Para que serve a mirra na espiritualidade?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 19 de maio de 2023
/ 5 3 votos

O incenso de mirra é conhecido por suas propriedades de purificação e proteção contra energias negativas. Por causa dessas características, o incenso de mirra é muito utilizado em rituais, ambientes de meditação e celebrações religiosas.

O óleo essencial de mirra (Commiphora myrrha) é usado desde a Antiguidade como incenso. O cheiro é quente, apimentado e amargo, com notas esfumaçadas e almiscaradas. É uma das fragrâncias bíblicas mais importantes e está associada a eventos divinos e à força da fé.

A mirra é uma planta medicinal da espécie Commiphora myrrha, também conhecida como mirra-arábica, que possui propriedades anti-sépticas, antimicrobianas, anti-inflamatórias, anestésica e adstringentes, podendo ser usada para dor de garganta, inflamação na gengiva, para infecções de pele, acne ou para rejuvenescimento ...

Os estudiosos do assunto afirmam que cada um dos presentes entregues pelos magos a Jesus possuía um significado: Mirra: composto usado no embalsamamento, fazia referência ao sacrifício de Cristo e a sua ressurreição. Ouro: representava a realeza de Jesus Cristo, ressaltando o fato que ele era o rei dos judeus.

A mirra (Commiphora myrrha) é uma árvore da família Burseraceae, nativa da África e Península Arábica, também encontrada na Índia e Tailândia. Cresce até 5 metros de altura e apresenta espinhos e folhas caducas. Popularmente é chamada de incenso, mirra verdadeira e mirra arábica.

Já a mirra, uma oferta do rei mago Baltazar, era usada para preparar os corpos para o sepultamento. Assim, ao presentear Jesus com a mirra, os magos viram nele humanidade, como se aquele que é o rei universal também fosse verdadeiramente humano.

A mirra provém da espécie Commiphora myrrha, enquanto o incenso obtém-se a partir de várias espécies do género Boswellia. Muito fragrantes, tanto são usadas nos cultos religiosos, como na perfumaria e na medicina tradicional.

Como usar o incenso de mirra
Em geral, o incenso de mirra é uma pequena vareta com uma ponta mais fina e outra mais grossa. Você deve segurá-lo pela ponta mais fina e acender a ponta mais grossa com fogo, até que ela comece a queimar.

A mirra é utilizada na Bíblia como instrumento de sedução feminina -- Ester a usa como óleo de massagens antes de encontrar o rei Assuero --, mas especialmente como ritual, dado que ela é o principal elemento do óleo de unção, sendo usada para sanar as feridas de Jesus após a crucificação.

Coloque, em três litros de água fervente, um punhado de manjericão, algumas gotas de essência de mirra e três de lavanda. Espere a mistura esfriar, coe e despeje sobre o seu corpo, molhando apenas do pescoço para baixo. Use uma toalha branca para se enxugar e jogue os restos do banho no lixo.

Significado de Mirra
substantivo feminino Goma-resina de cheiro agradável usada na fabricação de perfume e incenso. É extraída do tronco de árvores e arbustos do gênero Commiphora, que crescem no leste da África e no sul da Arábia.

Pode ser usada para: dor na garganta, aftas, inflamação na gengiva ou feridas na boca, mas somente pode ser usada para fazer bochecho ou gargarejo e não deve ser ingerida.

Massagem:Adicione de 50 á 70 gotas de óleo essencial de mirra em 120 ml de óleo vegetal e utilize-o na massagem. Óleo para o rosto e corpo: para o rosto pingue 3 gotas de óleo essencial de mirra em uma colher de sopa de óleo vegetal; para o corpo pingue 80 gotas de óleo essencial de mirra em 120ml de óleo vegetal.

A queima do incenso significa a transformação da matéria (carvão e ervas) em espírito (aroma). Sua fumaça é o elemento espiritual etéreo (plano espiritual) que está no ar, por onde todas as energias, informações e pensamentos espirituais transitam para chegarem em seus devidos lugares.

mirra

A mirra, ou incenso de mirra, trazida como presente por Baltasar, o Mago de pele escura, também é uma resina. Também é extraído do tronco de uma Burserácea, embora de um gênero diferente do frankincense: Commiphora myrrha. O termo “mirra” é derivado da palavra semítica murr que significa “amargo”.

Mirra. Uso prático: A mirra, um óleo amargo de uma resina vegetal, também tinha valor econômico, mas talvez fosse mais útil a Maria e José por seus usos medicinais.

O Defumador de Mirra é utilizado para limpeza energética, afastando e purificando influências maléficas, proporcionando uma energia no ambiente muito boa para a oração, a meditação e trabalhos espirituais.

O Incenso de Canela atrai sucesso e abre caminhos tanto em relacionamentos como a nível financeiro. Atrai sucesso e bons agouros em todo o tipo de relacionamentos – sejam eles amorosos ou de amizade e intimidade. Ao mesmo tempo também ajuda a abrir caminhos e atrair o sucesso financeiro.

Por isso, o melhor horário para se usar um incenso é durante o dia, com a casa bem aberta; quando todos saíram; ou em um incômodo em que se há pouco movimento.

A dica, segundo Alessandra, é jamais usar simultaneamente dois ou mais incensos, com fragrâncias ou efeitos diferentes. “Um bom incenso, se usado junto a outro com o mesmo objetivo, no mesmo ambiente, pode até ter o seu efeito energético potencializado.

A palavra “mirra” traduz o hebraico mor no Antigo Testamento e o grego smyrna no Novo Testamento. A mirra mencionada com mais frequência na Bíblia era uma resina extraída de um arbusto espinhoso encontrado principalmente na região do sul da Arábia e na África Oriental.