Para que serve a moral?

Perguntado por: ualves . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

A moral é um conjunto de normas que servem para orientar a maneira de agir das pessoas dentro de um contexto específico. Por conta disso, estamos falando de um conceito de caráter particular e que se baseia, sobretudo, em hábitos e costumes.

A moral se refere a determinadas normas e condutas. Estas são criadas e aceitas em determinado grupo social, podendo variar de acordo com o local ou o tempo. Como no caso: Antigamente, era imoral as mulheres usarem calças, mas hoje é moralmente aceito.

A filosofia moral, por seu turno, extrapola os limites dos questionamentos éticos, ainda que o conhecimento advindo possa permaneçer confinado ao plano teórico.

O que são valores morais? Os valores morais são juízos construídos socialmente, fundamentados na ideia do bem, do que é certo ou errado. O conjunto desses juízos é chamado de moral - um conhecimento comum aos indivíduos de um determinado grupo, que orienta seus sentimentos e ações.

Um comportamento é compreendido como moral quando segue adequadamente as regras vigentes no grupo a que pertence. No entanto, nem sempre o indivíduo concorda com a norma imposta pela sociedade em que vive e passa a agir de modo imoral, seguindo sua própria ética.

Para alcançar a virtude, o homem precisa escolher “o caminho do meio”, a justa medida das coisas, e agir de forma equilibrada. Nesse sentido, o desenvolvimento pessoal tornaria possível que cada indivíduo se tornasse moral e, assim, teria os recursos necessários para enfrentar os desafios da vida.

Historicamente a moral surge com a passagem da forma de vida natural para um convívio social, a partir dessa ralação mais próxima com o outro surgiu à necessidade de criar regras para mediar as relações.

A moral, normalmente, é exposta sobre preceitos e, muitas vezes, expressa como normas de proibição e permissão. É comum ouvirmos a frase “fulano atentou contra a moral e os bons costumes”, isso porque a moral é uma espécie de norma de conduta social que indica algo que é certo ou errado naquela sociedade.

Os atos adquirem um significado moral: são positivos ou moralmente valiosos quando estão de acordo... A moral na sociedade A moral é um conjunto de normas, aceitas livre e conscientemente, que regulam o comportamento individual e social dos homens.

A consciência moral manifesta-se, antes de tudo, na ca- pacidade para deliberar diante das alternativas possíveis, decidindo e escolhendo uma delas antes de lançar-se na ação.

Uma pessoa imoral é alguém sem pudor, que revela imoralidade e está ligado à libertinagem e obscenidades. Uma pessoa assim é muitas vezes descrita como devassa, indecente e desonesta, pois muitas vezes revela falta de caráter e vive sem regras.

Moral: o que é? No campo da Filosofia, a moral é entendida como o “conjunto de valores, como a honestidade, a bondade, a virtude etc., considerados universalmente como norteadores das relações sociais e da conduta dos homens” (Dicionário Houaiss).

Resposta. Resposta: Três características da moral são a responsabilidade, intenção e consciência.

Resposta. Primeiro: Moral é todas as normas e regras que regem uma sociedade. Diz-se que um homem é um ser moral pois deve obedecer às regras para poder ter um bom convívio em sociedade.

Os valores morais dizem respeito ao bem, em oposição ao mal, ou ao correto, em oposição ao errado. Assim, dizemos que certas atitudes são aceitas moralmente porque estão em conformidade com certos princípios – os valores morais.