Para que serve a linha lateral nos peixes?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

A linha lateral é uma linha que se estende ao longo da lateral do corpo do peixe, contendo poros ou tubos conectados com um longo canal tubular, abrigando órgãos sensoriais (neuromastos). Eles são sensíveis às mudanças de pressão e temperatura e , também respondem às correntes de água.

Serve para detectar o movimento e as vibrações da água circundante, o que ajuda os peixes a evitar colisões, a orientar-se em relação às correntes de água e a localizar a presa.

condrictes

Assim como outros peixes e alguns girinos, os condrictes possuem linha lateral mas, ao contrário de peixes ósseos, a bexiga natatória está ausente.

Nas laterais desses animais podemos perceber a presença de linhas, que são estruturas formadas por fileiras de canais cheios de água que se comunicam através de poros com a água do meio exterior.

Peixes conseguem enxergar na escuridão? Sim, a maioria dos peixes consegue adaptar a visão nos períodos de luz e escuridão. Os kiguios e os bettas são algumas das espécies que possuem essa habilidade. Porém, mesmo com essa capacidade, essas duas espécies gostam de descansar quando as luzes estão apagadas.

As narinas estão ligadas ao epitélio sensorial, desempenhando importante função na detecção de mudanças químicas na água, sendo fundamental na procura do alimento, orientação na procura de alimento, nas migrações e identificação de odores sexuais (feromônios).

Osmorregulação é a capacidade do peixe de controlar o fluxo de água que entra e sai do seu organismo através da osmose (transporte de água de um meio menos concentrado para o mais concentrado). Os peixes que possuem essa capacidade de osmorregulação são chamados de osmorreguladores e são os osteíctes.

Proteger de animais
A truta e outros peixes ósseos, por exemplo, escapam dos predadores por terem escamas feitas de pedaços de osso muito finos, semelhantes a flocos, cobertos com muco escorregadio.

Os peixes são capazes de distinguir ácido, salgado, amargo e doce. Já o olfato é muito apurado, por isso é considerado o sentido mais importante desses animais.

Os peixes enxergam as cores até melhor do que os seres humanos. Além de enxergar o vermelho, verde e azul como nós, os peixes também conseguem assimilar a luz ultravioleta. Pesquisas mais atuais dizem que os peixes captam melhor as tonalidades fluorescentes de rosa, laranja e verde-limão.

A linha lateral, que se estende pelo lado de muitos peixes e anfíbios, das guelras à cauda, detecta o deslocamento de água. Nos peixes, ela consiste em uma fileira especializada de escamas perfuradas, cada uma com abertura para um tubo longitudinal logo abaixo da pele.

"Os otólitos sçao pequenas estruturas formadas de carbonato de cálcio, e eles fornecem informações como o crescimento, longevidade e até o ambiente em quais viveram.

Em relação aos sentidos, os peixes apresentam poros laterais que percorrem longitudinalmente o corpo do animal que são conhecidos como linhas laterais. Nessas linhas existem células sensoriais (mecanorreceptores) capazes de detectar movimentos na água.

Esses dois grupos diferem-se entre si principalmente pela presença de esqueleto ósseo nos osteíctes e esqueleto cartilaginoso nos condrictes. Como exemplo de peixes cartilaginosos, podemos citar os tubarões e raias; como representantes dos osteíctes, podemos citar o salmão e o peixe-palhaço.

Outra diferença diz respeito à bexiga natatória, uma estrutura que auxilia na flutuação do peixe. Essa estrutura é encontrada apenas em peixes ósseos.