Para que serve a injeção de hidrocortisona?

Perguntado por: evieira5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

A Hidrocortisona injetável é um anti-inflamatório cujo princípio ativo pertence a um grupo de medicamentos denominados esteroides, que ajudam a reduzir a vermelhidão, o inchaço e a irritação da pele causadas por alergias, reumatismo ou doenças respiratórias.

Os efeitos do corticoide no organismo duram, em média, 30 dias, sendo necessário esse período após a última dose para ser eliminado do organismo.

A Hidrocortisona deprime a formação, liberação e atividade de mediadores endógenos da inflamação (prostaglandinas, cininas, histamina e enzimas). Modifica também a resposta imunológica.

A hidrocortisona tem meia vida curta e para se manter níveis séricos da substância deve ser usada de 6/6h ou de 8/8h; a prednisona, a prednisolona e a metilprednisolona tem meia vida intermediária e podem ser usados de 8/8h ou de 12/12h; a dexametasona e a betametasona tem meia vida longa e podem ser usados de 24/24h.

hidrocortisona (succinato sódico) (via intramuscular ou intravenosa): inicialmente 100 a 500 mg; repetir, se necessário, cada 2 a 6 horas. O tempo de administração intravenosa deve ser de 30 segundos para 100 mg, ou 10 minutos para 500 mg.

Outros efeitos colaterais da Hidrocortisona injetável são inchaços nas pernas, aumento da produção de suor, aumento do peso, fraqueza muscular, coceira na pele, dores de cabeça, tonturas e aumento da sede. Caso surjam reações desagradáveis, como pressão alta e alergias, é preciso informar o médico imediatamente.

A meia-vida do succinato sódico de hidrocortisona após administração endovenosa é de 1,5 a 3,5 horas e a duração de seus efeitos anti-inflamatórios aproxima-se da duração da supressão do eixo hipotálamo-hipófise-suprarrenal, que varia de 1,25 a 1,5 dias para uma dose de 250 mg.

As injeções de corticóides são injeções que podem ajudar a aliviar a dor e a inflamação em uma área específica do corpo. Eles são mais comumente injetados nas articulações – como tornozelo, cotovelo, quadril, joelho, ombro, coluna cervical, torácica, lombar, articulação sacro-ilíaca, púbis ou punho.

Contraindicações e precauções: o produto não deve ser usado na presença de tuberculose cutânea e na maioria das infecções cutâneas viróticas, incluindo varicela, herpes e vacínia. Pessoas hipersensíveis à hidrocortisona e aos outros componentes da fórmula, não devem usar o produto. Evite o contato com os olhos.

O corticoide leva a redistribuição da gordura do corpo, ou seja, a gordura pode se acumular em locais indesejados, como no parte de trás do pescoço e ainda no rosto. Ele pode ficar “inchado”, arredondado, o que os médicos chamam de “moon face” ou “face de lua cheia”.

A dexametasona é o mais potente corticoide sintético e seus efeitos colaterais incluem ganho de peso, diabetes, hipertensão, e outros comemorativos da Síndrome de Cushing, detalhada no post anterior.

Emergências médicas: succinato sódico de hidrocortisona - é indicado no tratamento de choque secundário à insuficiência adrenocortical ou choque não responsivo à terapia convencional (possibilidade de insuficiência cortical), distúrbios alérgicos agudos (estado asmático, reações anafiláticas, picadas de inseto, etc), ...

A reposição da insuficiência adrenocorticotrófica com glicocorticóide é sempre indicada e indispensável em situações de estresse. Também existem estudos que indicam benefícios do uso de fitoterápicos na melhora da fadiga adrenal, mas esses só devem ser utilizados com supervisão de um profissional.

Dose usual: 100 a 500mg, IV ou IM, a cada 2, 4 ou 6h. O tratamento não deve ultrapassar 72h, quando forem administradas altas doses. Casos graves: Dose usual: 50mg/kg, IV, em dose única ou 1 vez ao dia.

Por exemplo, a hidrocortisona é mais fraca que a prednisona, a metilprednisolona é mais forte e a dexametasona é muito potente.

Dexametasona é um glicocorticoide com ação anti-inflamatória, antipruginosa e vasoconstritora, utilizado em várias dermatoses responsivas a corticoterapia. É considerada corticosteroide de baixa potência com eficácia comparável a hidrocortisona, acetato de metilprednisolona e prednisolona.

O produto também pode ser administrado por via intramuscular ou por infusão intravenosa.

Os Cuidados de Enfermagem
Atentar para a forma de apresentação, a dosagem e a via de administração prescritas pelo médico; O tempo de infusão recomendado é de 30 segundos para 100 mg ou 10 minutos para 500 mg; Atentar para sinais e sintomas dos efeitos colaterais.

Quando o corticoide é ingerido, o corpo interpreta que há níveis altos de cortisol no sangue e então diminui a produção do hormônio, prejudicando o equilíbrio do organismo.

A dexametasona é um corticoide que serve para tratar diferentes condições, de problemas reumáticos inflamatórios (como artrite reumatoide) a alergias. O remédio breca a inflamação ao suprimir o sistema imune e, com isso, é capaz de aliviar coceira, dor e por aí vai.