Para que serve a manteiga da arraia?

Perguntado por: gribeiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

A gordura da arraia é utilizada para tratar problemas respiratórios (asma e bronquite), reumatismo, queimaduras cutâneas e feridas entre 'caiçaras' e 'caboclos', como também registra Begossi et al. (2006).

Também é um excelente remédio para doenças respiratórias o óleo de seu fígado, que é extraído com a exposição ao sol dentro de uma vasilha; no primeiro dia, toma-se uma gota na água ou chá; no segundo, duas; no terceiro, três, até o limite de 20 gotas.

As arraias são muito comestíveis. O método de cozimento comum de arraia em Cingapura e na Malásia é grelhar em fogo feito com carvão e servir com molho de soja ou sambal picante. Universalmente, as partes mais valorizadas são a bochecha, as abas (que também são conhecidas como as asas), e o fígado.

EIS A QUESTÃO! Ambos os nomes referem-se ao mesmo organismo, contudo o mais aceito e mencionado em livros das comunidades escolares e acadêmicas é Raia.

Principais benefícios para a saúde
O consumo regular do ácido graxo melhora o sistema circulatório e previne doenças cardiovasculares, pois o Ômega 3 impede a formação e acúmulo de plaquetas nos vasos sanguíneos que podem levar a um derrame ou infarto.

Resumidamente, saiba que a gordura do peixe melhora o funcionamento do sistema cardiovascular, do neurológico e a produção hormonal, bem como conta com um importante poder anti-inflamatório.

Sugestão de uso
1 a 2 cápsulas ao dia de Óleo de Peixe 1100 mg segundo orientação do médico ou nutricionista.

Lave com bucha, água e detergente neutro. Depois, deixe de molho por 15 minutos em uma solução de água e água sanitária (10ml de água sanitária para cada litro de água).

Sim. Os ácidos graxos ômega-3 reduzem a inflamação e a infiltração gordurosa no fígado de pacientes com doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), o que ajuda a evitar que o paciente evolua para uma cirrose e insuficiência hepática.

Devemos retirar a pele com uma faca bem afiada, separando a carne do couro, pois a Arraia não é um peixe de escamas. Depois de separar a carne, temperar os filés com laranja, sal e cebolas.

É seguida, usualmente, por alguns dos sintomas gerais, como hipotensão ou hipertensão arterial, arritmias, dor de cabeça, dores abdominais, náuseas, vômitos, febre, sudorese, tremores, fraqueza, vertigem, convulsão, linfangite, parestesia, paralisia muscular e choque, podendo até ocorrer o óbito.

R$ 24,99 /un.

— A carne tem fibras que se separam em gomos, então é preciso cuidado para não passar do ponto. O sabor é delicado, quase doce.

Gorduras mais saudáveis:
Gorduras insaturadas são reconhecidas como “gorduras boas” e há dois tipos: monoinsaturadas e polinsaturadas. As gorduras monoinsaturadas encontram-se, por exemplo: Azeite. Óleo de amendoim.

Eles são considerados boas fontes de proteínas e contêm grande parte das vitaminas e minerais de que necessitamos. Entretanto, esses produtos não possuem fibra e podem apresentar elevada quantidade de caloria por grama, além de teor excessivo de gorduras saturadas.

Incluir as gorduras boas no cardápio também ajuda a regular a coagulação do sangue, os níveis de triglicérides sanguíneos e insulina. Algumas, ainda, atuam na diminuição da pressão arterial e na prevenção de batimentos cardíacos irregulares.

VOCÊ PODE COMER PEIXES, MAS É MELHOR ESCOLHER: ARRAIA, ACARI, SARDA, BRANQUINHA, TAINHA OU PIRAPITINGA.

A arraia, também conhecida como raia e batoidea, é um peixe sem espinhas apreciado pela sua carne macia e de sabor suave. Para alguns brasileiros as receitas com arraia parecem um tanto exóticas, no entanto são muito populares na Bahia, entre as quais se destaca a moqueca de arraia e a arraia frita.

Uma raia-jamanta de aproximadamente quatro metros de comprimento foi encontrada por um grupo de mergulhadores no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, no litoral de São Paulo. Segundo o Projeto Mantas do Brasil, a espécie está ameaçada de extinção e não era vista no local desde 2019.

Pessoas com problemas de coagulação, portadores de hemofilia, próteses cardíacas, gestantes e lactantes e pacientes de tratamento oncológico não devem tomar o suplemento sem indicação médica.