Para que serve a lecitina no ovo?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

A Lecitina de Ovos diminui e controla o colesterol ruim (LDL) e a pressão arterial, com isso reduz os riscos de problemas cardíacos e infartos. Além disso, por conter ácidos graxos (ômegas), auxilia no combate dos radicais livres, combatendo assim o envelhecimento precoce, fadiga e cansaço.

Seu maior uso é na panificação, onde é colocada na massa de pães e bolos para aumentar maciez e umidade, sem alterar o sabor. A lecitina de soja em pó é utilizada como emulsificante/estabilizante e melhorar a textura dos produtos.

A lecitina de girassol pode ser usada como emulsificante universal e aplicada nos mais diversos tipos de produtos alimentícios, tais como: margarinas, biscoitos, doces, bolos, panificação em geral, alimentos instantâneos (por exemplo: cacau em pó, achocolatados e leite em pó) e diversos outros produtos que necessitem ...

Aumentam a estabilidade de emulsões e contribuem com a consistência e resistência à fusão. A lecitina é usada comercialmente tanto como emulsionante quanto como lubrificante em diversas atividades econômicas, como na indústria farmacêutica ou alimentícia.

O ovo cru ou mal passado pode conter Salmonela, bactéria que causa febre, vômitos e diarreias fortes, sendo ainda mais perigosa nas crianças. Por isso, deve-se evitar o seu consumo mal passado e também os produtos que tem ovos crus como ingredientes como mousses, maioneses, coberturas e recheios de bolos.

Visto que essa substância não é facilmente digerida organismo, ela pode ser prejudicial à saúde quando consumida em excesso. Dessa forma, pode provocar inchaços, sensação de estufamento, dores estomacais e excesso de gases.

A lecitina é formada por uma mistura de glicolípidos (10%), triglicéridos (35%) e fosfolípidos (50%), carboidratos, pigmentos, carotenóides e outros compostos de baixo teor. Dentre os fosfolípidos, podemos destacar 3 tipos presentes na lectina de soja: fosfadilcolina, fosfadiletanolamina e fosfadilinositol.

Alimentos ricos em lectina

  • Tomate.
  • Berinjela.
  • Quinoa.
  • Feijão.
  • Milho.
  • Amendoim.

Lecitina de soja: única substituição é a lecitina de girassol. Serve para juntar (emulsificar) a gordura (óleo) com o líquido dando mais maciez e durabilidade.

A lecitina de soja só é contraindicada para pessoas que têm alergia à soja. Qualquer pessoa pode ingerir, principalmente quem faz tratamentos com medicamentos que causam a perda de memória —antidepressivos, por exemplo. Mas é sempre bom ir a um especialista antes de comprar o suplemento.

Quem deseja usar a lecitina como forma de suplemento alimentar, não deve ultrapassar a quantidade diária de 2 gramas. O consumo excessivo pode levar à efeitos colaterais como náuseas, enjôos, gases e sensação de estufamento abdominal.

Utilizado na fabricação de bolos, pães, biscoitos, margarina, casquinha de sorvete, massas, doces, entre outros. Produto natural obtido da Soja, pode substituir a utilização dos ovos em receitas veganas.

Como usar: Usa-se de 0,5% a 2% em relação ao peso de farinha utilizada. Deve ser incorporada ao líquido em temperaturas inferiores a 35-40C preferivelmente à temperatura ambiente.

Ela atua como se fosse um lubrificante, facilitando a movimentação das partículas de sólidos entre si, deixando tudo mais lisinho. chocolates com alto teor de sólidos viram uma pasta durante a moagem.

Pouco conhecida, mas abundante nos nossos pratos, a lectina é uma proteína facilmente encontrada em diversos alimentos, principalmente grãos, como soja, gérmen de trigo, lentilhas e feijões, quinoa, além de alguns vegetais e legumes, como o tomate e a berinjela.

Alimentos ricos em lectina

  1. Feijão. O feijão é considerado uma das principais fontes de lectinas, especialmente o feijão vermelho. ...
  2. Soja. A soja é outro alimento popular que contém altos níveis de lectinas. ...
  3. Trigo. ...
  4. Batatas. ...
  5. Tomates. ...
  6. Amendoim.