Para que serve a luz de fundo da televisão?

Perguntado por: ifigueiredo3 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Define a intensidade adotada na iluminação traseira das TVs de LED. Neste caso, o ajuste ideal muda de acordo com as características de cada ambiente. Em áreas com bom controle de luminosidade, como a sala de TV, o usuário pode baixar a luz de fundo, deixando a imagem mais suave.

Os melhores resultados são obtidos quando o ambiente apresenta uma iluminação suave. Ajuste o nível de contraste para aproximadamente 85, brilho entre 45 e 50, cor entre 50 e 55 e nitidez entre 5 e 7.

Ajuste o brilho e contraste
Para começar, uma dica que pode ser encontrada no menu da TV é a configuração de brilho e contraste. O brilho regula a intensidade de luz emitida pela imagem, podendo clarear ou escurecer. Já o contraste ajusta a intensidade de cores escuras (sombras) e claras.

Os protetores eletrônicos protegem contra sobrecargas e curtos-circuitos, incluindo a restauração de energia após uma queda, além de evitar surtos. Ou seja, há proteção dupla ao usar esse aparelho. Alguns modelos possuem uma chave ou botão inteligente que funciona como um interruptor e dispara quando sobrecarregado.

Vantagens: as TVs LCD consomem pouca energia e se saem bem em locais iluminados, pois não refletem muito.

O vazamento de luz, ou backlight bleed, é um defeito de fabricação em que uma intensa quantidade de luz do backlight é visível nas bordas do display. A falha tem uma aparência única, dando a impressão de haver o brilho de uma lâmpada vindo de um ponto específico.

Ele acontece quando deixamos a TV com uma imagem estática por muito tempo. Quando isso ocorre, os pixels da imagem, que são os quadrinhos que compõem a tela da TV, vão deixando de funcionar aos poucos.

O display de LED é um display com tecnologia LCD, mas que ao invés de uma luz de fundo de CCFL (Cold Cathode Fluorescent Lamp”, ou Lâmpada Fluorescente de Cátodo Frio), contam com LEDs.

Uma dica muito útil que pode ser encontrada no menu da sua TV é a configuração de brilho e contraste. O brilho vai controlar a intensidade de luz emitida pela tela, podendo deixá-la mais clara ou escura e o contraste vai ajustar a intensidade das cores escuras e sombras.

6 Dicas para melhorar a resolução de imagem na sua TV

  1. Ajuste a nitidez da imagem. É natural que muitos olhem para essa opção na TV e coloquem no máximo. ...
  2. Cuidado com o brilho. ...
  3. Não esqueça do contraste. ...
  4. A temperatura de cor também é importante. ...
  5. Use o game mode na hora de jogar.

Alterar o brilho, contraste ou nitidez de uma imagem

  1. Windows 10: Selecione Iniciar,escolha Configuraçõese selecione Sistema > Exibir. Em Brilho e cor,mova o controle deslizante Alterar brilho para ajustar o brilho. ...
  2. Windows 8: pressione Windows tecla + C.

É importante refletir sobre qual a sensação queremos transmitir no ambiente, quais atividades serão desempenhadas no espaço. Se quisermos estimular um momento de descanso e relaxamento, recomendamos que utilize lâmpadas com temperatura de cor quente indo até 3000K.

O U.S. Consumer Product Safety Commission (CPSC), órgão do governo dos EUA responsável pela segurança dos produtos disponíveis aos consumidores, recomenda sim que os aparelhos que não estão em uso sejam retirados da tomada, já que um aparelho desplugado não pode causar um incêndio ou dar choque em alguém.

Com o filtro de linha conectado aos eletrônicos, é possível reduzir oscilações da rede de energia. Dessa forma, ele contribui para que os aparelhos reproduzam imagem e som com mais qualidade, livres de interferências.

A sigla LED vem do inglês “Light Emitting Diode“, ou Diodo Emissor de Luz. Foi desenvolvido em 1927 pelo cientista russo Oleg Vladimirovich Losev. É um tipo de Backlight, que tem como função a emissão de luz e é muito utilizado em TVs, monitores, telas para notebook, entre outros.

5 dicas para criar a iluminação de sala de TV ideal

  1. 1- Utilize spots de teto.
  2. 2- Invista em arandelas nas laterais.
  3. 3- Ilumine os nichos.
  4. 4- Aposte em sistemas de iluminação para balizamento.
  5. 5- Utilize fontes de luz com baixa intensidade.

Isso decorre do acúmulo de sujeira ou de pedaços de cabo que ficam presos. Levando em conta que as TVs tendem a ter mais do que 1 saída e entrada de vídeo, é altamente recomendável testar os mesmos cabos em outras entradas.

Segundo Fernandes, o custo deste tipo de reparo, que exige a troca da placa da fonte, costuma variar entre R$ 300 a R$ 500, dependendo do televisor.

Siga o caminho abaixo para um melhor ajuste de acordo com seu ambiente: WebOS 4.5 / 5.0: Em seu controle aperte Engrenagem > Todas as Configurações > Imagem > Configurações do Modo de Imagem > Backlight.

Saber qual a marca de TV mais durável pode ser difícil. Porém, destacamos duas que atendem bem nesse quesito: Samsung e LG. Ambas oferecem garantia de 12 meses, o que demonstra a confiança da empresa na qualidade de seus produtos.