Para que serve a Linha do Equador no Brasil?

Perguntado por: dhernandes . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Fundamental para o estabelecimento das coordenadas geográficas, a Linha do Equador também demarca a região da superfície terrestre que recebe maior índice de luz solar durante o ano e, por conta disso, perpassa pelas áreas mais quentes do planeta.

A Linha do Equador é uma linha imaginária traçada no ponto exato de igual distância entre o extremo norte da Terra e o extremo sul, sendo, por isso, o principal paralelo terrestre, além de possuir, por definição, a latitude de 0º.

Do ponto mais ocidental do município de São Gabriel da Cachoeira até a margem mais oriental da Ilha Mexiana, no município de Chaves, passando pelos estados do Amazonas, Roraima, Amapá e Pará, cortando a cidade de Macapá.

Macapá é a

Macapá é a única cidade brasileira cortada pela linha do Equador, ficando parte no Hemisfério Norte e parte no Hemisfério Sul. A capital do estado do Amapá é banhada pelo rio Amazonas e tem 475 mil habitantes, segundo o IBGE.

Trópico de Capricórnio

O Trópico de Capricórnio é uma importante linha imaginária que corta, entre outros países, o Brasil.

A definição da linha do equador é que ela se trata de uma linha imaginária traçada ao redor do planeta. Todos os seus pontos estão à mesma distância do polo norte e sul, ou seja, ela divide a Terra ao meio na horizontal do mapa. O nome vem de “equatore”, que significa “equilíbrio” em latim.

Eratóstenes

No século 3 a.C., o matemático grego Eratóstenes mediu a circunferência da Terra e dividiu o mundo em um sistema de retas paralelas. Mas a “Linha do Equador” da época passava pela ilha de Rodes, já que o mundo conhecido de então era bem pequeno.

A Linha do Equador é uma linha imaginária que divide o globo terrestre horizontalmente em dois hemisférios: hemisfério norte (boreal ou setentrional) hemisfério sul (austral ou meridional)

O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha.

Os paralelos e meridianos são linhas imaginárias traçadas para definir cartograficamente os diferentes pontos da Terra. A principal função dessas linhas é estabelecer as latitudes e as longitudes para assim precisar as coordenadas geográficas dos diferentes lugares do planeta.

Meridiano de Greenwich

Meridiano de Greenwich é o principal meridiano do planeta. Com base nele calculamos os fusos horários e dividimos o globo em dois hemisférios: Leste e Oeste.

De 1734 a 1744, a Academia Francesa de Ciências realizou diversas expedições para determinar a forma real da Terra. A missão geodésica francesa verificou a teoria de Isaac Newton de que o planeta era achatado nos polos e largo ao redor do equador terrestre, também conhecido como linha do Equador ou paralelo 0°.

Trópico de Capricórnio

Trópico de Capricórnio
Ele passa por 10 países da América, África e Oceania: Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, África do Sul, Moçambique, Namíbia, Madagascar, Botsuana e Austrália.

A linha que não passa pelo Brasil é a linha do Trópico de Capricórnio e Cânce r só passa pelo Brasil a linha do Equador. O território brasileiro é cortado por dois círculos imaginários: a linha do equador, que passa pela embocadura do Amazonas, e o Trópico de Capricórnio, que corta o município de São Paulo.

O Brasil está localizado em três hemisférios diferentes: uma pequena parte ao norte, localizada no hemisfério norte; a maior parte no hemisfério sul e todo ele localizado no hemisfério ocidental ou oeste. É cortado ao norte pela Linha do Equador e ao sul pelo Trópico de Capricórnio.

Os trópicos são linhas imaginárias, traçadas paralelamente ao Equador, que circulam a Terra inteira. Essas linhas estão dispostas no Hemisfério Norte (acima da Linha do Equador) e no Hemisfério Sul (abaixo da Linha do Equador).

O território brasileiro está localizado no continente sul-americano. Em termos de hemisférios, encontra-se situado totalmente no hemisfério ocidental, a maior parte de sua extensão está no hemisfério sul e uma pequena parte situa-se no hemisfério norte.

Fusos do Brasil
Fuso 1 (-2 GMT): A 30°O do Meridiano de Greenwich, surge o primeiro fuso brasileiro, o qual abarca as ilhas oceânicas de Fernando de Noronha e Trindade e Martim Vaz. O tempo é contado pela subtração de duas horas ao GMT.