Para que serve a nata?

Perguntado por: asales5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

A nata é ideal para espalhar em bolos, preparar biscoitos, fazer chantilly mais denso e molhos encorpados. Por possuir mais gordura, a nata costuma deixar os preparos um pouco menos aerados, mas mais fofos e úmidos. Ela também pode ser usada pura, batida para fazer chantilly, e também serve para fazer manteiga.

A principal diferença entre eles é o tipo de gordura que compõe cada um: enquanto o creme e a nata são compostos por gordura animal (como na manteiga), a base culinária utiliza a gordura vegetal (como na margarina).

Nata. A nata é um creme de leite fresco com mais gordura. Pode ir em todas as receitas que levam creme de leite. A diferença é que ela não serve para bater chantilly.

A manteiga é feita a partir da nata do leite, que é produzida a partir do leite batido. Portanto, ela é um alimento mais natural, e considerado a opção mais saudável pelos nutricionistas.

A nata lembra um chantili. Há quem defina como um sinônimo de creme de leite, mas não é. Enquanto o creme de leite de caixinha tem, em média, 20% de gordura, a nata apresenta um teor acima dos 40%.

Falando em alimentos, os que mais aumentam o colesterol ruim são bacon, creme de leite, nata, frituras, manteiga, salsichas, embutidos e carnes.

Mito: Estudos consistentes demonstraram que as gorduras dos lácteos não alteram os níveis de gorduras e colesterol no sangue, não oferecendo riscos para a saúde do coração.

Mas já que o pão é um bom alimento para ser incluído no dia a dia, como saber o que passar no pão que seja saudável? Acima de tudo, vale priorizar a adição de alguma fonte de proteína. Keyla indica opções como: queijo minas, frango, ovo, carne peixe, creme de ricota ou patês (frango, atum, sardinha).

Vale lembrar que Creme de Leite e Natas não terão exatamente o mesmo sabor. Mas na falta de Creme de Leite pode ser usado Natas frescas e na falta de Natas frescas poderá ser utilizado o Creme de Leite fresco, o sabor da sua receita não vai mudar, pode confiar!

A nata é a parte mais gordurosa do leite, que se separa ao ferver e serve como ingrediente principal para diversos laticínios, como a manteiga e alguns queijos. Além disso, ela pode ser protagonista de receitas doces e salgadas também, conferindo um sabor suave e uma consistência cremosa aos pratos.

A manteiga é feita a partir da nata (creme) do leite, que é batida até que se forme um creme homogêneo. Portanto, é um produto de origem animal, produzido a partir do leite batido. Já a margarina é produzida a partir do óleo vegetal de milho ou girassol, por meio de um processo chamado hidrogenação.

Pode ir ao fogo sem problemas, pois não irá talhar, podendo ser fervido.

Após a refrigeração a nata pode ser consumida. Tecnicamente a nata é um creme de leite padronizado e pasteurizado, sendo considerada um produto fresco e de consistência mais firme tendendo à pasta. Há, basicamente, dois tipos de nata: a do leite não-industrializado e a do industrializado.

A nata, creme de leite, ou apenas creme é aquela gordura natural do leite que se acumula em camada na superfície dessa bebida. Ela é o ingrediente principal na produção de manteiga e, em muitos casos e receitas, pode substituir esse produto.