Para que serve a guia do Preto Velho?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Geralmente são guias recebidas durante o processo de iniciação do Orixá e tem a função de auxiliar a conexão do médium com as Entidades, bem como protege-lo durante os trabalhos. Elas indicam os graus de iniciação que aquele filho de fé possui e também indicam os Guias que eles carregam.

De acordo com Terezinha de Oliveira (Reuniões Mediúnicas), “Não existe nenhum impedimento de um preto velho, ser um guia espiritual, se por suas palavras e atos mostrar que é digno desse título, que tem conhecimentos superiores para nos orientar e verdadeiro amor para nos exemplificar”.

As comidas prediletas deles são café, bolos, fubá, milho e outros alimentos naturais como batata doce, tapioca, mandioca e tudo o que comiam na época do Brasil colonizado.

Os Pretos-Velhos são muito conhecidos por ajudar em questões de saúde, seja física ou emocional, assim como para encontrar emprego e unir família. Suas magias, chamadas de "mirongas", são poderosíssimas e repletas de mistérios milenares. Nas consultas, utilizam técnicas de benzimento e sugerem banhos com ervas.

Guia Umbanda | Preto-Velho | Porcelana e Cristal
Seguindo a tradição da Umbanda, a guia é composta por seções de 7 contas brancas e 7 pretas intercaladas e carrega pingentes de cruz e cachimbo dourados.

Acenda a vela branca e ofereça para os Pretos Velhos em um local sagrado de sua casa. Dentro do copo com água, coloque as ervas e, junto, ofereça a xícara de café.
...
Simpatia e Oração para Preto Velho

  1. 1 vela palito branca;
  2. Um galinho de arruda, guiné e alecrim;
  3. Um copo de água mineral;
  4. E uma xícara de café.

Acenda a vela branca e ofereça para os Pretos Velhos. Dentro do copo com água, coloque as ervas e, junto, ofereça a xícara de café.

Se você deseja ser guiado e ajudado por um Preto-Velho, procure um terreiro, comunique a sua necessidade, receba a ajuda do Preto-Velho e faça uma oferenda somente se ele pedir. Atente-se aos objetos e alimentos solicitados, à data e à hora da entrega e ao lugar onde ela deve ser depositada.

Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.

Omolú

Como entidades, os Pretos velhos trabalham sob égide de Omolú o Orixá guardião das almas. Chamados carinhosamente de meu pai, vovôs e vovós, os Pretos velhos transmitem humildade, têm muita força espiritual e são grandes orientadores.

Os pretos-velhos são representados pelas cores preto e o branco, e o dia sagrado da semana é a segunda-feira.

Universo Simbólico dos Pretos-Velhos
Segundo o pesquisador, a influência católica é tão presente sobre os pretos-velhos, que eles, muitas vezes, se revelam como uma espécie de metáfora afro-brasileira do próprio Jesus Cristo, bastião do catolicismo.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

A gira de Pretos Velhos remete às narrativas que sustentam o entendimento sobre o que foi a vida destes no cativeiro e, como médiuns, a partir da incorporação, atualizam os significados por meio de rituais religiosos.

Já as entidades são espíritos desencarnados de ancestrais que podem ser incorporados por médiuns durante os cultos nos terreiros de umbanda. Essas entidades, que cumprem funções ligadas à cura e ao aconselhamento, podem ser descritas como tipos populares pertencentes à realidade social brasileira.

Frequentemente essas entidades já foram seres encarnados e mantiveram contato conosco quando vivos. Foram nossos parentes, amigos, filhos, entre outros; foram pessoas de nossa afinidade que nos amaram e nós a eles também e que, agora juntos, escolheram esse tipo de parceria para crescimento espiritual mútuo.

Uma guia tem um propósito: proteger o corpo de energias negativas é o mais comum. Há uma superstição de você não deve beber ou transar com uma guia, mas discordo. Ela atua passivamente quando não há a ativação de uma entidade.

A guia de proteção pode ser usada em tempo integral sem necessidade de que seja exposta. Caso não seja possível utilizá-la no pescoço por razões profissionais ou pessoais, pode-se fazer um saquinho branco pequeno para colocar a guia (como um patuá) e carregá-la na bolsa, carteira ou bolso.

Já o Preto-Velho é a personificação do ancião e do próprio culto ao orixá já reinterpretado ao olhar umbandista, inspirado da sabedoria, resiliência, humildade e paciência. É a força feminina que se manifesta à esquerda, juntamente com Exú. Traz a potência feminina e a relação prática com o sagrado feminino.