Para que serve a orelha de um livro?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Elementos opcionais, as orelhas são as extremidades da primeira capa e da quarta capa, dobradas para dentro. Podem incluir ou não texto. Este em geral constitui-se de informações sobre os autores e/ou sobre a obra.

O critério fica por conta do próprio autor do livro, que pode convidar um escritor para fazer a apresentação de sua obra em uma orelha assinada ou delegar o trabalho a funcionários da editora, que mantém profissionais especializados no assunto, e nesse caso a orelha dificilmente conterá uma assinatura.

É fato que quase ninguém lê, ou costuma ler, a dita “orelha” de um livro. Trata-se daquela dobra da capa que, em geral, contém as impressões de um outro autor, que não o autor do livro, sobre a obra. Costumam ser elogiosas, obviamente. Mas não só.

3- ORELHA MÉDIA
Seu papel mais importante é a equalização das impedâncias da orelha média (vibrações aéreas que invadem a membrana timpânica) e da interna (variações de pressão nos compartimentos líquidos da orelha interna).

Na segunda orelha consta um pequeno texto sobre o autor da obra. É a primeira folha de um livro e contém, geralmente, apenas o título da obra e nome do autor. Vem logo após a primeira folha e contém todos os dados que caracterizam a edição, como o nome da editora, ficha catalográfica e informações de direito autoral.

É simples: pegue um ferro de passar e ligue-o em uma temperatura baixa. Em seguida, coloque uma toalha felpuda por cima do papel e passe o ferro. Isso vai ajudar a desamassar.

Para evitar as orelhas, o ideal é que não se apoie braços e cotovelos na beirada dos livros e que esse cuidado siga durante o trajeto para a escola e na volta para casa. “Quando os alunos aparecem com um caderno ou alguma publicação com orelhas eu ensino a prender um clipe para que voltem ao normal.

Estrutura do livro. Elementos externos – Marcador, sobrecapa, capa (composta de quatro partes denominadas de primeira, segunda, terceira e quarta capas), lombada, orelhas, guarda, miolo e errata.

O gênero quarta capa cumpre a função de informar o leitor sobre o conteúdo da obra à qual faz referência, apresentando uma avaliação positiva. O objetivo deste trabalho é verificar em que medida a quarta capa ajuda a promover a obra, no sentido de levar o leitor a adquiri- la e/ou lê-la.

É literalmente o começo do livro. Nesse sentido, o prefácio pode apresentar uma justificativa para contar uma história ou para escolher o tema, por exemplo. Ou pode ser sobre a experiência da pessoa autora ao escrever e publicar o texto.

Se for a orelha direita, estão a falar bem. Já a esquerda quer dizer que estão a dizer mal. Neste caso, se tocares com o dedo indicador na orelha esquerda, ligeiramente molhado da tua saliva, quem está a dizer mal de ti, morde a própria língua.

Nosso sistema auditivo é didaticamente dividido em três partes: orelha externa, orelha média e orelha interna. A orelha média, ou ouvido médio, é uma cavidade no osso temporal, conectada a orelha externa pela membrana timpânica e com a orelha interna pelo estribo.

O som transmite-se ao ouvido interno pelas vibrações dos ossículos do ouvido médio, os quais estão ligados à cóclea. Células microscópicas e sensíveis convertem essas vibrações num sinal eletroquímico que é transportado pelo nervo auditivo para o cérebro, onde o som é finalmente ouvido e reconhecido.

A orelha é fonte riquíssima de colágeno fortalecendo as articulações. Este produto pode sofrer pequenas variações no tamanho.

A orelha interna é formada por escavações no osso temporal, cobertas por membranas e preenchida por líquido. Pode ser dividida em labirinto anterior e labirinto posterior. O primeiro é formado pela cóclea, responsável pela audição; o segundo, pelos vestíbulos e canais semicirculares, ligados ao equilíbrio.