Para que serve a guia azul?

Perguntado por: zoliveira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

As vermelhas são úteis para repulsar cargas negativas. As amarelas para refutar o mau-olhado. As verdes limpam o pensamento atraindo a cura. As azuis são calmantes.

Portanto, as guias e os fios de contas são emblemas importantes das religiões afro-brasileiras, usados como instrumentos religiosos, que fazem elo entre a matéria e o divino, permitindo assim uma maior comunicação espiritual com o Orixá ou Entidade. Axé e Saravá!

Guia de Proteção para Oxum, Protetora de Câncer
Contas nas cores: dourado, azul e branco.

Leticia explica que o seu fio de contas é branco é roxo para representar seu orixá, Nanã. “Tem gente que usa vermelho com branco, siginifica que é de Xangô, azul com branco é Iemanjá”, exemplifica Leticia.

Ogum xoroquê, um Ogum muito quente, que tem fundamento com exú, vai vestir azul celeste e um azul muito escuro, quase preto, e pode trazer alguns detalhes em vermelho, mas sempre como base o azul e o verde escuro.

Ficha Técnica

Código3575416841
Código de barras7893844102176
Cest2805800
FabricanteGuias Luz Divina
CorVermelho

Quando uma pessoa é iniciada no candomblé (ritual equivalente ao batismo cristão), um orixá escolhe-a por afinidade e torna-se o seu guia, processo que é denominado feitura de santo. Cada pessoa passa a ter, a partir de então, o seu “orixá de cabeça”, aquele que acompanha e protege o fiel.

Guia é o nome usado nas religiões afro-brasileiras para os colares usados pelos médiuns durante as sessões e giras e também utilizadas pelos filhos da casa representando os seus guias (Orixás), variando a cor conforme a Linha na qual o espírito atua, a considerar: Linha de Oxalá = Contas Brancas (Candomblé e Umbanda)

Passado isso, devemos saber que a guia é usada para nossa proteção, portanto se há uma carga energética muito forte ela fez o papel correto (quando se trata de uma guia de proteção). O ideal é que a guia absorva aquilo e não você, podendo, assim, estourar. É como se a guia combatesse aquela energia para não te atingir.

A função das guias é tornar os limites da faixa de rodagem mais visíveis.

A guia é composta por seções de 7 contas nas cores vermelha, preta e roxa intercaladas.

Já a guia de proteção é uma guia para uso diário. Geralmente usa-se a branca de Oxalá, ou a do Guia de cabeça do filho de fé. Dessa forma, essa guia pode ser adquirida nos templos, onde são feitas dentro de preceitos ritualísticos para lhes conferir força espiritual.

As cores predominantes que representam a entidade, usadas em oferendas e trabalhos, são vermelho e preto.

O problema está no choque com a guia, que pode acabar gerando deformações permanentes nas pistas ou nas esferas, ocasionando barulho e, pior, se os rolamentos não forem substituídos, poderão travar a roda e causar um acidente.

A cor azul significa tranquilidade, serenidade, harmonia e espiritualidade, mas também está associada à frieza, monotonia e depressão. Simboliza a água, o céu e o infinito.