Para que serve a palha da costa na Umbanda?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

Geralmente, é amarrado nos braços e cintura dos iniciados, com a finalidade de afastar as energias negativas e espíritos malévolos, impedindo a incorporação de eguns (espíritos de mortos).

A corda é um símbolo de ascensão e do desejo de ascender quando está estendida, mas quando é atada ao corpo é sinónimo de ligação com o oculto e com os poderes secretos e mágicos.

O Contra-Egun ou Contra Egum é um traçado de palha da costa trazido ao brasil pelas religiões Afro-descendentes e é geralmente usado nas nações de Candomblé e Umbandomblé. Serve para proteção contra espíritos desencarnados que atuam em baixo astral, desordem, ou em palavras populares: zombetagem.

Omulu ou Obaluaiê têm o poder de controlar todas as doenças, principalmente as contagiosas. Agosto é o mês de Omulu, o Orixá que veste um grande capuz de palha que cobre todo seu corpo.

Omolu

Características do Orixá: Omolu é sistemático e perseverante. No Candomblé é ligado ao sol, por isso usa o filá (cobertura de palha da costa). Na Umbanda, Omolu é o chefe da falange das Almas ou Pretos Velhos.

Banho de descarrego
Em uma vasilha, coloque um litro de água fervida, cinco folhas de laranjeira, duas folhas de manjericão, um punhado de erva-cidreira e duas rosas brancas. Deixe a mistura amornar, coe e adicione um punhado de sal grosso. Despeje a mistura no seu corpo, do pescoço para baixo.

Os Eguns correspondem aos indivíduos que pertenceram a classes ou grupos marginalizados da sociedade. Ou seja, são os escravos, indígenas, imigrantes, crianças, mulheres, e malandros. “Nos terreiros, esses grupos se converteram em Pretos-Velhos, Caboclos, Baianos, Mirins, Pomba-Giras e Exus, respectivamente”.

Vimos também que o Egum é o antepassado masculino, importante para a família que, de acordo com a tradição e só depois de disciplinado, recebe a roupa ritual e torna-se um Babá-Egum (pai do Egum).

Você pode usar suas guias em qualquer ocasião: trabalho, para dormir, enquanto bebe, enquanto transa, não importa. Uma guia tem um propósito: proteger o corpo de energias negativas é o mais comum.

Em geral, as pessoas se sentem mais felizes, dispostas e começam a sonhar com mais frequência com a pessoa amada. O mesmo ocorre na pessoa amarrada, ela passa a sentir um interesse repentino por determinada pessoa e é influenciada pelas boas vibrações das entidades de luz a conhecer mais sobre aquela pessoa".

As palhas de Obaluaê/Omulú representam a eternidade e transcendência, como prova da imortalidade e reencarnação. Na nossa Casa, o contra-egum também é muito utilizado. Normalmente é feito pelo médium ou médiuns que irão fazer uso dele.

Oyá ìgbalè é destemida e comanda à lajú èsá (culto aos ancestrais). Para controlar os eguns (espíritos dos mortos) usa o ìsán (bastão de madeira) e o ìrúkèrè (pequeno cetro). Evocação: “Àyaba alágbára ìyá àfin egun!” (Rainha poderosa, Senhora dos eguns!).

* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega. O contra egum é um feito de palha da costa, que quando cruzado tem a função de proteger contra eguns, espiritos zombeteiros e de baixa vibração.

No culto a Egum, o interesse não é pela matéria (a coisa que é feita), mas sim as circunstâncias, as dimensões simbólicas, os rituais e a perpetuação do axé que se fazem presentes nas dimensões culturais desta arquitetura.

Omolu é o orixá da saúde, da doença e da morte. Anda sempre envolto em um manto de palha-da-costa que o cobre dos pés à cabeça, visando a ocultar as deformidades em seu corpo. Foram estas mesmas deformidades que o levaram a ser abandonado por sua mãe, Nanã, quando ainda bebê.