiores”.

É possível treinar só com halteres? Perceba que é sim possível treinar com halteres e ter bons resultados. Mas todo seu treino precisa ser adaptado a esta realidade, trazendo movimentos que são facilmente executados com os halteres e que trazem bons resultados, sem colocar sua integridade física em risco.

Contudo, o mais correto e eficiente a se fazer é aterrissar com o pé o mais próximo possível do seu centro de gravidade. Ou seja, o mais próximo do seu corpo e não à frente dele. Se o seu pé pousar mais à frente do seu corpo, vai te fazer gastar mais energia durante a corrida, tornando-a menos eficiente.

“Assim como em qualquer outro exercício, não é recomendado fazer agachamento diariamente. O descanso é fundamental para a recuperação muscular e para evitar lesões” diz Gisele Santos, professora e consultora do Smart Fit Coach.

1. Agachamento no banco. Em pé, de costas para um banco, cadeira ou pilha de steps na altura dos joelhos, incline o tronco ligeiramente à frente, projete os quadris para trás e sente-se no banco. Levante até estender as pernas e repita.

estrogênio

Entre as diversas funções do estrogênio, um dos hormônios femininos, está a regulação da distribuição de gordura no corpo da mulher, que geralmente é destinada ao quadril, nádegas e coxas.

Seu principal objetivo é de potencializar a mobilidade dos membros inferiores, além de ajudar na coordenação motora e fortalecer os músculos do quadril, da coxa e da região lombar.

Máquina Adutora
É a cadeira em que você fecha as pernas, empurrado o peso da máquina “para dentro” e fortalecendo os músculos na parte lateral interior da coxa.

QUAL É MELHOR: AFUNDO OU BÚLGARO? Os dois trabalham os mesmo músculos e são muito parecidos. Faça o que for mais confortável para você.

Adivinha qual deles teve a maior atividade sobre o Glúteo máximo?? Em 1°lugar o Afundo, seguido pelo stiff e depois o agachamento em 90° e por último a extensão de quadril em 3 apoios.

Agachamento afundo, isto é, executado com maior amplitude excêntrica proporciona maiores ganhos de hipertrofia para glúteo máximo e adutores.

leg-press

O leg-press é uma boa alternativa para o agachamento. Não significa que é melhor, nem que você deve fazer apenas um ou outro. O ponto é que, apesar do agachamento ser um dos melhores exercícios que existem, é um movimento complexo, que exige técnica impecável, experiência e um bom nível de desenvolvimento físico.