Para que serve a mesa flexora?

Perguntado por: dbaptista . Última atualização: 19 de maio de 2023
/ 5 10 votos

A Mesa Flexora é um dos melhores exercícios para trabalhar esses músculos dos membros inferiores fortalecendo a região, o que ajuda a evitar problemas nas articulações dos joelhos e quadril.

Os autores deste estudo encontraram que o exercício de MESA FLEXORA teve um RMS (ativação neuromuscular) de 268 microvolts (mV) contra 189 mV da CADEIRA FLEXOXA para o músculo Bíceps Femoral, uma diferença de 79 mV, ou seja, a MESA FLEXORA foi superior em 30%!

músculos isquiotibiais

São os músculos isquiotibiais (ou posteriores da coxa). A Mesa Flexora é um dos melhores exercícios para trabalhar esses músculos dos membros inferiores fortalecendo a região, o que ajuda a evitar problemas nas articulações dos joelhos e quadril.

Agachamento afundo
Ele é um dos que mais exige força, equilíbrio e resistência física, mas também é um dos agachamentos mais eficientes para glúteos, sabia? Além dessa região, o movimento também traz benefícios como o fortalecimento das coxas, dos glúteos e das panturrilhas.

Glute Machine (Máquina de glúteo)

Deadlift unilateral

Mesa flexora
O que fazer no lugar: Deadlift unilateral. “Este exercício ativa a parte traseira do seu corpo. O que inclui a parte inferior das costas, glúteos, posteriores de coxas e panturrilhas.

O levantamento terra e o stiff (ou romanian deadlift) são os melhores exercícios para a cadeira posterior. Recrutam muito mais unidades motoras do que a cadeira e a mesa flexora, além de estimularem o sistema neural e metabólico de forma muito mais efetiva.

  • Agachamento taça (goblet) Um dos melhores exercícios para substituir o leg press na academia ou mesmo em casa ainda é o agachamento. ...
  • Agachamento afundo. ...
  • Step-up. ...
  • Extensão de pernas. ...
  • Levantamento Terra.

O stiff é um exercício multiarticular (ou seja, que envolve mais de uma articulação e grupo muscular) aliado para trabalhar o core, além do posterior (parte de trás) de coxas e o bumbum.

“O agachamento sumô é um exercício que recruta de maneira bastante eficaz os músculos da parte de trás da coxa e também glúteos. Pode ser uma opção muito boa no treino de membros inferiores”.

"O stiff é um exercício muito bom que trabalha grandes grupos musculares, como os isquiotibiais (posteriores de coxa), glúteo máximo e músculos paravertebrais, responsáveis pela estabilização da coluna", explica Lucas.

Resumindo, a grande diferença da cadeira flexora e mesa flexora é a angulação do quadril, a amplitude de movimento e a forma como os isquiotibiais são solicitados.

Por ser realizado em um banco inclinado a 45º, fortalece a panturrilha, o quadríceps (parte da frente das coxas), os glúteos e os isquiotibiais (posteriores das coxas). O leg press pode ser feito tanto por alunos mais avançados quanto por iniciantes, o diferencial é apenas a carga e número de séries e repetições.

Existem algumas modalidades físicas que ajudam a afinar a cintura, e dentre os exercícios que mais se destacam estão:

  1. Abdominal lateral. ...
  2. Bambolê ...
  3. Abdominal cruzado. ...
  4. Girar e pular. ...
  5. Abdominal com bola. ...
  6. Prancha com perna elevada. ...
  7. Prancha tradicional. ...
  8. Sentar e alongar.

4 dicas para deixar os músculos durinhos

  1. Faça exercícios com peso. Esse tipo de atividade física, que os professores de ginástica gostam de chamar de exercícios de resistência, é a melhor forma de endurecer o corpo. ...
  2. Dê um tempo para o seu corpo. ...
  3. Inclua a atividade física no seu dia a dia. ...
  4. Coma bem. ...
  5. Tenha paciência.

Entre os exercícios mais recomendados estão o agachamento, o levantamento terra, o afundo, o glúteo 4 apoios e o stiff. Esses exercícios focam principalmente nos músculos glúteos (glúteo máximo, glúteo médio e glúteo mínimo) e também podem envolver outros músculos das pernas e da região lombar.

O agachamento búlgaro é também um bom exercício para fortalecer as pernas e favorecer a hipertrofia. Para fazer esse exercício, deve-se dar um passo grande à frente e apoiar o pé de trás em um banco ou cadeira, inclinar um pouco o corpo para frente e descer tentando encostar o joelho de trás no chão.

Para pessoas iniciantes, a recomendação é que faça 15 agachamentos corretamente, sendo indicado no primeiro dia a realização de 3 séries de 5 agachamentos com intervalo de 1 minuto entre as séries.