Para que serve a parte amarela da esponja de lavar louça?

Perguntado por: ofarias . Última atualização: 27 de abril de 2023
3.9 / 5 4 votos

Já o lado amarelo é utilizado para a espuma supermacia. Esse lado pode ser usado normalmente para o restante dos utensílios. Alguns exemplos de utensílios que podem ser lavados com o lado amarelo são: copos vidro, panelas antiaderentes, panela inox e recipientes de plástico.

Basicamente, a parte amarela da esponja serve para ajudar você a preservar alguns objetos e em não agredir os utensílios. Por exemplo, pegue as panelas com revestimento antiaderente, com pintura frágil e construídas com materiais mais delicados: elas devem ser lavadas e esfregadas com essa estrutura mais macia.

o lado verde da esponja, caracterizado por uma camada áspera, tem ação mais abrasiva, sendo ideal para remover sujeiras mais difíceis de sair, como crostas de gordura, por exemplo.

O lado verde, por exemplo, é uma fibra abrasiva. Ele pode ser usado na limpeza de utensílios muito sujos, como talheres, grelhas, utensílios de churrasco, formas e assadeiras. Esse lado de fibra abrasiva, porém, deve ser evitado em panelas antiaderentes e potes de vidro.

É ótima para acrílico, cristal, vidro, inox e utensílios com revestimento antiaderente, sendo suave com as superfícies, mas firme na remoção das sujeiras. É também fácil de segurar e de ser utilizada e possui ótima durabilidade.

Geralmente as esponjas são divididas em três classes: Calcarea, Demospongiae e Hexactinellida. As esponjas calcárias possuem espículas de carbonato de cálcio que não podem ser diferenciadas em mega e microescleras.

As esponjas apresentam um corpo geralmente cilíndrico e rico em poros. Estes são formados por uma célula, que possui forma de anel, denominada de porócito. Esses poros servem de local de entrada para a água, que segue para uma cavidade central (espongiocele ou átrio) e sai por uma grande abertura, chamada de ósculo.

Especialmente produzida com furos circulares, um lado tem os furos de Ø16mm e do outro lado casca de ovo. Usada para dar textura e forma aos cabelos crespos, essa esponja ajuda a definir os cachos, sem que você tenha que recorrer a processos químicos.

Feita a partir da raiz de uma planta japonesa chamada Konjac, a esponja é composta por 97% de água e rica em minerais. Assim auxilia a desintoxicar e equilibrar o PH da pele com limpezas mais profundas, estimulação sanguínea e regeneração das células.

A esponja vegetal para lavar louça é uma excelente alternativa natural para limpeza de utensílios domésticos e para o uso no banho pessoal.

Seguindo essa linha, a recomendação geral de fabricantes e microbiologistas é que as esponjas de cozinha devem ser trocadas no máximo entre 10 a 15 dias, porém, a prática ideal é que sejam substituídas uma vez por semana em casas em que se lava louças duas vezes ao dia, em média.

Uma bucha vegetal ou uma bucha alaranjada para as tarefas diárias e realizar a limpeza básica de toda a louça, uma azul para esfregar metais e pratos incrustados (sempre que possível evitar usar ela nas panelas com antiaderentes) e. uma roxa para limpar as panelas de metal (nunca panelas com antiaderente).

Bucha vegetal além do banheiro
Nas tarefas domésticas, ela é recomendada para móveis de vidro, madeira e azulejos, já que ela não risca esses objetos, e também pode ser utilizada para lavar louças. Já no banho, ela é boa por promover uma esfoliação natural da pele.

Tipos e Classificação

  • Áscon - São as esponjas mais simples. Apresentam forma semelhante a um cilindro oco, com uma abertura superior, o ósculo.
  • Sícon - Esponjas com uma complexidade intermediária. Apresentam o aspecto de um vaso fixo a um substrato.
  • Lêucon - É a forma mais complexa.

O lado poroso é para aplicação de produto em pó ou finalização de base. Formato triangular que permite alcançar o canto dos olhos e nariz. Ideal para aplicação ou remoção de maquiagem a base de água. Ideal para bases e deve ser usada de forma umedecida para expandir e espalhar o produto de forma delicada.

Como limpar as panelas de cerâmica
Nem mesmo a utilização de utensílios metálicos podem danificá-las. No entanto, durante o processo de limpeza, as esponjas de aço são as mais recomendadas.