Para que serve a jurema preta na Umbanda?

Perguntado por: igaspar . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 10 votos

Na Umbanda, a Jurema é utilizada em diferentes rituais, como banhos de limpeza espiritual, defumações, trabalhos de cura e proteção e também em oferendas aos guias espirituais. Suas folhas e cascas são preparadas de diversas formas para potencializar suas propriedades energéticas.

"A Jurema, na verdade, é uma árvore da caatinga e do agreste que tem sua casca utilizada para a fabricação de uma bebida mágica que concede força, sabedoria e contato com seres do mundo espiritual.

A Jurema pode ser consumida através da ingestão da bebida (vinho de Jurema), mas uso tradicional também inclui o fumo via cachimbo. Comumente consumida por indígenas, a bebida é preparada por esses povos através da maceração das raízes em água e o material do cachimbo com as raízes e folhas secas da espécie vegetal.

É uma bebida que mistura as raízes da tradicional Mimosa hostilis (a planta) com a Arruda da Síria. Esse tipo de planta se assemelha bastante a ayahuasca, principalmente na forma de consumo, com folhas e cipós. O efeito também é similar: geração de visões e preparação das pessoas para novos estágios espirituais.

Banho de 7 ervas contém ervas: Colônia, abre caminho, alfazema, alecrim, arruda, manjericão e guiné.

As duas entidades incorporadas em uma sessão de jurema são os mestres que já se foram e os caboclos.

Guia Cabocla Jurema - miçangas verde/amarela e cristal - Umbanda e Candomblé | Shopee Brasil.

3) Oração à Cabocla Jurema
Ajude-me a (faça o pedido), em nome de Tupã e de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois sei que vossa ajuda é feito flecha certeira e nunca falha. Okê Cabocla Jurema!" +Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente.

Como já identificado nas pesquisas histórico-antropológicas os exus e as pomba-giras, “o povo da rua”, estão também presentes no Catimbó-Jurema, além da Umbanda e da Quimbanda.

Jurema é o "mundo espiritual" de onde provêm os encantados que se manifestam nas sessões. Jurema é o "plano espiritual" dos espíritos cultuados na difusa "espiritualidade brasileira", que se apresentam como índios. Jurema é uma índia metafísica.

A ayahuasca resulta da longa fervura de duas plantas, o arbusto chacrona (Psychotria viridis) e o cipó mariri, ou jagube (Banisteriopsis caapi). Na juremahuasca, usa-se a jurema em lugar da chacrona como fonte de DMT (dimetiltriptamina), substância propriamente alteradora da consciência.

Na medicina popular, o pó obtido a partir da trituração da casca é muito eficiente no tratamento de queimaduras, acne, problema de pele, pois tem efeito antimicrobiano, analgésico e regenerador de células.

Árvore de 4-7 metros de altura, decídua na estação seca, apresentando caule ereto ou levemente inclinado, com casca de cor castanho escura e rugosa, e ramos de cor castanho avermelhada com acúleos esparsos. Folhas compostas, alternas, bipinadas, com sete pares de pinas, contendo 15-33 folíolos de 5-6mm de comprimento.

Existem várias espécies de jurema, sendo prática comum a utilização da jurema-preta (Mimosa hostilis benth) e da jurema-branca (Vitex agmus castus). A planta é chamada por uma série de outros “sobrenomes” como jurema-mirim, jurema de caboclo, jurema roxa.

Os constituintes ativos da jurema preta que têm sido descritos são principalmente os esteróides, terpenóides e taninos, sendo este último o principal responsável por um amplo espectro de atividade contra bactérias, Page 19 17 Silva, V.A fungos, vírus e protozoários (MECKES-LOZOYA et al., 1990a).

A Jurema pode ser consumida através da ingestão da bebida ou do ato de fumar o cachimbo.