Para que serve a madeira fornecida pela árvore?

Perguntado por: oferreira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

A madeira fornecida pelas árvores pode ser utilizada como combustível, na fabricação de móveis, equipamentos esportivos, ferramentas e na construção civil. A polpa da madeira ainda pode ser utilizada para a produção de papel.

Pode haver diferentes objetivos para a extração de madeira: prevenção de doenças de árvores, melhoria do habitat, recreação e renda financeira.

Eles vão desde os mais evidentes, como papel, painéis de madeira, pisos laminados, móveis e embalagens até produtos de beleza, medicamentos, alimentos e roupas, passando pelo carvão vegetal para a produção do aço presente, por exemplo, em automóveis, ônibus, geladeira, fogão, utensílios domésticos, instrumentos ...

Dentre os usos mais comuns, estão as confecções de móveis, tábuas para construções civis, produção de artigos de luxo, instrumentos musicais, palanques, pisos laminados, fabricação de barcos, além de muitos outros produtos.

2 a) Qual é o principal destino da madeira produzida a partir do cultivo de árvores? A principal destinação são as indústrias de móveis e papel.

A madeira é uma matéria-prima encontrada na natureza e que desde os tempos mais remotos é utilizada na fabricação de móveis e estruturas (portas, janelas, vigas, entre outras).

Exemplos

  • Carvão Vegetal.
  • Lenha.
  • Pellets.
  • Celulose.
  • Papel.
  • Pisos Laminados.
  • Painéis de Madeira.
  • Biomassa.

A madeira é o produto principal das árvores, usado para fazer móveis e nas construções de edifícios e casas. A celulose, extraída da polpa da madeira, serve para fazer papel, celofane e alguns tipos de colas.

Indústria Madeireira, produção e colheita de árvores para usos variados, como na fabricação de postes telegráficos e dormentes, e na construção civil, construção naval e fabricação de móveis. A indústria madeireira inclui as várias empresas que convertem árvores, ou madeira, em produtos de madeira serrada.

O metanol também é conhecido como álcool da madeira, pois por muito tempo a única forma de sua obtenção era por meio da destilação da madeira.

Entre as principais propriedades físicas da madeira, estão a massa específica (massa por volume) ou densidade e a estabilidade dimensional (contração e inchamento em função do teor de umidade) e, entre as mecânicas, estão a resistência a esforços de compressão, flexão, tração, cisalhamento e fendilhamento (ARAÚJO, 2002 ...

A madeira foi a primeira matéria-prima de importância econômica para o Brasil, inicialmente extraída e exportada para a Europa, para conversão em móveis, pisos e componentes construtivos, embarcações, etc.

Por que utilizar madeira de reflorestamento? A madeira de reflorestamento é sustentável e sua extração não é agressiva ao ecossistema local. Isso porque as árvores extraídas são repostas imediatamente em uma área de tamanho previamente designado. Ou seja, as florestas originais não são afetadas.

Depois de picadinhos, os pedacinhos de madeira são colocados em um grande tanque para cozinhar. Junto com os pedacinhos de madeira são colocadas algumas substâncias químicas. Depois de algumas horas cozinhando, tem-se uma pasta de celulose.

As árvores são essenciais para a vida na Terra. Elas produzem oxigênio, aumentam a umidade do ar, evitam erosões, reduzem a temperatura e fornecem abrigo para diversas espécies de animais.